Women's Health

Pular a “refeição mais importante do dia” ainda é um assunto polêmico e que gera diversos debates. Afinal,  não tomar café da manhã faz mal para a saúde? Abaixo, você confere como o corpo funciona em jejum .

Seu corpo em jejum

Fazer jejum e pular o café da manhã pode ajudar a emagrecer, mas também mexe com outros aspectos
shutterstock
Fazer jejum e pular o café da manhã pode ajudar a emagrecer, mas também mexe com outros aspectos


Performance física

  • Graças ao jejum durante o sono, os níveis de glicose nos seus músculos chegam ao mínimo quando você acorda. Portanto, vá para a academia antes do café da manhã . Pesquisas recentes mostram que, assim, seu corpo queima melhor a reserva que ainda resta de gordura.
  • Se a perda de peso não é o seu objetivo, pular o desjejum trará problemas. Um estudo da Loughborough University (Inglaterra) mostrou que quem não come ao acordar não possue bom desempenho nos treinos à tarde ou à noite.

Peso

  • Um estudo publicado no periódico internacional Journal of Nutritional Science descobriu que aqueles que já estão com quilinhos a mais e pulam o café perdem mais gordura, mas também possuem níveis mais elevados de colesterol, em comparação àqueles que se alimentam com equilíbrio de manhã.
  • A ideia de que comer logo ao acordar vai acelerar o seu metabolismo , já que ele não vai se acostumar com jejuns tão longos, é falsa. Na verdade, é a qualidade das calorias que você ingere que interfere nisso. Prefira um “café das campeãs” cheio de proteína, incluindo ovos, aveia ou iogurte.

Comportamento

  • Uma pesquisa recente mostrou que quem pula o café da manhã tem mais tendência a cair nos maus hábitos como fumar, beber demais e se exercitar de menos.
  • Apesar de a queima de gordura quando você malha ser maior antes de comer, a ligação entre magreza e tomar ou não café da manhã é mais comportamental do que realmente culpa do organismo. Pessoas que comem de manhã tendem a ter uma dieta mais balanceada .
  • Já acordou com a ideia de que o dia será horrível? Coma às 8h da manhã. Esse é o horário em que os níveis de cortisol – hormônio do estresse – estão no máximo. Uma refeição balanceada vai acalmar os ânimos.

Fontes: nutricionista Emer Delaney e preparador físico David Kingsbury, ambos da Inglaterra, e pesquisas das Loughborough University (Inglaterra), Helsinki University (Finlândia) e University of Missouri Columbia (EUA). 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!