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Colunista, a nutróloga Nathali Oliani explica porque queremos comer mais - e acabamos engordando - nos dias mais frios e dá dicas para você sair dessa

Women's Health

Você já reparou que sente mais fome no inverno ? Nessa temporada eu reparo uma movimentação de pacientes que costumam ganhar uns quilinhos extras por sentirem mais vontade de comer do que em outras estações do ano.

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Você é daquelas que sente mais fome no inverno e quer atacar o que encontrar pela frente? Veja como driblar isso

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Para você que tem esta mesma dúvida, hoje vou explicar o que acontece com nosso metabolismo e também dar algumas dicas.

Mas afinal, por que sentimos tanta fome no inverno?

Durante os dias que estão mais frios, o nosso corpo precisa se manter aquecido para garantir que o organismo trabalhe normalmente. E para que isso aconteça – e nos deixar quentinhas –, o corpo acaba gastando mais energia. Resumindo: nós aumentamos nossas necessidades energéticas e isso nos leva a sentir mais fome também.

A maior vontade de comer acontece porque, para produzir calor, nosso corpo esgota mais rápido as reserva de energias (músculo e fígado).

Dica: alguns alimentos possuem efeito térmico maior quando comparados a outros alimentos, como gengibre, pimenta vermelha, chá verde.

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E porque ganhamos quilos extras já que gastamos mais energia?

Simples: nós buscamos alimentos calóricos e gordurosos . Eles, por sua vez, demoram mais para serem digeridos e geram uma quantidade maior de calor.

Também quando o inverno chega, acabamos deixando isso interferir na nossa prática dos nossos exercícios .

Pensando nisso, separei algumas dicas:

  • Quando optar por bebidas para se esquentar, busque sempre por chás;
  • Alimentos quentes como sopas são uma ótima opção, porém sem adicionar queijos ou creme de leite;
  • Consumir legumes e verduras cozidos também fora das sopas;
  • SEMPRE se manter hidratada;
  • Para acompanhar o lanche, uma boa opção é aproveitar bebidas à base de colágeno. Por serem ricas em proteínas, elas prolongam a sensação de saciedade, podendo contribuir para o controle do peso;
  • Evite ficar longos períodos sem se alimentar, pois essa prática aumenta a percepção de fome;
  • Evite comer alimentos gordurosos em excessos, sempre mantendo uma alimentação balanceada
  • Mesmo no frio, NÃO deixe de praticar exercícios físicos regularmente.

Espero ter ajudado vocês. Dúvidas ou dicas sobre nosso próximo assunto por aqui? Me escreva em @nathalioliani .

Um beijo e até a próxima!

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