Tamanho do texto

Sim, dá até para comer fondue de chocolate sem arruinar de vez a dieta

Women's Health

A temporada mais fria do ano “traz” com ela diversos pratos irresistíveis e, muitas vezes, supercalóricos. Mas nem tudo está perdido. Pensando em deixá-los mais leves e saudáveis, a nutróloga Paula Vasconcelos, do Espaço Volpi, de São Paulo, deu dicas para você preparar versões light dos pratos típicos de inverno . Anota aí!

Leia também: Como deixar as comidinhas do dia a dia mais saudáveis

Versões light dos pratos típicos de inverno

Sopas

prato de sopa
shutterstock
Na hora de preparar a sopa, cuidado com a quantidade de macarrão e prefira usar uma carne magra como proteína

Evite adicionar creme de leite ou raízes (como a mandioquinha) em cremes. Arroz e macarrão também contribuem para aumentar a quantidade de carboidratos e calorias às sopas . Prefira as sopas de legumes como abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, couve-flor, brócolis, e de folhas verdes escuras como espinafre e couve. Vale adicionar também uma fonte magra de proteína (carne vermelha, frango ou tofu) – nada de jogar queijo parmesão, hein?

Leia também: Aprenda 6 sopas e caldos que ajudam a manter a dieta e aquecer seu inverno

Fondues

fondue de chocolate com morango
shutterstock
Invista em morangos e mais frutas para acompanhar o fondue de chocolate, um dos pratos típicos de inverno

Salgados: utilize carne pré grelhada e legumes como tomates cereja, palitos de cenoura e pepino são ótimas apostas. Evite calorias e gorduras extras ao adicionar maioneses, queijos ou pães como acompanhamento.

Doces: prefira misturas com mais de 50% de cacau na composição e priorize as frutas vermelhas como acompanhamento. Elas são menos calóricas, possuem mais nutrientes e antioxidantes, e baixo índice glicêmico – o que ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Leia também: Receitas de fondue de queijo, carne e chocolate que não arruinam a dieta

Sobremesas

banana assada com canela
shutterstock
Banana assada com canela é uma sugestão de sobremesa quentinha e light para comer no inverno - ou em qualquer época do ano

Passe longe de bolos e pavês e opte por frutas quentes e assadas, que caem bem no inverno. “Polvilhe canela sobre fatias de abacaxi, maçã ou banana para realçar o sabor e ainda receber o benefício termogênico do condimento”, indica Paula.