Tamanho do texto

Delícias do inverno ganham versões mais leves sem perder o sabor; veja como preparar em casa

Pode ser em uma reunião com os amigos ou em um jantar a dois, o fondue é uma das delícias do inverno . Para quem se preocupa com a boa forma, o problema é que esse prato é geralmente muito calórico e pode acabar com sua dieta

Com algumas substituições e boas escolhas é possível aproveitar um ótimo fondue em versões bem mais leves que as tradicionais, mas sem perder o sabor e o aconchego de uma comidinha gostosa. 

Fondue de queijo

Fondue de queijo ganha versão mais leve e saudável
Divulgação/Hortifruti
Fondue de queijo ganha versão mais leve e saudável


No caso do fondue de queijo , o ideal é escolher opções mais magras. Invista em queijos como cottage ou requeijão light. E para acompanhar, a dica é trocar o tradicional pão italiano por uma versão integral. Com isso, ainda é agregado um valor a mais fibras ao prato. A receita é simples  e ainda ganha mais sabor com um toque de vinho branco. 

O fondue de queijo tradicional tem em média 3800 Kcal. A versão elaborada pela Hortifruti tem em média 1680 Kcal (sem o pão integral). Com duas fatias de pão integral , há um acréscimo de aproximadamente 220 Kcal, totalizando 1900 Kcal, ou seja, uma redução de 50 % do valor calórico se comparado ao tradicional.

Fondue de carne

Para o fondue de carne, escolha versões como file mignon, patinho ou colchão mole
Getty Images
Para o fondue de carne, escolha versões como file mignon, patinho ou colchão mole


O fondue de carne também pode ficar mais light. Uma das maneiras de preparar a carne na receita tradicional é fritá-la em muito óleo. Para deixar o prato mais saudável, uma opção é grelhar a carne ou reduzir o óleo.

"Você pode apenas pincelar o óleo na carne. Outra dica é congelar a proteína e cortá-la bem fininha. Assim ela vai dourar mais rapidamente e você vai usar menos óleo", indica a chef funcional Malu Lobo. "Também não tempere a carne antes. Isso fará com que ela solte mais água e fique mais ressecada", completa a especialista. 

A escolha das carnes também é importante. "Opte por um corte magro, como filé mignon, patinho e coxão mole, e varie a proteína, apostando também no frango", diz Malu. Ela também sugere incrementar o fondue com legumes. 

Molhos para o fondue

A chef ensina o passo a passo da receita de fondue de carne  com legumes e ainda dá dicas para os molhos que vão acompanhar o prato. "Evite molhos como maionese porque eles são mais gordurosos. Prefira aqueles com creme de ricota e iogurte como base ou, para os intolerantes à lactose, use tofu soft ou creme de castanhas", sugere 

Para fazer o creme de castanhas , você vai precisar de:

1 xícara castanha de caju hidratadas por 2 a 3 horas
3 colheres sopa ️azeite oliva
1/2 xícara de água
1 dente de alho pequeno
Sal marinho a gosto

Depois de deixar as castanhas de molho, escorra e bata com 1/2 xícara de água limpa e junte o ️alho e o azeite. Segundo Malu Lobo, a consistência vai variar de acordo com a quantidade de água que você colocar. 

Ela também mostra a receita de um molho tártato mais leve para acompanhar seu fondue. Veja a receita: 

3 pepinos pequenos em conserva
1 colher sopa alcaparras
1 e 1/4 xícara de biomassa de banana verde (ou creme de ricota light ou tofu soft)
1 colher sopa sumo de limao
Salsinha e cebolinha a gosto
Sal e pimenta a gosto

O preparo é simples. Basta cortar bem pequeno os ingredientes, misturar tudo e levar à geladeira por 30 minutos, para apurar os sabores. Acerte o sal, se necessário. 

Fondue de chocolate

Receita de fondue de chocolate light inclui cacau em pó e leite desnatado
Arquivo
Receita de fondue de chocolate light inclui cacau em pó e leite desnatado


Para fechar o cardápio de inverno, um fondue de chocolate , que também ganha uma versão mais leve por aqui. A receita desse fondue  usa leite desnatado e creme de leite light, por exemplo.

Como acompanhamento, escolha frutas menos calóricas como o morango. Essa frutinha é rica em vitamina C e ajuda na cicatrização e evita o envelhecimento precoce. Outra fruta que combina com fondue de chocolate é abacaxi, fonte de fibras alimentares e vitaminas como A, B e C e também tem zinco, magnésio, fósforo, cálcio e ferro. 

Também deixe a imaginação rolar para fazer sua melhor combinação para o fondue e diverta-se naquele jantar especial.

Outras opções para o inverno

E para seguir uma alimentação saudável até nos dias mais frios , lembre-se também das sopas e caldos  e de receitas que levam frutas aquecidas. Com isso, seu desejo por doces será mais saciado e você não vai sair da dieta. 

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.