Bastou esfriar que já bate aquela preguiça de colocar o tênis e partir para a academia. Quer um bom motivo para não se deixar levar por esse sentimento e seguir nos treinos mesmo no frio? O clima mais anemo é ideal para obter os melhores resultados nos exercícios para emagrecer. 

O clima mais frio ajuda a turbinar os resultados dos exercícios para emagrecer
shutterstock
O clima mais frio ajuda a turbinar os resultados dos exercícios para emagrecer

Segundo Felipe Prado, professor da academia Bio Ritmo, o corpo tende a queimar mais calorias durante as  atividades no frio e, por isso, os exercícios para emagrecer podem se tornar ainda mais potentes. 

Ele explica que, no inverno ou em dias de baixas temperaturas, o organismo precisa de esforçar mais para se manter aquecido e, com isso, acaba consumindo mais calorias, e consequentemente emagrecendo mais. 

“Precisamos tirar esse tabu que só o verão é uma estação para se ir à academia. Sei que no frio as pessoas ficam mais indispostas, mas diminuir a frequência nos treinos prejudica não só os resultados, mas também faz com que as pessoas deixem de aproveitar as peculiaridades de cada período, como o fato de se ter uma facilidade de perda de peso no frio”, afirma Prado. 

Leia também: Dicas para não deixar a preguiça te afastar da academia no frio

O que emagrecer mais no frio: cardio ou musculação?

Quem está tentando usar o frio como um aliado para perder peso , pode apostar, de acordo com o professor da Bio Ritmo, tanto em exercícios de cardio quanto na musculação.

"Ambas atividades são eficientes porque existem dois momentos no processo de perca de calorias e peso que estão presentes tanto no cardio quanto na musculação. O primeiro é quando gastamos calorias para realizar o exercício e o segundo é na recuperação do treino, onde o corpo na tentativa de recuperar o estresse muscular, consome as calorias e na maior parte das vezes, ajuda a emagrecer também", detalha Prado. 

Entretanto, ele faz uma ressalva importante: seja qual for o exercício escolhido, é importante fazer um bom aquecimento , principalmente nos dias de frio. "No outono e no inverno, o aquecimento é ainda mais importante porque vai ajudar a aumentar a temperatura do corpo e preparar as articulações para as sobrecargas dos treinos”, fala o professor. 

Você viu?

Ele também dá dicas para um aquecimento ideal: "No aquecimento precisamos atingir um batimento cardíaco mais elevado, em torno de 100 a 120 por minuto, para preparar o sistema cardiovascular para a atividade física. Essa é uma referência que temos para saber que estamos aptos para começar a atividade física"

Prado continua: "A duração é de 5 a 10 minutos e pode ser feito com uma caminhada acelerada, trote, esteira com inclinação, movimentos calistênicos - que utilizam o peso corporal - , entre outros. É importante ressaltar que no aquecimento não utilizamos sobrecarga".

E seja nessa etapa inicial ou no treino em si, o auxílio de um profissional é fundamental. "A indicação [do aquecimento] deve ser feita pelo profissional de educação física, pois não adianta o aluno aquecer os membros inferiores se ele vai jogar tênis, por exemplo!", comenta o profissional. 

Mais cuidados nos exercícios para emagrecer no frio

Tome cuidado na escolha das roupas ao praticar exercícios no frio, seja na academia ou ao livre
shutterstock
Tome cuidado na escolha das roupas ao praticar exercícios no frio, seja na academia ou ao livre

Se a temperatura caiu, outro ponto que deve ser levado em conta pensando no bem-estar e também nos melhores resultados é a hidratação. Corpo bem hidratado funciona melhor. 

"No tempo mais frio é importante que a pessoa não deixe de se hidratar, pois como transpiramos menos, ou seja, trocamos menos de calor com o ambiente, automaticamente sentimos menos sede", diz Felipe Prado.

"Porém, a água é essencial para funcionamento do nosso corpo. Recomendo sempre que o aluno mantenha a quantidade que ingeria em períodos mais quentes, sendo sempre água, e não bebidas açucaradas", orienta o professor. 

Também vale atenção especial às roupas que vai usar - seja para treinar na academia ou em uma corrida na rua. Mesmo com as temperaturas mais baixas, nada de exageros. "É importante evitar roupas pesadas para que o aluno se sinta mais confortável durante o treino. Uma dica é procurar as famosas roupas corta vento que são leves, mas impedem o vento de entrar na roupa", sugere Prado. 

Olho na dieta

E para realmente ter resultados nos exercícios para emagrecer , sempre vale cuidar da dieta. "É preciso tomar cuidado com a ingestão calórica, pois no frio, naturalmente sentimos mais fome e comemos refeições mais gordurosas. Mas, o ideal é que o aluno siga a dieta pré-estabelecida pelo nutricionista ou foque nos alimentos saudáveis, como os integrais e funcionais. Eles vão ajudar a repor as energias e manter a imunidade estável”, diz o educador físico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!