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Atleta fitness profissional e nutricionista, Ivie Rhein dá dicas para encarar as estações mais frias do ano e ainda usar esse clima a seu favor na malhação

Está frio, vou ficar em casa e matar a academia hoje. De jeito nenhum! Segundo a atleta fitness profissional e nutricionista Ivie Rhein, você pode usar esse tempo ameno para potencializar os resultados dos exercícios e manter a boa forma. 

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Use o frio a seu favor e potencialize os resultados da malhação
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Use o frio a seu favor e potencialize os resultados da malhação


No frio, por exemplo, é possível pegar mais pesado na malhação e ficar menos cansado. Além disso, um estudo realizado na Holanda indica que o corpo gera mais energia com as temperaturas mais baixas e, com isso, há uma queima maior de gordura. Ou seja, o clima de outono e inverno ajuda a emagrecer

Ivie diz que para manter a boa forma nas baixas temperaturas é preciso cuidar da alimentação - já que há uma tendência a comer mais massas e outros alimentos gordurosos - e investir em alguns pontos na hora dos exercícios. 

Antes de começar uma atividade, tanto para evitar lesões quanto para ter um melhor desempenho, é importante de fazer um bom aquecimento. Ela explica que em momentos de temperatura mais baixa, a tendência é que a musculatura de contraia para, assim, evitar perda de calor. Com a musculatura contraída, a pessoa fica mais vulnerável a problemas como estiramentos. Portanto, é indicado fazer um aquecimento antes de começar o treino. Você pode fazer uma caminhada na esteira ou pedalar.

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Também faça a escolha certa da roupa. Você vai precisar se proteger do vento e até de uma eventual chuva, então deve se agasalhar. Mas preste atenção à escolha dos tecidos. A atleta sugere usar roupas feitas com lycra, supplex e tactel, que são materiais que aquecem, mas não retém líquidos, como o suor, junto ao corpo. Ao escolher uma peça de algodão por exemplo, você pode até ficar mais aquecido logo de cara, mas se começar a suar, vai sentir frio porque o líquido ficará "preso" no tecido. 

Lembre-se também se de hidratar. A tendência é beber menos água no inverno que no verão, mas você continuará perdendo líquido que precisa ser resposto até nas temperaturas mais baixas. 

Benefícios das atividades físicas no frio

Para te convencer a sair do sofá e encarar a malhação, a atleta e nutricionista também lista os benefícios de praticar exercícios nesse tempo: 

  • Calorias queimadas - Ivie faz coro com o estudo holandês e explica que o corpo precisa usar mais calorias para se manter ativo e aquecido no inverno. Com isso, mais calorias são queimadas;
  • Treino mais intenso - com as temperaturas mais baixas, a tendência é que a frequência cardíaca, segundo Ivie, também se mantenha em um número menor. Dessa forma, é possível pegar mais pesado na malhação e demorar mais para chegar à exaustão
  • Saúde em dia - Ivie brinca e diz que aquele que aproveita o frio apenas para dormir ficará não só fora de forma, mas também com a imunidade mais baixa. Praticar uma atividade física regular é uma excelente arma contra gripes e infecções respiratórias tão comuns nessa época do ano. 
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