Women's Health

Você já subiu em uma balança pela manhã e se sentiu ótima, mas depois percebeu que ganhou quase 2 kg até a hora de dormir? Sabemos como você se sente!

Leia também: Ciência aponta qual o horário correto para se pesar

Por mais que o número na balança possa ser altamente frustrante, você deve ter se perguntado por que era mais leve de manhã do que no resto do dia – e qual número é a medida mais precisa para dizer se você está perdendo peso ou não.

Quer emagrecer rápido? Confira três dicas da especialista em emagrecimento, Ana Luisa Vilela
Shutterstock
Quer emagrecer rápido? Confira três dicas da especialista em emagrecimento, Ana Luisa Vilela

"As pessoas pesam menos quando acordam porque o corpo está ligeiramente desidratado", explica Julie Upton, co-fundadora do site de nutrição Appetite for Health.

Essa leve desidratação pode resultar em uma queda notável no peso, avalia Sonya Angelone, porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics, "uma vez que duas xícaras de água pesam cerca de 450 g, mesmo a mais modesta desidratação ou retenção de água pode afetar o peso durante o dia".

Leia também: Mulher que "engordou" estando mais magra prova que a balança não diz nada

Você viu?

Beber água antes de dormir evita que você fique desidratada de manhã e resulta em um número maior na balança, diz Angelone, embora ela aponte que se você acordar durante a noite para fazer xixi, não reterá tanta água.

Também é possível que você pese menos porque queimou as calorias que consumiu na noite anterior para abastecer as funções básicas do organismo, como respirar e gerar calor corporal, segundo Angelone.

Leia também: Nutricionista prova que se pesar não é melhor forma de avaliar evolução

Finalmente, subir na balança após seu exercício matinal pode resultar em um peso menor também graças ao suor, conta Sonya. "Mas não é um reflexo verdadeiro de qualquer mudança na gordura corporal ", ressalta.

balança
Shutterstock
Se pesar sempre no mesmo horário é uma forma de ter uma noção mais precisa do seu peso

Angelone desencoraja pesar-se após o almoço, uma vez que usualmente é a maior refeição do dia. "Esse peso incluirá o peso da comida e da bebida que você acabou de consumir", pontua.

Dito isso, não há uma hora perfeita do dia para se pesar, de acordo com Upton, mas se você se pesar geralmente na mesma hora do dia, você terá uma comparação precisa.

Também não é uma má ideia subir na balança nua. Assim, você poderá ter uma ideia ainda mais precisa de quanto está pesando.

Independentemente da hora que você fizer isso, não se assuste se notar que seu peso aumentou 1 ou 2  kg em um dia e diminuiu em outro. Seu peso é bastante variável, diz Upton. Mas se ele subir e permanecer alto, ou descer e permanecer baixo, as coisas estão mudando. "O número na balança deveria ser encarado como relativo, não absoluto", completa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!