A balança costumar gerar controvérsias em quem faz dieta ou está tentando emagrecer. Há uma série de profissionais que defendem que o melhor é não se pesar. Mas tem gente que precisa acompanhar os ponteiros para ver a evolução da dieta e até de motivar a seguir firme e forte no plano alimentar. Se você faz parte desse segundo grupo, saiba que há uma maneira correta de se pesar. 

Leia tudo sobre dieta

Balança pode ajudar a se manter firme e forte na dieta
shutterstock
Balança pode ajudar a se manter firme e forte na dieta


De acordo com informações da "Reader's Digest", uma regra simples na hora de subir na balança fará com que o resultado mostrado no visor o utensílio seja mais o mais próximo da realidade possível. 

A publicação lembra que o peso de uma pessoa sofre variações ao longo do dia, dependo do que comeu, da quantidade de alimento ingerido, da retenção ou não de líquido e de diversos fatores. Portanto, o primeiro passo é sempre se pesar no mesmo horário. 

Leia também: Como medir resultados de exercícios em casa e se manter motivada?

Segundo cientistas da Universidade do Colorado, o ideal é que esse horário seja logo pela manhã, depois de esvaziar a bexiga e antes de tomar café da manhã. O ponteiro provavelmente indicará um número menor do que se você se pesar no final do dia - o que pode dar uma injeção e tanto de ânimo para quem está tentando de livrar do peso extra - e também mais próximo a seu peso real, sem a influência da alimentação ou do que você fizer durante o dia. 

Para que a pesagem seja mais precisa, você ainda deve se certificar que o utensilio está em uma superfície regular e deve pisar com os pés na plataforma. Além disso, fique parada. 

Balança como aliada

O importante é não se iludir com o número que o ponteiro apontar, tanto para o bem quanto para o mal. Há quem não veja o número diminuir, mas está seguindo corretamente a alimentaçao saudável e está em excelente forma. Essa pessoa pode estar perdendo gordura e ganhando músculos, por isso o peso não diminui.

Leia também: Exercícios aeróbicos ou musculação - qual a melhor atividade para emagrecer?

Entretanto, a balança já foi apontada como uma aliada da dieta. Segundo estudo publicado no periódico "Journal of Nutrition and Dietetics", aqueles que emagrecem e seguiram uma rotina de se pesar apresentam menos chances de voltar a engordar. Além disso, de acordo com pesquisa da National Weight Control Registry, 75% das pessoas que conseguem perder peso mantém o hábito de se pesar. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!