Tamanho do texto

Ganhar alguns quilos nem sempre quer dizer que estamos no caminho errado

Uma nutricionista australiana tem chamado atenção ao mostrar no Instagram que, para conseguir um corpo mais definido e até mesmo “seco” , precisou aumentar os números indicados na balança . Com um antes e depois do próprio corpo, que mostra que ela teve um ganho de 4 kg, Leanne Ward fala sobre o porquê se pesar não é a melhor forma de avaliar resultados.

À esquerda, a nutricionista que é contra se pesar para medir resultados estava com 69 kg, 4 a menos que na foto à direita
Reprodução/Instagram/the_fitness_dietitian
À esquerda, a nutricionista que é contra se pesar para medir resultados estava com 69 kg, 4 a menos que na foto à direita

“Minha dica número um para minhas clientes é se livrar das balanças e passar a usar outras formas de medidas (como fotos) para avaliar o ‘sucesso’ . Se eu tivesse de usar a balança nos últimos 12 meses, tenho certeza de que teria começado a chorar, gritado com alguém e, depois, desistido já que claramente meu treino e plano nutricional ‘não estavam funcionando’ porque eu ganhei 4 kg”, explica Leanne no post sobre não se pesar .

“Eu passei por uma exame de composição corporal por DEXA (que permite a medida da massa óssea e do conteúdo corporal de gordura e massa magra) e  de dobras cutâneas recentemente e posso dizer com segurança que meu plano alimentar e meu treino estão, sim, funcionando – mesmo eu não cabendo mais nas minhas roupas – graças aos ganhos.”

Claro que o fato da balança indicar ganho de peso não precisa ser completamente ignorado, mas a forma de encará-lo é que precisa mudar. Ganhar alguns quilos não é necessariamente algo ruim. “Meu porcentual de gordura está menor e minha massa muscular aumentou desde o último ano. Então, parabéns, garotas fortes (e joga fora aquela balança, senhoras)”, completa a nutricionista.

Seguidores apoiaram a ideia de não se pesar

Em apenas quatro dias, o post da nutricionista que tem mais de 230 mil seguidores, conseguiu ultrapassar os 7,1 mil likes, além de conseguir centenas de comentários. “Na mosca. Mas é tão difícil fazer os clientes entenderem isso”, escreveu um dos internautas.

Leia também: Nutricionista chama atenção ao revelar inchaço na barriga e conta como evitar

Já outra internauta sugeriu como opção para a avaliação de resultados o ato de tirar as medidas do corpo com certo intervalo de tempo. Uma terceira seguidora reforçou o discurso de não se pesar mais de Leanne ao revelar que ganhou 4,5 kg após começar a se exercitar e a comer direito. “Nunca estive com um corpo melhor”, completou.

    Leia tudo sobre: Dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.