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Uma é rica em vitamina C e a outra é bela fonte de vitamina K. E agora, qual dessas folhas verdes vai ganhar seu paladar e entrar na sua dieta?

Women's Health

Olha, não vamos fingir que você não está ciente de que verduras fazem parte da alimentação saudável. O que vamos salientar, no entanto, é que se você vai dedicar parte do dia a comer folhas, definitivamente quer ter certeza de que está escolhendo a melhor opção, certo?

Prato de salada de folhas verdes
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Afinal, qual a melhor folha verde para investir em uma alimentação saudável? Veja quem vence essa briga


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Concorrentes verdes que estão disputando o primeiro lugar em sua geladeira: couve ou espinafre . Estas são as duas potências nutricionais que prometem te manter na alimentação saudável .

Para determinar qual realmente merece seu tempo, dinheiro e esforços de tempero, a nutricionista Torey Armul (EUA) pesou as informações nutricionais de cada um.

Então, o que torna a couve saudável de qualquer maneira?

Prato de couve
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Entre as vantagens da couve para a alimentação saudável está a alta quantidade de vitaminas, como a A e a C

Ela é colhida desde o século 17 e ganhou popularidade durante a Segunda Guerra Mundial “para combater a desnutrição durante a escassez de alimentos”, segundo a American Kale Association.

Hoje, esses mesmos nutrientes estão enchendo as tigelas de salada, sendo cozidos em salgadinhos e até assados no pão. “E não é assim tão surpreendente, afinal, a couve contém uma quantidade insana de vitamina A e vitamina C”, diz Armul.

De fato, “apenas uma xícara de couve picada contém 133%” da ingestão diária recomendada. E no caso de isso não ser suficiente, ela também é “uma boa fonte de cálcio, fibra e folato”, e é super baixa em açúcar e calorias.

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Informações nutricionais da couve, de acordo com o United States Department of Agriculture (USDA):

Calorias: 7
Proteína: 0,61 g
Gordura: 0,31 g
Carboidratos: 0,93 g
Fibra: 0,9 g
Açúcar: 0,21 g
Cálcio: 53 mg
Vitamina A: 1011 UI
Vitamina C: 10,2 mg
Folato: 13 mg

E agora, e quanto ao espinafre?

folhas de espinafre
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Além de conter vitamina A, o espinafre é bem rico em vitamina K

Como a couve, uma xícara de espinafre contém apenas sete calorias, mas Armul com certeza ressalta que esse outro verde “satisfaz metade de suas necessidades diárias de vitamina A e quase o dobro da necessidade diária de vitamina K”. Segundo ela, estas vitaminas fazem maravilhas para a saúde do sangue, ossos e tecidos. Além disso, além de ser um ingrediente-chave, ele é carregado com vitamina C e ácido fólico.

Informações nutricionais do espinafre, de acordo com o USDA:

Calorias: 7
Proteína: 0,86 g
Gordura: 0,12 g
Carboidratos: 1,09 g
Fibra: 0,7 g
Açúcar: 0,13 g
Cálcio: 30 mg
Vitamina A: 141 UI
Vitamina C: 28,1 mg
Vitamina K: 144,9 mg
Folato: 58 mg

Ok, então couve ou espinafre: qual é mais saudável?

Honestamente, couve e espinafre são bem parecidos. Se você quiser fazer a diferença, porém, a couve tem mais vitamina C e A do que o espinafre, e “o espinafre ganha da couve pelo folato, vitamina K e ferro”, diz Armul. Mas ambos são baixos em calorias , versáteis e crescem durante todo o ano.

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Portanto, a escolha depende realmente dos nutrientes que você quer incluir na alimentação saudável e do sabor. “Por mais óbvio que pareça, apreciar o sabor de algo é o [melhor] indicador de que vai comer mais no futuro”, explica Armul.

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