Olha, não vamos fingir que você não está ciente de que verduras fazem parte da alimentação saudável. O que vamos salientar, no entanto, é que se você vai dedicar parte do dia a comer folhas, definitivamente quer ter certeza de que está escolhendo a melhor opção, certo?
Leia também: Folhas verdes são grandes aliadas do emagrecimento; veja como consumir
Concorrentes verdes que estão disputando o primeiro lugar em sua geladeira: couve ou espinafre . Estas são as duas potências nutricionais que prometem te manter na alimentação saudável .
Para determinar qual realmente merece seu tempo, dinheiro e esforços de tempero, a nutricionista Torey Armul (EUA) pesou as informações nutricionais de cada um.
Então, o que torna a couve saudável de qualquer maneira?
Ela é colhida desde o século 17 e ganhou popularidade durante a Segunda Guerra Mundial “para combater a desnutrição durante a escassez de alimentos”, segundo a American Kale Association.
Hoje, esses mesmos nutrientes estão enchendo as tigelas de salada, sendo cozidos em salgadinhos e até assados no pão. “E não é assim tão surpreendente, afinal, a couve contém uma quantidade insana de vitamina A e vitamina C”, diz Armul.
De fato, “apenas uma xícara de couve picada contém 133%” da ingestão diária recomendada. E no caso de isso não ser suficiente, ela também é “uma boa fonte de cálcio, fibra e folato”, e é super baixa em açúcar e calorias.
Você viu?
Leia também: Couve é ótima pedida para um suco de vegetais; veja como preparar
Informações nutricionais da couve, de acordo com o United States Department of Agriculture (USDA):
Calorias: 7
Proteína: 0,61 g
Gordura: 0,31 g
Carboidratos: 0,93 g
Fibra: 0,9 g
Açúcar: 0,21 g
Cálcio: 53 mg
Vitamina A: 1011 UI
Vitamina C: 10,2 mg
Folato: 13 mg
E agora, e quanto ao espinafre?
Como a couve, uma xícara de espinafre contém apenas sete calorias, mas Armul com certeza ressalta que esse outro verde “satisfaz metade de suas necessidades diárias de vitamina A e quase o dobro da necessidade diária de vitamina K”. Segundo ela, estas vitaminas fazem maravilhas para a saúde do sangue, ossos e tecidos. Além disso, além de ser um ingrediente-chave, ele é carregado com vitamina C e ácido fólico.
Informações nutricionais do espinafre, de acordo com o USDA:
Calorias: 7
Proteína: 0,86 g
Gordura: 0,12 g
Carboidratos: 1,09 g
Fibra: 0,7 g
Açúcar: 0,13 g
Cálcio: 30 mg
Vitamina A: 141 UI
Vitamina C: 28,1 mg
Vitamina K: 144,9 mg
Folato: 58 mg
Ok, então couve ou espinafre: qual é mais saudável?
Honestamente, couve e espinafre são bem parecidos. Se você quiser fazer a diferença, porém, a couve tem mais vitamina C e A do que o espinafre, e “o espinafre ganha da couve pelo folato, vitamina K e ferro”, diz Armul. Mas ambos são baixos em calorias , versáteis e crescem durante todo o ano.
Leia também: Cientistas apontam dieta ideal para você e para o planeta
Portanto, a escolha depende realmente dos nutrientes que você quer incluir na alimentação saudável e do sabor. “Por mais óbvio que pareça, apreciar o sabor de algo é o [melhor] indicador de que vai comer mais no futuro”, explica Armul.