Com a moda dos sucos detox é cada vez mais comum adicionar vegetais às bebidas em busca de benefícios. E acertar na mistura é muito fácil e prático. A nutricionista Paula Pratti ensina como preparar a bebida em casa e aproveitar os benefícios, além de acabar com alguns mitos. 

Leia mais: Pizza pode entrar na dieta saudável, sim! Veja dicas de nutricionistas

Couve e limão são ótimos ingredientes para sucos com vegetais
shutterstock
Couve e limão são ótimos ingredientes para sucos com vegetais

Segundo a  nutricionista oncológica e ortomolecular do Centro de Excelência Oncológica, os vegetais devem ser adicionados aos sucos preferencialmente crus, depois de higienizados. "Basicamente qualquer vegetal pode ser ingrediente de um suco. O que não deve ser utilizado são as leguminosas, como feijão, lentilha ou grão de bico", sugere a profissional. 

Melhores vegetais

Para Paula, as melhores combinações de bebida são feitas com couve. "É o que deixa menos sabor residual", explica. "Com a couve, o suco de torna uma bebida energética que contribui para a absorção de ferro pelo corpo, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, gera uma bebida com poucas calorias", completa a nutricionista. 

Se não for fã de couve, também pode optar por folhas como agrião ou espinafre. Os benefícios serão os mesmos. Cenoura, beterraba e inhame também são boas pedidas, segundo Paula. 

Melhores combinações

É preciso pensar também em quais frutas usar para compor as bebidas. De nada adianta algo que seja saudável, mas que tenha um gosto muito ruim, por exemplo. "As frutas cítricas ajudam com o sabor e também na absorção de nutrientes", fala a profissional. Ela sugere usar limão, laranja, acerola ou maracujá nos preparos. 

Leia mais: Quais são as frutas perfeitas para o verão?

As frutas também ajudam a adoçar a bebida. "Não recomendo a adição de nenhum açúcar porque o mascavo ou demerara são os mais saudáveis, mas também têm calorias. Se quiser, pode usar um adoçante natural, como stevia, ou frutas como damasco ou maçã. 1/4 de qualquer tipo de maçã já é o suficiente para dar um sabor adocicado ao suco". 

Leia mais - Doce na dieta: qual a melhor maneira de consumir açúcar?

Melhor horário

Segundo Paula, geralmente os sucos com vegetais são consumidos no café da manhã, mas não há nenhuma restrição em relação a horários. "Eles não aumentam a glicemia por não levar açúcar e ainda ajudam a dar sensação de saciedade [por conta as fibras], fortalecem o organismo e fazem com que se sinta mais disposto ao longo do dia. Mas podem ser ingeridos até a noite. Não há riscos de alterar a qualidade do sono, por exemplo". 

Existe suco detox?

Apesar dos benefícios, a nutricionista ressalta que o chamado suco detox é muito mais uma jogada comercial do que algo real. "Quem faz o processo de desintoxicar o corpo é o fígado e ele faz isso sozinho, com ou sem o suco. A bebida contribui para o bom funcionamento do corpo". 

Dicas de preparo

Paula ainda dá duas dicas importantes para quem é adepto desde tipo de suco. A primeira é consumir logo após o preparo. Com isso, você evita que a bebida fique com sabor amargo das frutas cítricas. 

A outra é para os vegetais. Você pode fazer gelinhos com eles. Separe as folhas que deseja usar e o mínimo de água para bater e obter um extrato. Coloque-o em forminhas de gelo e congele. Na hora de preparar os sucos, basta adicionar esses "gelinhos" às frutas e bater tudo junto no liquidificador. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!