Almoçar ou jantar em restaurantes por quilo é a opção de muita gente para os dias mais corridos ou por quem preza pela variedade e escolha de cada ingrediente do prato. No entanto, há quem acabe exagerando na hora de comer nesses locais, prejudicando a saúde - o que mostra a importância de saber como montar pratos saudáveis também fora de casa.

Leia também: 5 exercícios essenciais para quem quer ter um corpo definido

Preparar pratos saudáveis em restaurantes por quilo não precisa ser um desafio. Nutricionista ensina e dá dicas
shutterstock
Preparar pratos saudáveis em restaurantes por quilo não precisa ser um desafio. Nutricionista ensina e dá dicas


A nutricionista Maria Clara Pinheiro esclarece o cuidado que se deve ter para preparar pratos saudáveis em restaurantes por quilo . “Sempre que for comer, procure olhar todo o buffet antes de se servir”.

A dica ajuda a evitar excessos. “Se você já sabe que a carne que vai comer está no final do buffet, você não precisa pegar nenhuma outra que esteja no início, por exemplo”, destaca a nutricionista.

Cuidado com as armadilhas na hora de montar o prato

Cuidado com as armadilhas! Comidas com muito molhos e frituras devem ser evitados, e é melhor variar nas escolhas
shutterstock
Cuidado com as armadilhas! Comidas com muito molhos e frituras devem ser evitados, e é melhor variar nas escolhas


Pinheiro explica que é melhor optar por alimentos que não estejam “escondidos” em molhos e escolher apenas um tipo de carne ou massa, sem misturar. “Determine antes de se servir o que deve conter no seu prato. Por exemplo: um tipo de carne, um tipo de carboidrato (massa, batata ou arroz), um tipo de grão (feijão, grão de bico ou lentilha) e muitos vegetais”, enfatiza.

Leia também: "Farmácia natural": 7 ervas para cultivar em casa que reduzem tipos de mal-estar

A nutricionista ressalta que nem todo alimento gelado é salada e, portanto, é saudável. “Tenha atenção! Se para consumir alface, você precisa de molho, bacon, cruton e queijo parmesão, é melhor não comer alface”, diz Pinheiro. Ela ainda declara que é melhor fugir da salada ceaser, por exemplo.

Você viu?

“Cuidado com legumes gratinados, cheios de molho branco e queijos, evite carnes empanadas e arroz à piamontese”, aconselha a especialista.

Foque nos alimentos saudáveis dos restaurantes

Os restaurantes por quilo também possuem alimentos saudáveis nas opções, como é o caso de legumes e verduras
shutterstock
Os restaurantes por quilo também possuem alimentos saudáveis nas opções, como é o caso de legumes e verduras


Pinheiro comenta que há diversos alimentos benéficos para a saúde que podem compor a refeição nesses restaurantes, como é o caso de legumes e verduras, filé de frango, carne bovina magra de churrasqueira, filé de peixe, feijão e arroz integral.

“Procure não misturar frituras, massas e molhos gordurosos. Opte por carnes magras, legumes e verduras. Tenha em mente que não se pode ser saudável consumindo 'só o gostoso’”, acrescenta ela.

A nutricionista apresenta um exemplo de prato saudável que pode ser feito nesses restaurantes: a entrada, diz ela, pode ser uma salada com as folhas disponíveis no dia. “Varie! Não consuma só alface. Experimente agrião, acelga, rúcula, etc.”, indica. Também é recomendado o consumo de tomate, palmito, cebola, cenoura e beterraba.

Para o prato principal da refeição, Pinheiro sugere um filé de frango grelhado ou um filé de peixe assado. Pode ser até duas fatias de alcatra da churrasqueira. O importante é escolher apenas uma das opções para manter a alimentação adequada.

Para completar, ela aconselha o consumo de arroz integral ou de brócolis e o feijão. Além disso, a nutricionista fala que purê de abóbora, abobrinha refogada, berinjela assada ou legumes no vapor podem compor o prato. Na sobremesa, é recomendado investir em uma taça de salada de frutas ou uma rodela de abacaxi.

Leia também: Como turbinar o treino na esteira e ter mais resultado - no corpo e na corrida

Maria Clara Pinheiro alerta para importância de escolher os alimentos que proporcionem benefícios no momento de preparar  pratos saudáveis . “A comida é nosso combustível e, por isso, devemos priorizar a qualidade na maior parte do tempo”.

“Não deve comer como se fosse folga ou fim de semana. Procure escolher alimentos saudáveis, saladas e legumes, carnes magras, evite frituras e cuidado com molhos gordurosos”, sugere a nutricionista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!