Tamanho do texto

Segundo médica nutróloga, essas dicas vão fazer com que você perca peso no longo prazo e com saúde - e sem cair no temido efeito sanfona

Perder alguns quilinhos exige esforço e o processo pode até ser um tanto quanto exaustivo. Entretanto, a vantagem usar o combo dieta balanceada + exercícios para perder - e não dietas malucas e que se dizem milagrosas, é ter um resultado duradouro, ou seja, conseguir emagrecer de vez. 

Leia também: Não consegue perder peso? Veja 5 motivos que podem explicar essa dificuldade

Mulher medindo a cintura com fita métrica
shutterstock
A especialista em emagrecimento, Ana Luisa Vilela, faz uma lista do que vai te ajudar a emagrecer de vez


Se você em uma festa e quer entrar naquele vestido dos sonhos é até possível apostar em táticas radicais que garantem um emagrecimento rápido . Porém, a chance de voltar a engordar depois disso - ou se seguir uma dieta muito restritiva por muito tempo - é grande. Por isso, para emagrecer de vez vale um pouco de paciência.

Segundo a médica nutróloga Ana Luisa Vilela, de São Paulo, no emagrecimento a curto prazo, o objetivo é perder gordura rapidamente, mas depois se deve entrar em uma manutenção. "No de longo prazo, é um processo extenso de troca, de ganho de massa e perda de gordura”, compara. 

4 atitudes para emagrecer de vez

Ana Luisa Vilela, que é especialista em emagrecimento, lista algumas atitudes que vão facilitar a sua caminhada pelo corpo que considera ideal. Veja quais exercícios e métodos aliados da dieta vão te ajudar a perder peso de uma vez por todas e tornear o corpo. 

1. Drenagem linfática

drenagem linfática emagrecer rápido
shutterstock
Drenagem modela o corpo, mas não é muito eficaz no emagrecimento rápido porque não potencializa a queima de gordura


A drenagem linfática , teoricamente, não emagrece. Porém, Ana Luisa explica que ela melhora a condição do edema que existe na pessoa, ou seja, ajuda aqueles que apresentam uma retenção de líquido pré-existente. Com isso, a drenagem reduz o inchaço do corpo, deixando a sensação de aparência mais magra.

“Ela faz o corpo processar e eliminar as impurezas melhor para que ele possa emagrecer a longo prazo. Ela ajuda na purificação e na modelagem do corpo, não necessariamente faz perder gordura”, destaca a médica.

Leia também: Como perder peso andando? 7 truques para colocar em prática o quanto antes

A drenagem ajuda a manter o corpo "sequinho", sem excessos de líquidos e inchaço e, com isso, contribui para um resultado mais duradouros das dietas e exercícios. 

2. Aparelhos estéticos

emagrecer rápido
shutterstock
Aparelhos estéticos queimam gordura localizada e ajudam a modelar o corpo. Com isso, são aliados para emagrecer de vez


Agora, sim, chegamos aos aparelhos que ajudam a queimar gordura. Nesse caso, se encaixam o ultrassom, a radiofrequência e a eletroestimulação. 

A médica esclarece que tudo o que comemos além do necessário fica estocado, o que gera a gordura localizada – principalmente no abdômen, com os indesejados pneuzinhos, e os culotes. Esses aparelhos ajudam a queimar essa gordura, mas isso não ocorre rapidamente.

“Os aparelhos estéticos ajudam a modelar, então eles não têm uma queima de gordura a curto prazo”, diz a médica.

Entretanto, se a ideia é um resultado no longo prazo e duradouro, alguns desses aparelhos pode fazer parte da sua rotina como um algo a mais para eliminar a gordura que teima e ficar ali mesmo com dieta e exercício. 

3. Dieta balanceada

dieta balanceada emagrecer rápido
shutterstock
A dieta equilibrada deve ser seguida sempre. A mudança ocasionada por ela é gradativa, ao contrário da low carb


Sim, para emagrecer de vez é preciso cuidar da alimentação. Uma dieta mais equilibrada deve ser seguida sempre, ao contrário da low carb, por exemplo. “A dieta balanceada é para a vida. Aos pouquinhos, você vai tendo uma alimentação legal e vai ganhando mais músculos”, comenta a nutróloga.

Ela está diretamente relacionada com a programação metabólica. De acordo com a especialista, essa programação acontece quando o corpo estranha o fato da pessoa emagrecer e pode entender que a saúde corporal está em risco, o que interfere na jornada para perder peso .

“Se passarmos boa parte da vida com um biótipo, o organismo entende que este é o seu corpo ideal e vai fazer de tudo para mantê-lo. Por isso a criança que é obesa tem dificuldade para emagrecer quando adulta. Seu organismo compreende que o ‘saudável’ para aquele corpo é manter as gordurinhas”, esclarece Ana Luisa.

Até por isso as dietas radicais não são aconselháveis. Nelas, o corpo leva um choque e o resultado pode ser o inverso. No lugar de eliminar peso, por exemplo, o organismo pode lutar para deixar o metabolismo mais lento para estocar gordura e "se proteger". 

O melhor caminho é uma dieta equilibrada e uma reeducação alimentar, para que o corpo, aos poucos, se habite com o cenário e siga como um aliado no emagrecimento. 

4. Exercícios leves e de baixa intensidade

emagrecer rápido
shutterstock
Os exercícios leves ou de baixa intensidade potencializam a queima de gordura somente durante a atividade


As atividades físicas de baixa intensidade são mais eficazes para a perda de gordura durante o exercício quando se pensa em um resultado no longo prazo. Se a sua intenção é eliminar peso mais rápido, são recomendadas as atividades mais intensas que, além de melhorarem o condicionamento físico, ajudam a perder gordura por até 48 horas após a atividade.

Ana Luisa afirma, porém, que essas práticas só são eficazes se houver acompanhamento de profissionais. “Entendendo que emagrecer é um processo de bem-estar e de saúde e que o engordar está relacionado com várias doenças, o acompanhamento de profissionais da área da saúde é muito interessante e seria fundamental para um processo duradouro e saudável”, enfatiza.

“Ninguém melhor do que o médico para entender as doenças e ninguém melhor do que um preparador físico para entender seu corpo e fazer um treino equivalente ao seu potencial físico”, completa ela.

Leia também: Está difícil alcançar o peso ideal? Veja 3 fatores que ajudam a emagrecer rápido

A ideia, no final das contas, é trocar a gordura por massa magra e isso não acontece de um dia para o outro. Mas, no momento que o corpo começa a fazer esse processo com as ferramentas adequadas, será possível emagrecer de vez e de maneira saudável. ”Ganhar massa e perder gordura muitas vezes é mais importante do que simplesmente reduzir peso nos ponteiros da balança”, completa Ana Luisa.


    Leia tudo sobre: dieta