Tamanho do texto

Especialista destaca os aliados para perder peso em um curto prazo

dificuldade em perder peso pode estar relacionada a diversos fatores, como o estresse e a má qualidade do sono. Para quem deseja emagrecer rápido, há hábitos e mudanças no estilo de vida que podem colaborar com a jornada rumo ao peso desejado.

emagrecer rápido
shutterstock
Quer emagrecer rápido? Confira três dicas da especialista em emagrecimento, Ana Luisa Vilela


A médica nutróloga especialista em emagrecimento Ana Luisa Vilela afirma que há diferença entre eliminar o peso na balança e adquirir mais saúde. Para ajudar, a nutróloga apresenta três aliados de quem quer emagrecer rápido :

Uso de enzimas

emagrecer rápido
shutterstock
Enzimas aceleram o processo de emagrecimento ao ativar o metabolismo. Elas só podem ser aplicadas por médicos


As enzimas são aliadas de quem busca perder peso no curto prazo porque atuam nas gorduras do corpo. “As aplicações são intra ou subcutâneos e agem no combate da gordura localizada. São compostas por substâncias eficazes e seguras que agem potencializando a quebra das moléculas de gordura, ativando o metabolismo”, esclarece a médica.

De acordo com a especialista, as enzimas proporcionam uma perda de peso saudável e podem potencializar em até três vezes o processo.

Entretanto, ela faz uma ressalta: essas aplicações só podem ser feitas por médicos. 

Leia também: 4 receitas saudáveis para driblar a vontade de comer doce

Atividade física intensa

emagrecer rápido
shutterstock
Atividades físicas de alta intensidade podem contribuir com a perda de peso e a qualidade de vida


Quanto mais "forte" for o exercício, maior será o gasto calórico. Um exercício pode ser considerado intenso quando os batimentos cardíacos estão acima de 85% da frequência cardíaca máxima, por exemplo. 

Incluir esses exercícios na rotina também ajuda a emagrecer rápido. Entretanto, é sempre importante respeitar os limites de cada um. 

Dietas específicas

emagrecer rápido
shutterstock
As dietas cetogênica, low carb e de baixo índice glicêmico são muito aliadas do emagrecimento


Quem quer emagrecer ainda busca dietas de resultado rápido, como a cetogênica, a low carb ou a de baixo índice glicêmico. Todas ditam a redução ao extremo de carboidratos, considerados os vilões da dieta.

Sim, vale a pena fazer a conta e cortar calorias se a ideia é perder peso, mas é preciso ter cautela, até no curto prazo. Os carboidratos podem ser reduzidos, mas não eliminados completamente. 

“Cortar os carboidratos pode trazer algumas reações desagradáveis para o corpo, como tontura, dor de cabeça, insônia, dificuldade de concentração e muito mau humor”, diz a médica.

“Se o organismo não tiver ao menos 25% da dieta composta por carboidratos, o corpo fica estressado e acaba compensando quando entra em contato com o nutriente novamente. Aí, uma simples batata cozida pode se converter em gordura imediatamente porque o corpo acha que vai passar pela privação do carboidrato novamente”, acrescenta a nutróloga, que também alerta sobre a programação metabólica.

Leia também: Pipoca emagrece? Pode fazer parte da dieta? Como deixá-la mais saudável?

A programação metabólica ocorre quando o corpo já está acostumado a ter um determinado peso. Se o organismo sente o emagrecimento acelerado, bloqueia a perda de peso por considerar que o corpo está em situação de perigo.

Ana Luisa aponta o equilíbrio como fator fundamental em toda a jornada para emagrecer rápido . “Todos os nutrientes são importantes para a saúde e não devem ser cortados”, reforça a médica.