Tamanho do texto

Tomar café, água com gás e o estresse são vilões de quem quer emagrecer

Perder peso é uma dificuldade enorme para algumas pessoas, e isso pode estar relacionado a hábitos ruins do dia a dia. Há práticas que, além de oferecer riscos à saúde, são um obstáculo para atingir o peso pretendido.

Leia também: Como perder peso com saúde? Mulher supera vício em comida e elimina 65 kg

perder peso
shutterstock
De mal com a balança? Esses cinco fatores podem justificar a dificuldade em perder peso


Uma pessoa que deseja perder peso pode esbarrar em barreiras como o café, a má qualidade do sono e até exercícios demais, fatores que prejudicam o emagrecimento. Pensando nisso, o site The Sun fez uma lista com os cinco principais motivos que podem levar a dificuldade de emagrecer.

1. Não dormir o suficiente

perder peso
shutterstock
Dormir mal prejudica o funcionamento do corpo e aumenta a circunferência da cintura


De acordo com o site, dormir pouco contribui para aumentar a circunferência da cintura. A pesquisa feita pelos britânicos mostrou que pessoas que dormem entre seis e oito horas por noite têm uma chance maior de emagrecimento, ao contrário dos que possuem sono de cinco horas ou menos. Outro ponto a se destacar é que níveis mais baixos de estresse também colaboram com a perda de peso.

Neil Stanley, especialista em sono, enfatiza o poder da qualidade de uma noite bem dormida. “Nestes tempos modernos, consideramos o sono como uma perda de tempo. Mas o sono é fundamental para uma boa saúde física e mental”, diz.

2. Beber muito café

perder peso
shutterstock
O café pode aumentar o apetite por conter muito açúcar, contribuindo para a dificuldade em perder peso

O diretor nutricional Rick Hay relata o poder estimulante do café. “Entre seus muitos efeitos no corpo, o café pode acelerar o ritmo de várias funções e, ao fazer isso, nossos níveis de açúcar no sangue diminuem para gerar a energia necessária para tais funções”, explica ele.

“Quando nossos níveis de açúcar no sangue caem, nosso cérebro instantaneamente nos leva a comer algo para redefinir para os níveis corretos", acrescenta. “No entanto, uma vez que começamos a comer, há um atraso entre o ponto em que realmente comemos o suficiente e o cérebro recebendo a mensagem de que estamos bem alimentados, o que significa que acabamos comendo mais do que realmente precisamos”, completa Rick.

Leia também: Antes e depois: americana surpreende após perder 100 quilos

3. Se exercitar demais

perder peso
shutterstock
Exercícios demais não ajudam a emagrecer, pelo contrário, eles prejudicam o processo para perder peso


Isso mesmo, se exercitar demais não é recomendado para quem deseja emagrecer. Rick Hay esclarece o motivo: “Seu corpo está constantemente tentando sincronizar o que queima com a rapidez com que está queimando energia a qualquer momento”, inicia.

“Se você fizer um sprint rápido e explosivo, a primeira coisa que seu corpo queimará é o estoque de fosfato de creatina muscular, mas eles duram apenas 20 a 30 segundos” acrescenta o diretor nutricional.

“O corpo precisa, então, procurar outra coisa se você continuar a se exercitar. É aqui que os carboidratos entram em ação, pois eles são fontes eficientes de energia. Grama por grama, as gorduras liberam mais energia (9kcal por grama) em comparação aos carboidratos (4kcal por grama). No entanto, eles fazem isso em uma taxa mais lenta, por isso não é um processo muito eficiente”, completa ele.

4. Beber água com gás

perder peso
shutterstock
A água gaseificada contém substâncias que colaboram para o aumento do apetite


Não é novidade que bebidas açucaradas são ruins para quem quer perder peso, entretanto, o açúcar não é o único fator de risco. Em estudo recente, a revista Obesity Research and Clinical Practice constatou que o dióxido de carbono presente em bebidas gaseificadas aumenta a produção de grenina, mais conhecida como hormônio da fome.

Entre os diversos efeitos propiciados pela grelina, destaca-se o aumento no apetite. “Este estudo mostrou que, embora a água com gás não contenha açúcares ou adoçantes artificiais, o próprio dióxido de carbono pode levar ao aumento de peso por meio da liberação de grelina”, comenta Hay.

Leia também: 6 dicas para comer os alimentos do jeito certo e ter uma dieta saudável de fato

5. Estresse em excesso

perder peso
shutterstock
O estresse é prejudicial à saúde do corpo e da mente, e um de seus atributos é ajudar a ganhar peso


Segundo o site, o estresse interfere diretamente no metabolismo e na saúde intestinal. O corpo não entende a diferença entre estresse físico e estresse mental, ou seja, lida com os problemas cotidianos da mesma maneira que faria no caso de estar com fome .

Nutricionistas e psicólogos alertam que, se alguém deseja perder peso , é necessário manter o corpo e a mente relaxados. Elizabeth Scott, especialista em bem-estar, afirma que o estresse crônico pode levar a pessoa a buscar conforto em bebidas alcóolicas ou em comida.

    Leia tudo sobre: dieta