Jennifer Lopez começou um ano com um desafio a seus seguidores nas redes sociais. A proposta da musa era passar 10 dias em uma dieta sem açúcar e sem comer carboidratos. Desafio cumprido, JLo disse que aprovou o resultado. Mas será que essa é uma boa ideia? Qualquer um pode encarar o desafio dos 10 dias proposto pela diva? 

Jennifer Lopez faz desafio de 10 dias em uma dieta sem açúcar e carboidratos, e tática até é bem vista por nutricionista
Reprodução/Instagram/jlo
Jennifer Lopez faz desafio de 10 dias em uma dieta sem açúcar e carboidratos, e tática até é bem vista por nutricionista

Leia também: Deusa aos 49 anos: água, sono e shake de proteína são segredos de Jennifer Lopez

Conversamos com uma nutricionista para entender essas questões e vasculhamos as redes sociais da cantora e apresentadora e do namorado - que também embarcou no desafio - para saber mais detalhes dessa dieta sem açúcar e zero carb. 

Como é manter uma dieta sem açúcar e sem carboidrato

Jennifer Lopez usou as redes sociais para comentar a evolução do desafio dos 10 dias de dieta sem açúcar e sem carboidrato
Reprodução/Instagram/jlo
Jennifer Lopez usou as redes sociais para comentar a evolução do desafio dos 10 dias de dieta sem açúcar e sem carboidrato

Jennifer Lopez começou o desafio depois de publicar um vídeo em seu Instagram, no qual aparece ao lado do namorado, Alex Rodrigues, e convida os seguidores a alguns famosos a embarcarem com ela nessa jornada zero açúcar e zero carb. 

Dias depois, ela voltou às redes para dizer como estava se sentindo. E parece que não foi simples cortar esses itens do cardápio. No quarto do dia do desafio, por exemplo, ela postou uma foto exibindo o abdômen sarado e comentou na legenda que estava se sentindo um pouco melhor. Já no nono e penúltimo dia, mais uma foto com o corpão e a legenda: "Dia 9 e sentindo... Como se não pudesse esperar pelo dia 10". 

Depois do desafio, ela deu mais detalhes de como foram esses dias em entrevista ao programa de TV Today . E uma das primeiras lições que vemos disso é que esse não é desafio para qualquer um. A diva comentou, por exemplo, que o namorado quase ficou louco nesse tempo. 

undefined
Reprodução/Instagram/jlo
Alez Rodriguez, namorado de JLo, também embarcou no desafio dos 10 dias de dieta sem açúcar e carboidratos

Carson Daly, um dos apresentadores do programa norte-americano, até se propôs a seguir o desafio dos 10 dias, mas confessou que desistiu logo de cara. Já Hoda Kotb, outra âncora da atração, entrou na onda de Jennifer Lopez, mas revelou no programa que sofreu bastante com a dieta restritiva . "Tudo que queria era uma panqueca", comentou Hoda . 

Já JLo, nesse bate-papo, se mostrou plena. "Não tive muitos desejos. Durante o dia eu cozinhava e comia", contou. Ao que tudo indica, ela esperava uma experiência bem mais traumática do que foi de fato.

"Achei que fosse ficar sonhando como que iria comer, mas você chega a um ponto que não consegue mais comer tanto porque isso vai te deixar inchado e provocar inflamação em seu corpo". 

Ela disse ainda que gostou do resultado e que mesmo nesse pouco tempo já conseguiu sentir diferenças no corpo ao seguir uma dieta sem açúcar e sem carboidratos. Também na entrevista ao Today,  JLo comentou que pretende repetir o desafio em breve: "Vou fazer 5 dias comendo 'normal' e depois mais 10 dias de desafio, então as pessoas podem se juntar a mim nessa segunda rodada". 

Leia também: Doce na dieta: qual a melhor maneira de consumir açúcar?

Posso seguir o desafio de Jennifer Lopez?

Com atenção ao tempo é possível, sim, entrar no desafio da dieta sem açúcar e sem carboidrato e até perder algumas medidas
shutterstock
Com atenção ao tempo é possível, sim, entrar no desafio da dieta sem açúcar e sem carboidrato e até perder algumas medidas

Segundo Gabriela Cilla, nutricionista da Clínica NutriCilla, não há grandes riscos em seguir o desafio proposto pela diva, desde que o tempo seja realmente respeitado. "A ideia de fazer por 10 dias é uma boa porque não traz tantos malefícios. 10 dias é apenas uma semaninha e meia e é bom para dar um choque no corpo e até ver benefícios corporais a ponto de não trazer malefícios de compulsão alimentar depois", afirma a especialista e gastróloga. 

Ou seja, por se tratar de um tempo curto, não há muitas chances de a pessoa sentir tanta falta daquele alimento e a ponto de sair comendo tudo o que vê pela frente depois, o que pode acontecer com dietas que retiram muitos itens do cardápio por um tempo maior. 

"A dieta restritiva só é válida por um curto espaço de tempo. Tem gente que faz dieta restritiva, como a low carb, por mais de 15 ou 20 dias, e isso já constitui um tempo muito longo. Nesse período a pessoa desenvolve essa compulsão alimentar", reforça Gabriela. 

Mas é importante ressaltar que essa equação tempo x compulsão alimentar varia de pessoa para pessoa. Jennifer Lopez, pelo que disse no Today encarou tudo de maneira bem mais tranquila que o namorado. E, ao final dos 10 dias, disse também que se surpreendeu com sua atitude. 

Ela contou que no dia seguinte ao desafio estava louca para comer aveia no café da manhã, mas que ficou satisfeita logo depois de umas três colheradas. Era como se não sentisse mais a necessidade daquele alimento. 

Vale também ressaltar que Jennifer Lopez já comentou sobre a dieta do dia a dia e costuma dizer que não come tudo "regradinho", mas que segue um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e atividade física. Além disso, ela já comentou que se acha que exagerou em um dia, apela para shakes e "fecha a boca" no outro. 

Já Alex Rodriguez postou em seu Instagram um verdadeiro banquete com todo o carboidrato que tinha direito depois do desafio. A refeição incluia pizzas, asinhas de frango e muitas "gordices". 

A nutricionista ainda diz que vale a pena fazer uma dieta como essa proposta por JLo quando se tem um objetivo a curto prazo. "Se tiver, por exemplo, uma festa e o vestido estiver um pouco apertado e quiser fazer isso só por 10 dias, acho que é uma intenção bacana".

Mas a profissional faz um alerta: "Agora só para dar um choque no corpo, sem intenção de nada, não acho que seja tão necessário."

O que comer durante o desafio?

Durante a dieta sem açúcar e carboidrato vale apostar em saladas com proteínas - combinação que traz saciedade
shutterstock
Durante a dieta sem açúcar e carboidrato vale apostar em saladas com proteínas - combinação que traz saciedade

Gabriela também dá detalhes do que pode entrar no cardápio nesse período de dieta. Ela até inclui alguns carboidratos, como legumes, mas usa como base a proteína e as gorduras boas. São alimentos que tem uma digestão mais lenta e fazem com que pessoa se sinta saciado por mais tempo. 

"No café da manhã pode comer uma omelete com um pouco de queijo e um suco de uma fruta com baixo teor de carboidrato, como um suco de morango. No meio da manhã pode consumir um pedacinho de queijo ou fazer a ingestão de um ovinho cozido", sugere a nutricionista. 

"No almoço seria salada e legumes à vontade com uma proteína de origem magra. O jantar pode repetir a mesma coisa do almoço", continua a especialista. A chave é procurar legumes e verduras que realmente tenham boa quantidade de fibras alimentares , como os verdes escuros - couve, brócolis, agrião. Outros que podem entrar na lista são berinjela e abobrinha. 

Gabriela segue detalhando o cardápio: "Nos lanches intermediários ainda pode consumir ovos mexidos ou iogurte com coco, que é uma fruta rica em gordura e não tem alto teor de carboidrato. Também pode ser uma guacamole, por exemplo, com abacate amassado, tomate e cebola. São elementos que são mais ricos em proteínas e ricos em gorduras. Nuts, as oleaginosas, também são bem-vindas."

Como voltar à rotina depois do desafio? 

Primeira refeição de Alex Rodriguez depois dos 10 dias de dieta sem açúcar e carboidrato
Reprodução/Instagram/Arod
Primeira refeição de Alex Rodriguez depois dos 10 dias de dieta sem açúcar e carboidrato

Bom, os 10 dias se passaram, você conseguiu seguir a dieta sem açúcar e carboidrato. E agora, como voltar à alimentação, digamos, normal? A dica de Gabriela é a moderação - nada de fazer um banquete como Alex Rodriguez! 

"Depois desses 10 dias, para se ter um controle, é preciso reintroduzir os alimentos aos poucos, de forma gradativa para que não haja o choque. Se houver o choque, não é interessante e vai induzir essa compulsão da pessoa", alerta a nutricionista. 

"No primeiro dia pode acrescentar duas torradas no café da manhã com um pouco de ovo. No almoço, introduzir um pouco de raiz e colocar um arroz ou um grão", sugere Gabriela. 

Ela também explica que é comum se sentir como Jennifer Lopez e nem ter tanta vontade de comer os açúcares ou carboidratos depois da dieta. "É mais um fator psicologico. Quanto mais a gente come, mais a gente quer comer. Quando se habitua a não comer, quando você volta, a sua vontade é menor". 

Gabriela também aproveita para relembrar que o desafio pode ser feito no curto prazo, mas que para quem busca emagrecer e ter resultados duradouros, o melhor caminho ainda é buscar uma reeducação alimentar. 

"Diminuir e comer pequenas porções ao longo do tempo se torna mais interessante do que restringir [e fazer uma dieta sem açúcar e zero carb]. Se a gente consegue fazer uma reeducação todos os dias, a pessoa vai conseguir comer um carboidrato em quantidade pequena sempre. Essa tática é muito mais interessante visando uma qualidade de vida a longo prazo". 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!