Até consigo seguir uma alimentação equilibrada e saudável, mas doce é o meu ponto fraco. Você faz parte desse grupo? Pois veja essas dicas de como consumir açúcar sem acabar com a dieta. 

Doce pode entrar na dieta? Com dicas da nutricionista Márcia Daskal, da Campanha Doce Equilíbrio, sim!
Creative Commons
Doce pode entrar na dieta? Com dicas da nutricionista Márcia Daskal, da Campanha Doce Equilíbrio, sim!

Segundo a nutricionista Marcia Daskal, com equilíbrio e cautela é possível, sim, consumir açúcar ou algum doce sem que isso faça subir o ponteiro da balança. Pelo contrário, uma dieta muito restritiva, que elimina alguns alimentos ou grupos de nutrientes e substâncias do cardápio, é mais árdua de ser seguida e pode, em pouco tempo, ser abandonada. Já a alimentação balanceada, até com um pouco de açúcar e doces, é mais simples de ser adotada e virar rotina, e com isso, resultar em um emagrecimento saudável e duradouro. 

Leia mais: Dieta sem carboidrato coloca seu cérebro em risco; entenda

A nutricionista faz uma lista de atitudes simples que vão te ajudar a consumir açúcar de forma consciente: 

Pequenas porções

A sobremesa é não tem a finalidade de matar a fome. Portanto, coma pequenas porções de doces. Tente reduzir gradativamente e logo perceberá que a vontade passa com um pequeno pedaço de um docinho. 

Uma dica de Marcia ainda neste ponto é preferir sempre a porção ao todo. Por exemplo, não compre uma caixa de bombom, mas uma unidade por vez. Assim, a tentanção será menor. Se estiver em um restaurante, que tal dividir a sobremesa com a amiga?

Leia mais: 10 superalimentos que ajudam a controlar o desejo por besteiras e a perder peso

Aprecie o sabor

Nada de pressa! Coma os doces devagar e aprecie o sabor. Mais uma vez, o que irá saciar o desejo é o sabor e não a quantidade.

Deixe o açúcar para o doce

O corpo recebe açúcar de diversos alimentos que ingerimos ao longo do dia, não apenas daquele brigadeiro da sobremesa. Essa substância está em pães, bolos, refrigerantes, iogurte, molho de tomate e muitos outros produtos. Portanto, sempre que puder, evite adicionar mais açucar. Experimente, por exemplo, sucos naturais, sem serem adoçados. 

"Deixe o açúcar para os extras", indica a nutricionista. Dimunuindo o consumo da substância por um lado, "sobra espaço" para aquela pequena porção de seu docinho preferido sem um excesso de açúcar no corpo. 

Lembre que o açúcar está presente em diversos alimentos
Arquivo
Lembre que o açúcar está presente em diversos alimentos


Pense duas vezes

Também vale deixar esse "espaço" para doces para aquilo que você realmente gosta. Márcia cita uma situação bastante comum: imagine-se em um buffet de self service e no final, todas aquelas opções de sobremesas. Apesar de bonita aos olhos, depois da primeira mordida você percebe que nem era tão gostoso assim. Por isso, pense duas vezes antes de "atacar" o buffet. 

Cozinhe

Essa é uma das dicas de ouro dos nutricionistas: invistir em alimentos caseiros. Assim, você terá certeza que estará usando os melhores ingredientes. Também aproveite para variar o cardápio e testar novos pratos. Alimentação saudável pode, e deve, ser variada. 

Leia mais: Alimentação saudável pode ser prática, sim! Nutricionista dá dicas e receitas

Leia os rótulos

E quando for comprar os ingredientes e produtos no mercado, olhe atentamente o rótulo, não contem apenas as calorias. Os ingredientes estão dispostos em ordem decrescente, ou seja, o que estiver primeiro na lista é o que tem mais ali dentro. Tente evitar aqueles com muito açúcar e ingredientes com nomes completamente desconhecidos para você - geralmente são conservantes ou aditivos químicos. 

Mexa-se

Para "queimar" aquele doce ou sobremesa, mexa-se. "O corpo usa as calorias vindas de todos os alimentos para a manutenção do seu metabolismo. Quando excede, ele armazena", explica Márcia, e por isso engordamos. "E tem uma conta simples: quem gasta mais calorias, pode consumir mais", completa. Sendo assim, faça exercícios regularmente para eliminar as calorias extras e manter a boa forma e a dieta saudável. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!