Quer começar a correr em provas de rua e não sabe o que fazer? Apesar de parecer simples se aventurar nesse meio, já que estamos falando de provas que acontecem em vias públicas, alguns cuidados são necessários para evitar lesões e possíveis complicações aos corredores.
Leia também: É corredor de rua? 5 exercícios para melhorar desempenho e ganhar velocidade
É preciso muito treino, hidratação e alimentação adequada para garantir força e resistência durante o percurso. Veja as principais dicas do medalhista olímpico Robson Caetano, embaixador do Viva a Longevidade, do Grupo Bradesco Seguros, para quem quer começar a correr em provas de rua.
Leia também: 6 corridas diferentes para desafiar seus limites ou apenas se divertir
Principais cuidados para quem quer começar a correr
Para quem está começando, um primeiro passo pode ser buscar acompanhamento médico para encarar essa jornada. Segundo Robson Caetano, o profissional irá te orientar o quanto de intensidade você pode realizar para não se machucar. “Essa troca com o profissional de educação física pode ser a chave do sucesso nas corridas de rua , mas se você não tiver o acompanhamento, a declaração de aptidão para a prática da atividade de corrida já é o suficiente”, fala.
Após isso, é hora de treinar e criar condicionamento físico. Além do acompanhamento médico, para quem está começando o treino deve ter cautela e precaução para evitar possíveis lesões.
"As lesões podem ser evitadas se quem pratica a atividade de corrida realizar exercícios de alongamento, coordenação e se mantiver focado em seu objetivo. Eu não posso garantir que não haja imprevistos, mas isso já ajudará", fala.
Além disso, é fundamental manter uma alimentação apropriada para garantir um corpo forte e leve. "Assim você sofrerá menos com o treinamento, que é usado exatamente para essa manutenção da sua capacidade física e de peso", explica o medalhista.
O que fazer antes da minha primeira corrida?
Com a aproximação da prova, você deve dar uma atenção mais cuidadosa aos preparativos para a competição. O medalhista explica que poucos dias antes da prova o treinamento diminui tanto de volume quanto de intensidade.
“Há um aumento considerável de hidratação, afinal ao longo de uma prova, o desgaste físico se dá principalmente em função da desidratação, e, para evitar esse desgaste se faz necessária a melhora da hidratação”, aconselha.
Além disso, acompanhado da grande ingestão de água na véspera da prova, é válido consumir uma quantidade generosa de carboidrato. “O açúcar encontrado nas massas será útil para a combustão de energia no músculo”, explica.
Leia também: Corrida na esteira, na rua ou na areia? Qual o melhor exercício para emagrecer?
Durante o percurso
E os cuidados continuam após o início da corrida de rua . De acordo com Robson Caetano, a hidratação ainda é o ponto chave para aguentar o trajeto. Ele explica que é interessante fazer a manutenção hídrica, com intervalos entre três a quatro quilômetros para a reposição. Já nos atletas de alto rendimento, muitos se hidratam em momentos entre 5 a 8 quilômetros, e apenas molham a boca sem ingerir muitos goles - apenas saboreiam a água e seguem.
Agora que você já sabe como começar a correr e se preparar para as provas de rua, é hora de amarrar o tênis, colocar uma roupa adequada e partir para o treino!