Tamanho do texto

Corrida com muita lama, ao estilo militar, com cerveja pelo caminho ou com obstáculos infláveis. Conheça opções para testar limites e também brincar

Para quem mora em São Paulo, praticamente todo final de semana é possível encontrar uma corrida de rua para fazer. O calendário de corridas também é recheado em outras capitais. E cada vez mais existem outros tipos de prova, que vão muito além de completar os quilômetros do percurso até a linha de chegada. São provas que levam os competidores ao limite ou apenas servem para divertir os participantes. 

Leia também: Qual o café da manhã ideal antes da corrida?

corridas de obstáculos que envolvem lama, choque e piscina de gelo e outras que mais parecem uma grande brincadeira de criança. Veja alguns exemplos de prova para você se aventurar e, de quebra, praticar um exercício físico e entrar em forma. 

1. Obstáculos infláveis

São 5 km de um circuito repleto de obstáculos que precisam ser vencidos. Essa descrição pode até assustar, mas essa corrida não é nada disso. Todos os obstáculos são infláveis e incluem escorregadores gigantes e pula-pula. 

Corrida Insana é uma das corridas divertidas e não há nem contagem de tempo
Divulgação
Corrida Insana é uma das corridas divertidas e não há nem contagem de tempo


Além disso, a corrida não conta tempo. A ideia é só se divertir. E se não quiser passar por um obstáculo, basta dar a volta e partir para o próximo. Também não há limite mínimo ou máximo de idade. Segundo a organização, a exigência é que o participante tenha no mínimo 1,05m de altura. 

A Corrida Insana já é famosa pelo mundo e o Brasil receberá a primeira edição em setembro, nos dias 24 e 23, em São Paulo.

2. Lama, gelo, choque e mais

Se você faz mais a linha competição e "sangue nos olhos", pode partir para uma corrida de obstáculos bem mais desafiadora, com direito a muros, rampas, piscina de gelo e até choque. Prepare-se que também encontrará muita lama no percurso. 

É indicado fazer uma preparação antes da prova. Quem faz treinamento funcional ou de crossfit pode ter mais facilidade, já que muitos obstáculos exigem força e consciência corporal. E aqui, quem não quiser ou não conseguir superar um obstáculo precisa pagar um castigo, que pode ser uma quantidade de burpee, abdominal ou flexão de braço. 

O lado divertido é que essas provas, apesar de contarem o resultado individualmente, acabam sendo feitas em equipe. Uma atleta pode ajudar o outro a superar o obstáculo, por exemplo. Mesmo se você for sozinho, não precisa ficar com receio de pedir ajuda para superar um muro ou uma rampa. Algum outro competidor provavelmente vai te estender a mão. 

Leia também: Minha 1ª corrida de obstáculos teve dor, ralados, superação e ajuda

A quantidade de obstáculos e a distância total percorrida varia, e é possível fazer uma prova de apenas 5k ou outra de 10 k. Para quem se animar, a Bravus, por exemplo, ainda terá duas edições esse ano, uma em outubro, em Brasília, e outra em dezembro, no Rio de Janeiro. 

Corrida de obstáculos leva participantes ao limite
Divulgação/Xtreme Race
Corrida de obstáculos leva participantes ao limite


3. Corrida militar

Aqui é faca na caveira! Algumas corridas de obstáculos estão na categoria militar, como a Iron Race. Os obstáculos também são bastante desafiadores e exigem força e habilidade dos competidores. Há versões em estádios, que são as chamadas provas secas, que não envolvem água ou lama, e outras em cenários mais naturais. Os dois tipos representam levar o corpo ao limite. 

Assim como nas opções do item anterior, também é preciso pagar o castigo caso não complete o obstáculo ou não queira tentar. E para se preparar, mais uma vez é indicado investir em aulas como funcional e crossfit. Pode também procurar pelo war trainning, que envolve levantar pneus, pesos, escalar cordas e muito mais. 

O lado divertido é a versão para crianças da corrida militar , que geralmente acontece na véspera da prova dos adultos. Para os pequenos, o percurso com lama e pneus é mais é pura diversão. Eles fazem a prova acompanhados por um responsável. 

Leia também: Como deixei o sedentarismo e encarei 4km e 20 desafios

4. Montanha e natureza

Para quem quer correr e ter contato com a natureza, a dica é conhecer uma corrida montanha. O percurso envolve subidas, descidas, passagens por rios e outros desafios. Todo o caminho é bem sinalizado e há voluntários e pessoas da organização espalhados para ajudar no caso de qualquer necessidade. 

Algumas, como o Desafio The Rock, que acontece neste final de semana em São Roque, interior de São Paulo, permitem que o participante corra sozinho diversos percursos - de 5 a 42 k - ou faça a prova no estilo revezamento - monta-se uma equipe e cada integrante completa um trecho da prova. 

O cuidado aqui, além da preparação física, é com o calçado e com a roupa que vai usar na prova. Como há trechos com água, é válido escolher tecidos que não retenham o líquido. Também atenção ao tênis, para evitar escorregões. 

4. Cerveja na largada e na chegada

Para os amantes da cerveja, há uma corrida que oferece a bebida na largada e na chegada aos participantes. A edição 2017 aconteceu em junho e os corredores podiam beber 160 ml de cerveja antes da prova e mais uma caneca e um refil ao cruzar a linha de chegada. 

A ideia da Beer Run é divertida, mas exige cuidados. É importante lembrar de beber água e se hidratar da maneira correta na prova, já que a bebida alcóolica é diurética e ajuda na desidratação do corpo. 

Mesmo assim, para muitos saber que uma caneca gelada de cerveja te espera na linha de chegada vale mais do que muita medalha. 

5. Muita cor pelo caminho

O Brasil também tem mais uma corrida que faz sucesso lá fora, a Color Run. A cada km completado, os participantes tomam um banho de pó colorido e ao final, cruzam a linha de chegada completamente pintados. Para deixar a brincadeira mais interessante, a camiseta oficial da corrida é branca. A próxima edição será em São Paulo, no dia 27 de agosto. 

Participantes cruzam de chegada coloridos na Color Run
Divulgação
Participantes cruzam de chegada coloridos na Color Run


6. Heróis, princesas e monstros

O calendário de corridas de rua ainda incluem as temáticas, como Princesas da Disney, Star Wars ou Haloween. Nelas não há obstáculos ou algo no sentido, mas você pode encontrar com um Darth Vader pelo caminho ou com uma Cinderela. A ideia é se vestir do personagem favorito e completar o percurso em clima de brincadeira. Mas cuidados, você pode ter de fugir de alguns zumbis e outros serem na corrida de Haloween, programada para outubro em São Paulo. 

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.