Ano novo, verão bombando e você decidiu que é a hora de buscar uma alimentação mais saudável e tentar eliminar alguns quilinhos. Mas tem muita gente que sofre só de pensar em dieta porque acha que a alimentação cairá na mesmice. Não precisa ser assim. Algumas receitas fáceis são bem-vindas no cardápio, que pode ir muito além do frango com batata doce. 

Seguir estas receitas fáceis vai te ajudar a manter a dieta nos dias mais quentes e variar o cardápio
shutterstock
Seguir estas receitas fáceis vai te ajudar a manter a dieta nos dias mais quentes e variar o cardápio


Leia também: Para manter o bronzeado, emagrecer e mais: veja um cardápio de verão

Com esse calorão, uma boa ideia para variar o cardápio é buscar alimentos refrescantes, apostar em sucos e produtos frescos. E com eles dá para fazer receitas fáceis e magrinhas. 

Para te inspirar, veja quatro sugestões de receitas saudáveis e simples para todos os momentos do dia, do café da manhã até aquela fome fora de hora, antes de dormir. São elas: 

  1. Suco de maçã v erde, limão-siciliano, camomila e chia
  2. Tartar colorido de salmão
  3. Salada de folhas e queijo tostado com molho de mostarda e mel
  4. Sanduíche de pão de chia e peito de peru

Receitas fáceis #1: café da manhã - suco de maçã, limão-siciliano, camomila e chia

Receitas fáceis: para começar o dia, que tal um suco de maçã verde, limão-siciliano, camomila e chia
Divulgação/Thiago Mazi
Receitas fáceis: para começar o dia, que tal um suco de maçã verde, limão-siciliano, camomila e chia


Que tal começar o dia com um bom suco? Flávia Morais, gerente de nutrição e desenvolvimento de produtos do Mundo Verde, sugere combinar frutas e sementes nesta receita. Segundo a profissional, esse suco ajuda a eliminar toxinas do organismos, melhorar a digestão e ainda dá saciedade. 

Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 2 sachês de chá de camomila
  • 1 maçã verde em pedaços
  • ½ limão-siciliano
  • 1 colher de sopa de sementes de chia

Modo de preparo: basta colocar todos os ingredientes em uma jarra e levar para a geladeira por aproximadamente 8 horas. A sugestão é servir a bebida bem gelada. 

De acordo com Flávia, essa receita ainda é uma boa pedida para um lanche da tarde refrescante. Esses ingredientes rendem 10 porções, e cada uma contém 62 kcal. 

Receitas fáceis #2: almoço - tartar colorido de salmão

Receitas fáceis: tartar de salmão é uma pedida para uma almoço magrinho e diferente
Divulgação/Thiago Mazi
Receitas fáceis: tartar de salmão é uma pedida para uma almoço magrinho e diferente

Flávia diz que essa é uma opção leve para o almoço, mas que vai trazer saciedade porque combina fibras e proteína. Além disso, o salmão é conhecido como fonte de ômega 3, uma  boa gordura para o organismo. Outro ponto positivo é que é um prato que não contém glúten. 

E como o tartar é feito de alimentos crus, a ideia acaba sendo um ótimo exemplo de receitas fáceis, já que você nem vai chegar perto do fogão para prepará-la.

Ingredientes:

  • ½ xícara de chá de salmão cru e fresco em cubos pequenos
  • ½ xícara de chá de manga picada em cubos pequenos
  • ½ xícara de chá de cebola roxa picada em cubos pequenos
  • ½ xícara de chá de quinoa cozida
  • ½ xícara de chá de pepino japonês picado em cubos pequenos
  • ½ xícara de chá de coalhada
  • suco de ½ limão-siciliano

Modo de preparo: para montar o prato, você vai precisar de um aro de aproximadamente 10 cm. Antes de começar, tempere a coalhada o suco de limão e a quinoa cozida. Aí é só montar dois pratos. 

A primeira camada é a de salmão. Em seguida, coloque a manga picada, o pepino em cubos e a cebola roxa. A coalhada que vocâ acabou de temperar será a última camada. Se quiser, ainda pode usar dill ou ervilha para decorar. 

Desenforme do aro e sirva logo em seguida. A receita rende duas porções, cada uma com 201 kcal. 

Receitas fáceis #3: almoço ou jantar - salada de folhas e queijo tostado

Receitas fáceis: esta salada é incrementada com queijo e molho especial e, por isso, dá uma cara diferente para a dieta
Divulgação/Thiago Mazi
Receitas fáceis: esta salada é incrementada com queijo e molho especial e, por isso, dá uma cara diferente para a dieta

Outra ideia para o almoço - ou para um jantar sem sair da dieta - é essa salada. Ela ajuda quem está tentando emagrecer porque contém poucos carboidratos e poucas calorias e também contribui na questão da saciedade. As folhas são  alimentos ricos em fibras e que possuem uma digestão mais lenta, por isso deixam a pessoa mais saciada por mais tempo. 

Para acompanhar a dar mais sabor ao prato, a salada ganha um molho de mostarda e mel. Veja como fazer essa receita: 

Ingredientes:

  •  1 xícara de chá de folhas de rúcula
  • 1 xícara de chá de alface-americana em tiras
  • 5 fatias de queijo branco
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça dourada

Modo de preparo: o primeiro passo é tostar as fatias de queijo. Para isso, aqueça bem uma frigideira antiaderente e doure as fatias dos dois lados. Reserve o queijo. 

Depois, é a hora de preparar o molho. Em um recipiente pequeno, misture bem o mel e a mostarda e, por último, acrescente a linhaça e mexa novamente. 

Agora basta montar o prato, lembrando que essa receita rende duas porções. Acomode as folhas em prato e junte o queijo tostado. Complete com o molho e sirva em seguida. Cada prato terá 331 kcal. 

Receitas fáceis #4: lanche noturno - sanduíche de pão de chia com peito de peru

Receitas fáceis: usar pão de chia neste sanduíche é uma ideia saudável e prática para aquela fome fora de hora ou lanche
Divulgação
Receitas fáceis: usar pão de chia neste sanduíche é uma ideia saudável e prática para aquela fome fora de hora ou lanche

Essa receita sugerida por Flávia é low carb, ou seja, tem baixo teor de carboidrato e é sem glúten. Com isso, não pesa mesmo se bater aquela fome antes de dormir. Mais uma vez, as sementes e as proteínas vão ajudar a dar saciedade. 

Ingredientes: 

  •  3 ovos
  • ½ xícara de chá de cream cheese
  • ½ colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de semente de chia
  • 50 g de peito de peru fatiado
  • 10 tomates-cereja
  • 10 folhas de alface-americana

Modo de preparo: o primeiro passo é fazer o pão para o sanduíche. Para isso, bata as claras em neve e, depois, acione o sal. Junte uma gema por vez e bata bem até obter uma mistura homogênea. Adicione, então, uma colherada de cream cheese por vez até completar a quantidade indicada, também batendo bem. Para finalizar, acrescente a chia. 

Para assar o pão, use uma assadeira untada e com papel manteiga também untado. Coloque colheradas da massa do pão e tente moldar para que eles formem discos. Tome cuidado para deixar um espaço de aproximadamente 5 cm entre um pãozinho e outro. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 25 minutos ou até que os pães estejam dourados e assados. 

Espere os pãezinhos de chia esfriarem e, então, monte os sanduíches. A receita rende 10 porções. Corte o pão ao meio e recheie com o peito de peru, o alface e o tomate-cereja. Cada porção de uma das receitas fáceis contém apenas 62 kcal. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!