Ano novo, verão bombando e você decidiu que é a hora de buscar uma alimentação mais saudável e tentar eliminar alguns quilinhos. Mas tem muita gente que sofre só de pensar em dieta porque acha que a alimentação cairá na mesmice. Não precisa ser assim. Algumas receitas fáceis são bem-vindas no cardápio, que pode ir muito além do frango com batata doce.
Leia também: Para manter o bronzeado, emagrecer e mais: veja um cardápio de verão
Com esse calorão, uma boa ideia para variar o cardápio é buscar alimentos refrescantes, apostar em sucos e produtos frescos. E com eles dá para fazer receitas fáceis e magrinhas.
Para te inspirar, veja quatro sugestões de receitas saudáveis e simples para todos os momentos do dia, do café da manhã até aquela fome fora de hora, antes de dormir. São elas:
-
Suco de maçã v erde, limão-siciliano, camomila e chia
- Tartar colorido de salmão
- Salada de folhas e queijo tostado com molho de mostarda e mel
- Sanduíche de pão de chia e peito de peru
Receitas fáceis #1: café da manhã - suco de maçã, limão-siciliano, camomila e chia
Que tal começar o dia com um bom suco? Flávia Morais, gerente de nutrição e desenvolvimento de produtos do Mundo Verde, sugere combinar frutas e sementes nesta receita. Segundo a profissional, esse suco ajuda a eliminar toxinas do organismos, melhorar a digestão e ainda dá saciedade.
Ingredientes:
- 500 ml de água
- 2 sachês de chá de camomila
- 1 maçã verde em pedaços
- ½ limão-siciliano
- 1 colher de sopa de sementes de chia
Modo de preparo: basta colocar todos os ingredientes em uma jarra e levar para a geladeira por aproximadamente 8 horas. A sugestão é servir a bebida bem gelada.
De acordo com Flávia, essa receita ainda é uma boa pedida para um lanche da tarde refrescante. Esses ingredientes rendem 10 porções, e cada uma contém 62 kcal.
Receitas fáceis #2: almoço - tartar colorido de salmão
Flávia diz que essa é uma opção leve para o almoço, mas que vai trazer saciedade porque combina fibras e proteína. Além disso, o salmão é conhecido como fonte de ômega 3, uma boa gordura para o organismo. Outro ponto positivo é que é um prato que não contém glúten.
E como o tartar é feito de alimentos crus, a ideia acaba sendo um ótimo exemplo de receitas fáceis, já que você nem vai chegar perto do fogão para prepará-la.
Ingredientes:
- ½ xícara de chá de salmão cru e fresco em cubos pequenos
- ½ xícara de chá de manga picada em cubos pequenos
- ½ xícara de chá de cebola roxa picada em cubos pequenos
- ½ xícara de chá de quinoa cozida
- ½ xícara de chá de pepino japonês picado em cubos pequenos
- ½ xícara de chá de coalhada
- suco de ½ limão-siciliano
Modo de preparo: para montar o prato, você vai precisar de um aro de aproximadamente 10 cm. Antes de começar, tempere a coalhada o suco de limão e a quinoa cozida. Aí é só montar dois pratos.
A primeira camada é a de salmão. Em seguida, coloque a manga picada, o pepino em cubos e a cebola roxa. A coalhada que vocâ acabou de temperar será a última camada. Se quiser, ainda pode usar dill ou ervilha para decorar.
Desenforme do aro e sirva logo em seguida. A receita rende duas porções, cada uma com 201 kcal.
Receitas fáceis #3: almoço ou jantar - salada de folhas e queijo tostado
Outra ideia para o almoço - ou para um jantar sem sair da dieta - é essa salada. Ela ajuda quem está tentando emagrecer porque contém poucos carboidratos e poucas calorias e também contribui na questão da saciedade. As folhas são alimentos ricos em fibras e que possuem uma digestão mais lenta, por isso deixam a pessoa mais saciada por mais tempo.
Para acompanhar a dar mais sabor ao prato, a salada ganha um molho de mostarda e mel. Veja como fazer essa receita:
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de folhas de rúcula
- 1 xícara de chá de alface-americana em tiras
- 5 fatias de queijo branco
- 1 colher de sopa de mostarda Dijon
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça dourada
Modo de preparo: o primeiro passo é tostar as fatias de queijo. Para isso, aqueça bem uma frigideira antiaderente e doure as fatias dos dois lados. Reserve o queijo.
Depois, é a hora de preparar o molho. Em um recipiente pequeno, misture bem o mel e a mostarda e, por último, acrescente a linhaça e mexa novamente.
Agora basta montar o prato, lembrando que essa receita rende duas porções. Acomode as folhas em prato e junte o queijo tostado. Complete com o molho e sirva em seguida. Cada prato terá 331 kcal.
Receitas fáceis #4: lanche noturno - sanduíche de pão de chia com peito de peru
Essa receita sugerida por Flávia é low carb, ou seja, tem baixo teor de carboidrato e é sem glúten. Com isso, não pesa mesmo se bater aquela fome antes de dormir. Mais uma vez, as sementes e as proteínas vão ajudar a dar saciedade.
Ingredientes:
- 3 ovos
- ½ xícara de chá de cream cheese
- ½ colher de café de sal
- 1 colher de sopa de semente de chia
- 50 g de peito de peru fatiado
- 10 tomates-cereja
- 10 folhas de alface-americana
Modo de preparo: o primeiro passo é fazer o pão para o sanduíche. Para isso, bata as claras em neve e, depois, acione o sal. Junte uma gema por vez e bata bem até obter uma mistura homogênea. Adicione, então, uma colherada de cream cheese por vez até completar a quantidade indicada, também batendo bem. Para finalizar, acrescente a chia.
Para assar o pão, use uma assadeira untada e com papel manteiga também untado. Coloque colheradas da massa do pão e tente moldar para que eles formem discos. Tome cuidado para deixar um espaço de aproximadamente 5 cm entre um pãozinho e outro. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 25 minutos ou até que os pães estejam dourados e assados.
Espere os pãezinhos de chia esfriarem e, então, monte os sanduíches. A receita rende 10 porções. Corte o pão ao meio e recheie com o peito de peru, o alface e o tomate-cereja. Cada porção de uma das receitas fáceis contém apenas 62 kcal.