Se você está pensando em adotar uma nova dieta, cuidado com a conhecida Dukan. Segundo o relatório anual  US News and World Report , essa é a pior opção. 

Dukan é uma dieta restritiva e cheia de regras e, por isso, foi considerada o pior plano alimentar segundo ranking
shutterstock
Dukan é uma dieta restritiva e cheia de regras e, por isso, foi considerada o pior plano alimentar segundo ranking


Em um total de 41 sugestões, a  Dukan ficou em último lugar no ranking que elege as melhores dietas a serem seguidas divulgado essa semana e  liderado pela dieta mediterrânea . Entre os motivos para um desempenho tão ruim estão o excesso de regras, a rigidez no cardápio e a grande quantidade de proteínas que devem ser ingeridas nesse plano alimentar. 

O que é a dieta Dukan?

Dukan indica o aumento do consumo de proteína e redução de outros alimentos, como os carboidratos
shutterstock
Dukan indica o aumento do consumo de proteína e redução de outros alimentos, como os carboidratos

Segundo dados do relatório, elaborado por um corpo de jurados composto por especialistas em doenças do coração e diabetes, nutrição, dieta, psicologia e obesidade, nessa dieta a quantidade de calorias ingeridas não é a chave para o emagrecimento, mas, sim, o volume de proteínas

Os seguidores da dieta criada por Pierre Dukan defendem que as proteínas trazem mais saciedade, levam mais tempo para ser digeridas e tem menos calorias que os carboidratos. Para completar, a ideia é eliminar e depois limitar a ingestão de carboidrato, fazendo com que o corpo busque outra fonte de energia, nesse caso as gorduras. 

Além das mudanças no cardápio é preciso deixar o sedentarismo de lado. A dieta prevê que se faça 20 minutos de exercícios físicos no começo, depois passe para um período de 30 a 60 minutos. Em seguida, a atividade física pode ser reduzida para 25 ou 20 minutos. Livros e programas especializados na dieta indicam quais exercícios podem ser feitos.

O programa ainda promete eliminar cerca de 4 kg logo na primeira semana e seguir emagrecendo de 1 a 2 kg a cada semana até que o peso ideal seja atingido. 

Problemas da dieta Dukan

Na Dukan você terá de deixar de comer muitos alimentos logo de cara. Será que dá para aguentar isso?
shutterstock
Na Dukan você terá de deixar de comer muitos alimentos logo de cara. Será que dá para aguentar isso?

Em uma escala de 0 a 4, esse plano alimentar e de emagrecimento ficou com a nota geral de 1.9 no ranking dos especialistas norte-americanos. Ele até apresenta resultados no curto prazo e, nesse quesito, tirou 3.2 de nota. Entrentanto, ganhou apenas 2 para emagrecimento no longo prazo e alimentação saudável. 

Na prática, a dieta foi considerada pelos jurados bem difícil de ser seguida, somando somente 1.4 nesse quesito. Para aumentar o consumo de proteínas e reduzir o de carboidratos é preciso seguir diversas regras e algumas fases. E aí começa a complicação. 

Leia também: Quais as 10 dietas mais famosas no Google e seus perigos para a saúde?

Por exemplo, a primeira fase é chamada de "ataque" e, nela, você só pode comer proteína. Na fase seguinte, a "cruzeiro", só são permitidos alguns vegetais em alguns dias da semana. Depois, na "consolidação", você poderá voltar a comer coisas que não via há muito tempo, como queijo ou pães. Só então é possível alcançar a fase "estabilização permanente", na qual é permitido comer de tudo, mas com moderação. 

O problema é que as etapas até são curtas, mas são extremamente restritivas e, com isso, há o risco de ter um cardápio deficiente em diversos nutrientes essenciais para o organismo. Também não é nada fácil adotar regras tão rígidas assim, como ressaltam os especialistas que elaboraram o ranking. 

Leia também: Afinal das contas, como seguir uma dieta realmente saudável?

Além disso, a ingestão de proteína acaba sendo alta, maior do que os profissionais e orgãos de alimentação costumam indicar. 

A Dukan até pode resultar no emagrecimento rápido , afinal há um corte significativo nos alimentos ingeridos logo no começo, mas saiba que pode ser difícil manter o peso com tantas restrições. Na dúvida do que fazer para buscar o corpo que considera ideal e uma alimentação saudável, o indicado é procurar um especialista e montar um plano personalizado de acordo com seu dia a dia e objetivos. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!