Com tanta comida boa nas festas de final de ano é comum exagerar na hora de comer. Também tem muita gente que aproveita essas datas comemorativas para consumir muita bebida alcoólica . Depois dessas extravagâncias, problemas como inflamações crônicas, inchaço, desordens digestivas e estresse começam a aparecer e, diante disso, seguir uma dieta desintoxicante ajuda a limpar o organismo.

Exagerar nas festas de final de ano é algo bem comum, então uma dieta desintoxicante é indicado para
shutterstock
Exagerar nas festas de final de ano é algo bem comum, então uma dieta desintoxicante é indicado para "limpar" o organismo


Se você exagerou, o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo diz que o ideal é apostar em uma dieta desintoxicante com um cardápio de baixo índice glicêmico, pois, dessa forma, você vai conseguir fazer aquela faxina no organismo e eliminar todas as toxinas.

“Quando feita cuidadosamente e com a orientação de um profissional, a dieta detox pode trazer muitos benefícios para a saúde, como a sensação de rejuvenescimento em todos os níveis, diminuição de inchaços, melhora na qualidade do sono e memória e aumento de energia”, explica Azevedo.

O nutrólogo ressalta que é muito importante manter uma dieta saudável , mas as mudanças devem acontecer gradativamente, com adaptações que sejam criativas e não totalmente restritivas. Caso contrário, você não sentirá prazer em comer e isso fará com que desista com facilidade da dieta .

Cardápio da dieta desintoxicante

Seguir uma dieta desintoxicante não é algo difícil e também não é algo extremamente restritivo, por isso, dá para ser seguida
shutterstock
Seguir uma dieta desintoxicante não é algo difícil e também não é algo extremamente restritivo, por isso, dá para ser seguida


Caso esteja sofrendo com os excessos das festas de fim de ano, confira um cardápio elaborado pelo especialista que ajuda a neutralizar todos os exageros:

Desjejum

  • 1 copo (200 ml) suco de 1 maçã, 1 pera e 2 folhas de couve manteiga (passar tudo na centrífuga)
  • 1 fatia de pão integral com ½ colher (sopa) de geleia de frutas vermelhas sem adição de açúcar

Colação/ intervalo

  • ½ unidade mamão papaia com 1 colher (sopa) de semente de linhaça

Almoço

  • 2 colheres (sopa) de arroz integral
  • 1 prato (raso) com salada de folhas verde, 4 tomates cereja, 1 colher (sopa) de alfafa temperado com 1 colher (chá) de azeite extra virgem
  • 1 colher (sopa) de brócolis e cenoura cozido no vapor
  • 1 filé de frango pequeno (80g) grelhado
  • Lanche da tarde
  • 1 copo (200 ml) de chá verde gelado, batido com 1 fatia de abacaxi, 3 folhas de hortelã e 2 talos de salsão

Jantar

  • 1 prato fundo (sopa) de agrião, abóbora cozida, orégano fresco e 1 colher (sopa) de chia
  • 1 salmão pequeno (100g) grelhado

Ceia

  • 1 xícara (chá) de erva doce

Leia também: Estudo mostra o melhor exercício para queimar calorias e como potencializá-lo

Seguir essa dieta desintoxicante vai ser útil nesses dias pós-festas. Entretanto, se quiser apostar em uma dieta saudável para o próximo ano, o indicado é procurar um especialista para que ele possa montar um cardápio de acordo com as suas características e necessidades.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!