Tamanho do texto

Sabemos que bebida alcóolica é calórica, mas com alguns truques e boas escolhas, é possível aproveitar um bom drinque. Só não vale exagerar!

Pode ser um happy hour com os amigos, um final de semana com o namorado ou as festas de final de ano. Um drinque combina com essas e outras ocasiões. Mas as bebidas combinam também com dieta? 

Cerveja é coisa de mulher, sim! 10 motivos que provam isso

Quais bebidas e drinques podem entrar na dieta no final do ano?
Reprodução
Quais bebidas e drinques podem entrar na dieta no final do ano?

Sabemos que as bebidas alcóolicas são calóricas, o que pode colocar em risco aquele seu plano de eliminar os quilos a mais. Além disso, em excesso elas fazem muito mal à saúde. Mas com moderação e boas escolhas, alguns drinques podem entrar em seu cardápio. É o que aponta a nutricionista Emma Clarke ao jornal britânico "Daily Mail". 

"Não se engane pelos copos ou misturas. Eles podem parecer melhores que um taça de vinho ou uma cerveja, mas podem engordar bem mais", compara a especialista. 

Ela faz uma lista com drinques clássicos, detalhando do mais calórico ao mais "magrinho". Também dá dicas e como tornar a bebida mais equilibrada e menos prejudicial para a balança. 

Mais calóricos

Pina colada está no topo dos drinques mais calóricos
Creative Commons
Pina colada está no topo dos drinques mais calóricos

Esses devem ser evitados. Segundo a nutricionista, são bebidas que têm até mais calorias do que aquelas famosas rosquinhas com cobertura doce. A líder é a pina colada , combinação que leva leite condensado, coco e abacaxi. Essa opção tem 318 calorias e 18.3 gramas de gordura. 

Também faz parte desse grupo o white russian , a base de vodka e creme de leite. Esse drinque tem 303 calorias e 19.3g de gordura. A conhecida rosquinha geralmente fica na casa das 200 calorias e 8g de gordura. 

Outro bem conhecido é o sex on the beach . A mistura de pêssego, laranja, cranberry e vodka também é mais "gorda" que o doce, com 234 calorias. 

No meio do caminho

No meio da lista, segundo Ema, estão o cosmopolitan (195 calorias) e a margarita (185 calorias). 

Provamos cachaça esferizada, ar de uva e espuma de catupiry

Mais "magrinhos"

Algumas combinações ficam com menos calóricas do que uma taça de vinho (131 calorias) e também têm baixo teor de gordura. São elas o clássico latino mojito e o snowball , que leva limonada e abacate. O primeiro tem 127 calorias e o segundo, apenas 89. Ambos apresentam 0.2 g de gordura. 

Mojito é um dos menos calóricos, segundo nutricionista
Creative Commons
Mojito é um dos menos calóricos, segundo nutricionista

A caipirinha também está nesta parte da lista, com 135 calorias em média. Isso varia de acordo com a fruta escolhida e também a quantidade de açúcar no preparo. 

Misturar bebida diet ao drinque embriaga mais rápido

Dicas e truques

Falando em preparo, fique de olho nas receitas para deixar os drinques mais "magrinhos" no próximo encontro com os amigos ou namorado. A caipirinha, por exemplo, pode ser feita com adoçante. Já Ema sugere experimentar o mojito na versão azeda, e não a comum doce. 

A nutricionista também diz que é melhor evitar bebidas cremosas, como a líder do ranking pina colada. E abuse do gelo no copo. Isso fará com que o drinque dure mais e também é uma forma de começar a se hidratar enquanto bebe. Ainda assim, não deixe de também beber água. E também nada de exagerar! Vale a máxima de beber com moderação, sempre. 

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.