As festas de final de ano estão chegando e muitas pessoas aproveitam o clima de confraternização para enfiar o “pé na jaca”. O grande problema é que essa derrapada na dieta pode desalinhar o organismo e tornar difícil voltar aos hábitos saudáveis. Para poder se fartar nas festas sem grandes exageros, especialistas dão algumas dicas de como manter o peso nessa época do ano.

Saiba como manter o peso durante a ceia de Natal e de Ano Novo, para isso, especialistas dão algumas dicas
shutterstock
Saiba como manter o peso durante a ceia de Natal e de Ano Novo, para isso, especialistas dão algumas dicas


O primeiro passo de como manter o peso é continuar tendo foco e apostar na lei da compensação, ou seja, se comeu demais em um dia, siga a dieta à risca no outro. “O maior erro nas festas de final de ano é abandonar a dieta de vez e depois buscar dietas rápidas, sem nenhum fundamento, ou ficar em jejum. Isso desregula ainda mais o metabolismo, causa doenças e diminui a imunidade”, alerta a nutróloga e dermatologista Heloisa Soares Gersgorin.

A especialista explica que o segredo de como manter o peso não é se privar, mas evitar os excessos, até mesmo o excesso de cuidado. Não é aconselhável, por exemplo, cortar completamente os carboidratos, mas vale ficar de olho em maneiras de diminuir o índice glicêmico das refeições. E ajustar os horários do consumo dos carboidratos pode ajudar.  

“Nosso organismo precisa desse grupo alimentar. Portanto, uma dica é começar o dia com consumo de carboidrato leve e integral e ir diminuindo gradativamente o consumo ao longo do dia. Além disso, sempre compense um dia de exagero com outro de dieta saudável”, indica Heloisa.

É comum querer saber como manter o peso durante as festas de final de ano e o segredo está em não exagerar
shutterstock
É comum querer saber como manter o peso durante as festas de final de ano e o segredo está em não exagerar


Diminuir o índice glicêmico (tempo que o carboidrato se transforma em glicose no sangue) é importante porque os alimentos com esse índice alto viram açúcar e energia mais rápido e, com isso, as chances de ganhar peso aumentam. “O ideal é comer mais carboidratos quando estamos prestes a queimar energia, pois fica mais fácil queimá-lo e não deixar virar gordura. Por isso, é tão indicado comer carboidratos antes das atividades físicas", fala a especialista.

O Natal e o Ano Novo costumam ter ceias fartas, por isso, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer o prato. Dentre as muitas opções de comidas, a dica de Heloisa é optar pelas proteínas tradicionais dessa época do ano, como peru, chester e tender, pois possuem baixos índices glicêmicos e, além disso, aumentam a saciedade. Mesmo assim, não se esqueça de comer com moderação.

Outra grande tentação das ceias de final de ano são os doces. Claro que você não precisa se privar de comer as deliciosas sobremesas, mas como manter o peso dessa forma? A solução é consumir os doces em momentos certos do dia e, para isso, é preciso usar o controle energético para o consumo de açúcares. Esse controle precisa ser feito com a ajuda de um especialista.

“Não há problema algum em comer as comidas típicas de Natal, mas vale fazer escolhas e comer aquilo que mais gosta e, mesmo assim, tudo deve ser consumido com moderação. Não é porque essas comidas são típicas da época que devem ser consumidas todas de uma vez”, alerta a nutróloga. Depois das festas, também é indicado apostar em sucos detox, pois são saudáveis, ricos em fibras e água.

7 dicas para não exagerar nas festas e manter o peso

Saber como manter o peso sem comer muito parece algo impossível diante de tanta coisa boa, mas dá para se controlar
shutterstock
Saber como manter o peso sem comer muito parece algo impossível diante de tanta coisa boa, mas dá para se controlar


A nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, concorda que os abusos devem ser evitados por quem se preocupa em como manter o peso em meio a tantas tentações. Ela também garante que dá para aproveitar o Natal e o Ano Novo comendo na medida certa.

“Tenha em mente os resultados que você conquistou ao longo do ano com sua dieta e seus treinos, assim terá mais motivação para não ‘enfiar o pé na jaca’. Em geral, ganhar peso é fácil, mas eliminar os quilinhos extras que incomodam é bem mais difícil”, comenta a profissional.

Para conseguir controlar a vontade de comer todas as delícias, que costumam ser feitas nessa época do ano, Fúlvia dá algumas dicas:

  1. Normalmente a ceia acontece somente no final da noite. Nesse caso, evite ficar sem comer durante o dia, desta forma você não terá tanta fome enquanto o jantar não fica pronto e, assim, vai conseguir resistir aos aperitivos mais calóricos;
  2. Procure alimentar-se de forma adequada e leve durante os dias 24 e 25, pois à noite você irá ingerir alimentos mais calóricos;
  3. Coma uma fruta ou beba um suco natural entre o lanche da tarde e a ceia;
  4. Beba bastante água ao longo do dia, pois sede pode ser confundida com fome, além de evitar a retenção de líquido que os alimentos mais pesados podem provocar;
  5. Pegue pequenas porções dos alimentos da ceia de Natal, assim você não precisará se privar de comê-los;
  6. Evite comer alimentos muito gordurosos como, peles das aves, frutas em caldas, molhos a base de maionese, queijo cheddar, bacon e salame;
  7. Cuidado com o sal, nunca adicione às preparações já feitas.

Receitas levinhas que são a cara das festas de final de ano

Quer saber como manter o peso nas festas? Que tal trocar a tradicional farofa por uma versão light
shutterstock
Quer saber como manter o peso nas festas? Que tal trocar a tradicional farofa por uma versão light

Também vale a pena adaptar receitas tradicionais dessa época do ano para deixar a ceia mais leve. Uma sugestão da nutricionista é trocar a tradicional farofa por uma farofa light de abóbora e castanha do Pará. “Rende até quatro porções de 180 calorias cada e é ótima para acompanhar carne de porco ou ave assadas”, sugere Fúvia. Confira a receita:

Ingredientes:

  • 500 g de abóbora em pedaços descascada
  • 1 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 cebola grande descascada e ralada
  • Sal a gosto
  • 6 colheres de sopa de cheiro verde
  • 1 xícara de farinha de mandioca fina
  • 6 unidades de castanha do Pará
  • Folhas de hortelã

Modo de preparo:

Cozinhe a abóbora em panela de vapor até ficar macia e adicione uma pitada de sal. Amasse grosseiramente com um garfo. Refogue em outra panela a cebola no óleo de coco e misture a abóbora, a cebolinha, a farinha de mandioca e o sal. Quando estiver pronto, coloque por cima a castanha e a hortelã.

Panetone Fit 

Como manter o peso nas festas de final de ano? Uma sugestão é apostar em uma receita de panetone fit
Divulgação
Como manter o peso nas festas de final de ano? Uma sugestão é apostar em uma receita de panetone fit


Também é possível diminuir as calorias na sobremesa trocando o panetone tradicional por um panetone fit, receita da loja de produtos naturais Bio Mundo. Veja:

Ingredientes:

  • 200ml de claras pasteurizadas
  • 1 pitada de sal
  • 200g de batata doce pré-cozida
  • 3 col de sopa de óleo de coco virgem
  • 1/2 xic de açúcar demerara ou açúcar de coco
  • 1 col de sopa de essência de panetone
  • 70 ml de suco de laranja (1 laranja pera)
  • 1 xíc de mix de farinha de castanhas
  • 2 col de sopa de farinha de linhaça dourada
  • 1 col de sopa de fermento químico
  • 1 colher de café de goma xantana
  • 1/2 xícara de mix de berries (uva passas, cramberries e blueberries)
  • Nozes trituradas a gosto

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve com uma pitada de sal, em velocidade média na batedeira. Continue batendo e acrescente o óleo de coco, a batata amassada, o açúcar/adoçante, a essência e o suco de laranja.

Em um recipiente à parte, misture as farinhas e a goma xantana. Acrescente a mistura na batedeira e bata até ficar homogêneo.

Utilizando uma colher, misture o fermento, as berries e as nozes. Coloque em uma forma de papel para panetone (ou em formas de silicone) e leve ao forno baixo pré-aquecido por aproximadamente 1h20 (forma de 500ml). Espete com a faca e se ela sair limpa está pronto.

Dica: reduza o tempo de forno quando utilizar formas de panetone menores.

Leia também: 5 alimentos que viciam muito e como transformá-los em versões mais saudáveis

Com essas dicas e receitas será mais fácil saber como manter o peso no final de ano para não ter que começar o ano correndo atrás do prejuízo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!