A British Dietetic Association - associação britânica que reúne mais de 8.500 especialistas em dieta e alimentação - costuma receber diversas dúvidas sobre a dieta das famosas. Anualmente, a entidade reúne o que de mais maluco foi dito no ano e faz uma lista em tom de alerta. 

Pensa seguir uma dieta das famosas para entrar em forma? Tome muito cuidado com isso
shutterstock
Pensa seguir uma dieta das famosas para entrar em forma? Tome muito cuidado com isso


Leia também: O outro lado - como se inspirar nas dietas das famosas

Em 2018, teve dieta das famosas defendendo beber o próprio xixi e dizendo que o ideal é basear a alimentação no tipo sanguíneo. Segundo os especialistas da associação, essas e outras dietas não devem ser seguidas e podem até trazer riscos à saúde. 

Dieta das famosas: o que esquecer para 2019

A dieta das famosas pode acabar virando uma grande dor de cabeça para você. Veja alerta de especialiastas
shutterstock
A dieta das famosas pode acabar virando uma grande dor de cabeça para você. Veja alerta de especialiastas

No relatório publicado no começo da mês, a British Dietetic Association (BDA) lista as cinco piores dietas para emagrecer das celebridades faladas em 2018 e que ninguém deve seguir em 2019. Os profissionais da entidade explicam como cada uma das práticas funcionaria e os riscos de cada uma delas: 

1. Dieta do tipo sanguíneo

Dieta das famosas: Hailey Baldwin e Cheryl Cole seguem a dieta do tipo sanguíneo
Reprodução/Instagram
Dieta das famosas: Hailey Baldwin e Cheryl Cole seguem a dieta do tipo sanguíneo

Segundo a associação britânica, tal prática é seguida por celebridades como a modelo Hailey Baldwin, noiva de Justin Bieber, e a cantora Cheryl Cole. Segundo essa dieta, os alimentos seriam tolerados e digeridos pelo corpo de maneira diferente, de acordo com o tipo sanguíneo de cada um. 

Em linhas gerais, a dieta do tipo sanguíneo defende que: 

  • Quem tem sangue  do grupo A  não deve comer laticínios e deve serguir uma alimentação vegetariana
  • Quem tem sangue do grupo B pode ingerir uma variação maior de alimentos
  • Quem tem sangue do grupo AB deve combinar as sugestões para os dois grupos (confuso, mas é isso mesmo, segundo a associação)
  • Quem tem sangue do grupo O deve ingerir bastante proteína, mas cortar laticínios, trigo, álcool e cafeína

Além disso, todos os grupos devem consumir suplementos e ervas e ainda praticar exercícios. 

De acordo com os especialistas da associação britânica, não há qualquer evidência científica para essa dieta. Eles ressaltam que quem diz que conseguiu perder peso com essa prática é porque, com há uma série de restrições, acaba-se ingerindo menos calorias. 

Ainda assim, essa não é a melhor maneira de emagrecer. "Cortar grupos alimentares [como o sugerido nessa dieta] nunca é uma boa ideia, a não ser que seja orientado e supervisionado por um profissional. Substituições são necessárias para manter a dieta balanceada", afirma Sian Porter, porta-voz da associação. 

"Por exemplo, cortar os laticínios pode reduzir o consumo de cálcio, então é preciso incluir outras fontes de cálcio na alimentação", continua Sian. 

Ela ainda alerta: "Qualquer plano alimentar que inclua suplementos especiais deve ligar um sinal de alarme". 

Vale lembrar que por aqui a dieta do tipo sanguíneo também já foi condenada. Segundo a nutricionista Thayana Albuquerque, essa é uma das dietas mais famosas do Google . Ela concorda com os especialistas britânicos e diz que a prática não é uma boa ideia. 

2. Beber o próprio xixi

Dieta das famosas: professora de ioga Kayleigh Oakley já foi notícia na imprensa britânica ao falar que bebe sua urina
Reprodução/Instagram
Dieta das famosas: professora de ioga Kayleigh Oakley já foi notícia na imprensa britânica ao falar que bebe sua urina

A BDA diz que o boxeador mexicano Juan Manuel Marquez e conhecida professora de ioga entre os britânicos Kayleigh Oakley bebem o próprio xixi. A razão para isso seria se hidratar e ainda promover uma limpeza no corpo. Outros benefícios seriam ganho de energia e melhora na imunidade. 

Segundo a associação, definitivamente essa não é uma boa ideia. Eles defendem que além de, mais uma vez, não ter nenhuma comprovação científica desses benefícios, beber a urina pode ser prejudicial e trazer riscos de infecções. Além disso, os rins já fazem o trabalho de eliminar as toxinas do corpo justamento onde? Isso mesmo, na urina. 

3. Chás detox ou cafés emagrecedores

Dieta das famosas: Khloe Kardashian usa chás e bebidas detox para manter a boa forma
Reprodução/Instagram
Dieta das famosas: Khloe Kardashian usa chás e bebidas detox para manter a boa forma

Essa é uma dieta das famosas como Cardi B, Kim Kardashian, Khloe Kardashian e muitas outras. Como afirma o relatório da BDA, não é difícil achar uma celebridade ou influenciadora que diz que emagreceu depois de alguma bebida que promove o detox no corpo. 

O problema dessa prática, segundo a associação, é que faz parecer que tais chás ou cafés são milagrosos e que só com eles é possível alcançar um emagrecimento saudável e ainda manter o peso ideal. 

Além disso, geralmente tudo não passa de propaganda. "No melhor cenário você vai gastar seu dinheiro em um um produto que não terá efeito algum. Muitas dessas bebidas contêm ervas com evidências muito pequenas de alguma relação com a perda de peso", diz Chloe Hall, mais uma porta-voz da entidade. 

"E no pior dos cenários você vai passar muito tempo no banheiro. Alguns desses chás contêm substâncias laxativas. Você pode acabar com dor no estômago e diarreia", completa Chloe. Ela também fala que o uso prolongado de laxantes por causar problemas intestinais. 

Para piorar, alguns desses produtos levam muita cafeína, que se ingerida em excesso pode deixar a pessoa ansiosa, trêmula e com palpitações no coração. 

Leia também: 4 erros clássicos da dieta detox que colocam a saúde em risco e como corrigi-los

4. Emagrecedores

Dieta das famosas: princesa Eugiene, segundo a imprensa local, usou emagrecedores antes do casamento
Reprodução/Instagram
Dieta das famosas: princesa Eugiene, segundo a imprensa local, usou emagrecedores antes do casamento

A associação britânica lembra também que famosos viraram notícia depois de irem além dos sucos e chás detox. A imprensa britânica comentou que membros da realeza, como príncipe Harry e a princesa Eugiene, tomaram emagrecedores antes de seus casamentos em 2018. Eles usaram um suplemento chamado "Slim Me", que custa aproximadamente 100 libras por mês (cerca de R$ 496). 

O produto contém pó de glucomanano, uma espécie de formador de fibra que deve ser ingerido três vezes ao dia, antes das principais refeições, para dimunuir a fome. No combo emagrecedor ainda há cápsula detox e outras que supostamente ajudam na digestão. O produto ainda se vende, dizendo que contém a dose diária de nutrientes necessária para uma pessoa.

A BDA ressalta que sempre é bom ter receio com suplementos que se dizem milagrosos. Além disso, a fibra encontrada no item é uma quantidade menor do que se tem em uma fatia de pão integral. Para piorar, o pó usado tem efeito laxativo, que pode causar diarreia, inchaço e flatulência se tomado sem necessidade. 

Como os especialistas afirmam, o processo de emagrecer é demorado e exige esforço e reeducação alimentar. E aí a ideia de diminuir a fome é condenada, já que o ideal é aprender a lidar com as vontades e desejos e conseguir inserir isso em uma alimentação saudável. 

5.  Dieta da água alcalina

Dieta das famosas: Beyoncé está entre as adeptas da água alcalina
Reprodução/Instagram
Dieta das famosas: Beyoncé está entre as adeptas da água alcalina

A lista de famosos que são adeptos da água alcalina é longa e inclui nomes como Donald Trump, Barak Obama, Beyoncé, Madonna e Robert Downey Jr. 

A água alcalina tem um PH maior que a água "normal" e ainda conteria compostos como cálcio, sílica, potássio, magnésio e bicarbonato. Graças a essas características, acredita-se que tam produto ajude o corpo a metabolizar melhor os ingredientes e eliminar mais toxinas que a água normal. 

Há também quem diga que a água alcalina, geralmente com PH entre 8 e 9, contribui para reduzir a acidez do corpo. 

Mais uma dieta das famosas que não passa de besteira, segundo os especialistas britânicos. Eles dizem que, sim, é importante ingerir água para uma boa saúde, mas que não vale a pena gastar mais com uma água especial. 

O relatório explica também que o corpo já é capaz de, sozinho, regular o seu PH - ingerir água alcalina não irá influenciar nisso. "E a maioria das pessoas tem fígado e rins em perfeitas condições de eliminar as toxinas do corpo", completa Kaitlin Colucci, também porta-voz dos médicos britânicos. 

Não gaste dinheiro a toa

É preciso cuidado com a dieta das famosas e também com remédios e produtos para emagrecer milagrosos
shutterstock
É preciso cuidado com a dieta das famosas e também com remédios e produtos para emagrecer milagrosos

Para completar, o relatório ainda faz um alerta. Como afirma Duane Mellor, membro do conselho da BDA, muitos produtos divulgados por aí só representam gastos a mais no final do mês. 

"Parece que todo ano mais e mais produtos chegam às prateleiras envoltos em promessas de emagrecimento rápido e ganho de energia, mas as evidências científicas pr trás desses produtos são muito limitadas. E mesmo assim eles continuam com o preço lá no alto", analisa Mellor. 

"A verdade, entretanto, é que há muitos e muitos jeitos de fazer uma alimentação saudável e muitas das maneiras de melhorar a sua dieta não incluem acabar com a conta bancária", completa o especialista da associação britânica.

Melhor do que seguir uma dieta das famosas ou apostar em produtos milagrosos é rever a alimentação e, por exemplo, investir em uma variedade maior de frutas e verduras no dia a a dia, indica Mellor. Outra sugestão é procurar um especialista para montar um cardápio individualizado, de acordo com as suas necessidades e objetivos, seja emagrecer, ganhar massa ou melhorar a qualidade de vida. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!