Manter uma dieta regrada e fazer exercícios físicos são hábitos geralmente recomendados pelos especialistas para quem deseja emagrecer, mas muitas vezes a razão pela qual as pessoas estão acima do peso é muito mais profunda. O que acontece é que a maioria até muda o estilo de vida, mas não consegue manter isso e acaba  caindo no efeito sanfona . Porém um método natural pode ser a chave para perder peso e não engordar mais.

Segundo estudo, é possível perder peso com meditação porque isso ajuda a não comer compulsivamente
shutterstock
Segundo estudo, é possível perder peso com meditação porque isso ajuda a não comer compulsivamente


Estar acima do peso ou obeso pode levar a inúmeros problemas de saúde, incluindo pressão alta, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Apostar em uma alimentação saudável e se manter na ativa realmente traz benefícios para a saúde e para o corpo, mas praticar meditação pode ajudar a manter o peso controlado para sempre. Isso é o que indica um estudo sobre perder peso realizado pela universidade de McGill, no Canadá.

Como a meditação ajuda a perder peso?

Perder peso e mantê-lo é possível com a meditação, pois a técnica trabalha a questão emocional ligada ao desejo de comer
shutterstock
Perder peso e mantê-lo é possível com a meditação, pois a técnica trabalha a questão emocional ligada ao desejo de comer


Boa parte das pessoas come muito quando estão estressadas ou chateadas, portanto ter um tempo para meditar diariamente ajuda a relaxar e melhorar a saúde de forma geral. Na pesquisa foi constatado que a prática da meditação contribui para equilibrar o lado emocional ligado à alimentação, ou seja, com a cabeça tranquila os hábitos alimentares melhoram e isso colabora para um emagrecimento mais rápido e sem grandes oscilações no futuro.

A meditação torna a pessoa mais consciente de si mesma e do seu corpo. A explicação dos pesquisadores é que a prática ajuda o indivíduo a ficar sintonizado e, dessa forma, é mais provável que ele perceba se está realmente com fome ou se está apenas comendo um pacote de bolacha por hábito.

“Embora os participantes [que mudaram de estilo de vida] tenham perdido uma média de 7% a 10% do peso corporal inicial, eles demonstram que tendem a recuperar um terço deste peso perdido dentro de um ano. Daqui a cinco anos, aproximadamente, metade dos outros participantes retornarão ao seu peso original”, afirmam os pesquisadores dos Departamentos de Psicologia e Psicologia Educacional e de Aconselhamento de McGill.

A meditação auxilia a perder peso e a pessoa consegue mantê-lo porque ela sabe quando realmente quer comer
shutterstock
A meditação auxilia a perder peso e a pessoa consegue mantê-lo porque ela sabe quando realmente quer comer


Os especialistas também revisaram 19 estudos anteriores com temas similares para conseguirem examinar como as técnicas que envolvem melhorar a atenção podem ajudar na perda de peso. Os resultados revelaram que a prática meditativa é eficaz para emagrecer e “amplamente eficaz” na redução de comportamentos alimentares relacionados à obesidade.

A revisão desses estudos também mostrou que aquelas pessoas que seguiram algum tipo de programa de mudança de estilo de vida perderam uma média de 4,7% de seu peso corporal inicial, enquanto aqueles que meditaram perderam 3,3%. As pessoas que praticaram técnicas voltadas para desenvolver uma atenção plena conseguiram manter seu peso com mais sucesso.

Leia também: Mulher perde 30 kg fazendo 15 minutos de exercícios em casa; saiba mais 

Vale ressaltar que meditar não é simplesmente cruzar as pernas e fechar os olhos. Essa é uma prática que precisa de técnica e a pessoa pode ir se aprimorando para realmente conseguir trabalhar a mente e, com isso, perder peso e não engordar novamente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!