Entre uma gravação e outra de “Malhação”, novela da Rede Globo em que vive a personagem Marli, a atriz Julia Mendes  destina parte de seu tempo na busca por um estilo de vida saudável – e não só na busca, mas na promoção também.

Leia também: Dieta saudável: afinal de contas, qual você deve fazer no seu dia a dia?

A atriz Julia Mendes sempre gostou de praticar exercícios físicos, porém, após perceber que estava passando dos limites do que era saudável, precisou encontrar equilíbrio para conseguir manter um estilo de vida saudável de verdade
Ricardo Zenicola/Divulgação
A atriz Julia Mendes sempre gostou de praticar exercícios físicos, porém, após perceber que estava passando dos limites do que era saudável, precisou encontrar equilíbrio para conseguir manter um estilo de vida saudável de verdade

Quem encontra o perfil dela no Instagram percebe logo de cara que Julia Mendes é daquelas que sua a camisa de verdade na hora de se exercitar. Em entrevista ao Delas , a atriz revela que sempre foi assim, de dar o máximo de si em tudo o que faz, e foi ao juntar esse seu estilo com os sentimentos que ela tem pela Bahia que surgiu a hashtag #suadeiradabahia , que sempre acompanha seus posts promovendo um estilo de vida saudável .

“Eu faço minhas atividades, e eu suo muito. Se eu não saio suada, é como se eu não tivesse feito meus exercícios”, brinca Julia. “E a Bahia me lembra calor, alto astral, é uma metáfora. Lembrar da Bahia também me faz pensar em festa, e é justamente o que eu faço na academia, uma festa. E o #suadeiradabahia vale para tudo, dar seu máximo sempre, manter o bom humor, ser positivo.”

A atriz explica que percebia que muita gente não gostava “do caminho” até os resultados da musculação. Muita gente acha chato, maçante e vai mais por obrigação do que vontade própria para a academia, e a hashtag e os posts dela surgiram como uma forma de mostrar que não precisa ser assim.

A post shared by Julia Mendes (@jujumecontatudo) on

Com mais de 186 mil seguidores no Instagram, os resultado já aparecem nos relatos que recebe dos internautas. “Recebo muitas mensagens de gente que antes detestava fazer exercícios. Recebo também muito ‘antes e depois’ de gente que ganhou motivação com meus posts.”

“Tenho sobrepeso e, graças a você, abandonei a preguiça e todos os dias faço caminhada das 6h às 7h da manhã. Não importa se é dia útil ou final de semana, o importante é não ficar sem praticar a caminhada”, afirmou uma seguidora em uma das fotos de Julia.

“Ju, você é uma linda! Minha inspiração. Depois que comecei a te seguir, eu entrei na academia e estou me cuidando muito mais! Você é incrível”, escreveu outra sobre conseguir um estilo de vida saudável após conhecer o perfil da atriz.

Estilo de vida saudável com equilíbrio

Atriz Julia Mendes passou a motivar até mesmo pessoas sedentárias a conquistar um estilo de vida saudável
Reprodução/Instagram/jujumecontatudo
Atriz Julia Mendes passou a motivar até mesmo pessoas sedentárias a conquistar um estilo de vida saudável

A atriz revela que sempre praticou atividade física, começando na dança, com balé. Porém, por conta da carreira e das gravações, não consegue mais ter um horário fixo para manter as aulas, e foi assim que ela começou com a musculação , que tem horários flexíveis.

“Não era muito fã, mas os médicos sempre dizem que não tem como fugir da musculação, então… A verdade é que comecei praticando corrida, mas quem corre precisa se fortalecer, e foi aí que eu conheci o Guilherme.”

Guilherme Ferreira é personal trainer, ultramaratonista e parceiro de Julia na "Suadeira da Bahia" e na busca por uma estilo de vida saudável. O profissional de educação física já acompanha a atriz há cinco anos, e foi ao lado dele que ela passou a construir um gosto pela musculação. “Ele é um querido, e eu também passei a ver resultado – mas demora tempo.”

Ter alguém do lado na hora de praticar exercícios ajuda Julia a manter o foco no estilo de vida saudável e a não deixar de dar seu máximo. “A gente conversa e entende aonde quer chegar junto. Uma companhia para malhar é sempre bom, mas uma companhia profissional, além de estimular, ainda te faz fazer tudo com consciência corporal. Eu fico atenta a cada detalhe do exercício, ele me acostumou a sempre dar o melhor de mim, me estimula muito.”

Leia também: Subir escadas é opção para ganhar condicionamento e perder peso

undefined
Reprodução/Instagram/jujumecontatudo

Atriz precisou diminuir a frequência na academia para conseguir encontrar equilíbrio e um estilo de vida saudável de verdade, sem exageros

Porém, mesmo com os cuidados para manter um estilo de vida saudável, a atriz percebeu que quase passou dos limites há alguns anos. Julia sempre foi magra, mas percebeu que estava ficando viciada nos exercícios. “Hoje, eu encontrei equilíbrio, mas eu fazia muita atividade física. Nunca começou por estética, mas por puro prazer mesmo, e quando eu vi fazia mais de uma hora de aeróbico por dia.”

O susto veio quando a atriz foi ao médico e ouviu do profissional que ela estava com um percentual de gordura tão baixo que poderia até mesmo ter dificuldades para engravidar, algo que ela deseja para o futuro, por não conseguir gerar hormônios.

“E a vida social foi perdendo a graça também. Deixei de ir a eventos por que a comida ‘não ia ser boa’. Tudo do entorno foi sendo massacrado em prol de um corpo que eu já gostava antes. E eu sempre reforço: a gente tem de fazer exercício para se sentir bem e estar saudável. Minha fixa caiu [de que havia algo errado] quando tudo passou a girar em torno do meu corpo.”

Felizmente, a atriz percebeu a tempo que a cabeça já não estava boa, que a vida foi “afunilando” e que ela estava ficando angustiada. O excesso de cuidados passou a deixar de gerar benefícios, mas ela conseguiu perceber que isso estava errado e reencontrou o equilíbrio.

Para quem busca mudar hábitos e encontrar equilíbrio também, a primeira dica de Julia é tentar descobrir um prazer dentro das coisas que a pessoa gosta, já que tudo que é feito por obrigação não dura muito tempo. “Para algo a longo prazo, tem de ser algo que você sente prazer dentro disso, seja na ioga, dança ou até caminhada . Porque se for para fazer algo obrigado, aí é melhor ir dormir, até porque dormir faz bem também”, brinca a atriz.

“Equilíbrio é isso, realmente não fazer nada em excesso, porque em algum momento a pessoa paga por isso. Mas ainda assim dá para comer o que há de bom, se não a gente para de reger a própria vida, e a gente tem de ser o maestro da nossa vida, sem nos esquecermos dos prazeres”, completa Julia sobre um estilo de vida saudável .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!