Quem assistiu à temporada anterior de “Malhação” já está acostumado a ver Ana Hikari atuando. Agora, quem acompanha o dia a dia da atriz na internet já percebeu que ela está disposta a encarar desafios. Em um de seus posts recentes, a jovem chegou a dizer que está firme na academia e incentivou seus seguidores a investirem em uma vida mais saudável.

Leia também: Confira 8 erros que podem acabar com seu desempenho na academia

Após pedido médico, Ana Hikari resolveu levar a sério os treinos da academia e acabou gostando de fazer musculação
Luis Dalvan
Após pedido médico, Ana Hikari resolveu levar a sério os treinos da academia e acabou gostando de fazer musculação


A publicação de Ana Hikari , é claro, não surpreenderia ninguém se ela não tivesse dito, anteriormente, que detesta academia. Como muitos, porém, a moça afirma que precisou superar essa antipatia em nome da saúde, e por isso está cada vez mais “fitness”. “Rompi um ligamento do pé, em 2013, e por reflexo fiquei com um problema no joelho”, conta ao Delas .

Diagnosticada com condromalácia, um desgaste na cartilagem do joelho, a artista afirma que não tinha outra opção a não ser arregaçar as mangas e treinar. “Muitas mulheres têm isso e não sabem. O uso do salto alto, muitas vezes, é o que causa o problema. Eu sinto muita, muita dor. E o meu ortopedista deixou claro que eu tinha de fazer esse fortalecimento muscular ou ia acabar rompendo mais ligamentos – e só restaria fazer uma cirurgia”, revela.

Embora tenha recebido esse encaminhamento para a musculação , Ana nunca foi uma pessoa sedentária. Apaixonada por dança, a revelação da Globo faz balé desde a faculdade. Para ajudar em seu desempenho no teatro, também investiu em aulas de circo, pilates e conseguiu adquirir um conhecimento vasto, como dançarina, ao fazer hip hop, maracatu e forró.

“Meu corpo nunca ficou parado, mas eu nunca fui fã de esportes. A única matéria que peguei recuperação, na minha vida, foi Educação Física (risos). Agora, eu até fico me perguntando se não me daria bem fazendo as aulas da escola”, diz Ana Hikari, que conseguiu encontrar motivação para atender as recomendações médicas e está dando tudo de si na musculação.

Ana Hikari apostou em treinos mais dinâmicos

Ana Hikari está sempre em movimento: a atriz faz várias atividades físicas, tem a agenda cheia e não recusa trabalho
Raquel Cunha/Globo
Ana Hikari está sempre em movimento: a atriz faz várias atividades físicas, tem a agenda cheia e não recusa trabalho


A atriz de 23 anos não dizia que detestava ir para a academia da boca para fora. Antes de ser praticamente obrigada a fazer a atividade física, ela já tinha tentado seguir essa rotina algumas vezes. O problema, no entanto, é que seus treinos nunca eram atrativos. E o próprio ambiente fechado, com pessoas treinando, a deixava incomodada.

“Eu sempre achei muito chato. Quando eu era adolescente, algumas amigas minhas faziam e me chamavam. Eu ia uma vez ou outra, mas não gostava de ficar puxando ferro. Acho que eu tinha preconceito com a academia. Eu tentava fazer, mas saía depois de um tempo e procurava outra atividade física, até que o corpo falou mais alto e eu precisei mudar”, conta a jovem.

Desde que resolveu pegar firme nos treinos, Ana Hikari afirma que sua vida mudou para melhor. O segredo para não desistir foi conversar com os professores a fim de encontrar um treino que a deixasse motivada para valer. Antes de encontrar um lugar que a fizesse bem, a atriz conta que apostou em uma academia mais tranquila para ir pegando o jeito aos poucos.

“Escolhi uma que era mais vazia e fui descobrindo treinos que eram um pouco mais divertidos. No começo, eu sempre dava um ‘migué’, sabe? Pegava pouco peso, fazia umas coisas bem de leve e só queria exercícios que não demandavam muito esforço, só para mostrar que estava fazendo mesmo”, admite, aos risos.


Este ano, mais acostumada com a rotina fitness, a atriz conta que trocou de academia e foi aí que se encontrou para valer com a atividade. “Os professores dinamizaram os meus treinos e eu acho que isso foi o que fez a diferença. Você precisa encontrar exercícios que sejam legais, que você sinta prazer fazendo aquilo e que, no final, vão dar resultados para o seu corpo, tanto visualmente como para a saúde”, aconselha.

Hoje, Ana Hikari se sente muito mais saudável e até arrisca dar dicas para quem, assim como ela, tem certa resistência aos treinos de musculação. A paulistana acredita que ninguém deve fazer algo que não goste e aconselha seus amigos e seguidores a conversarem com os professores da academia para trocarem os treinos quantas vezes for preciso, até que aquilo se torne algo prazeroso.

Leia também: 7 dicas para não se sentir como uma 'barata tonta' no primeiro dia de academia

“Eu acho que a atividade física faz bem para o corpo quando está atrelada ao prazer. Eu percebi que me traz saúde mental, uma paz mesmo. Descobri, treinando, que o meu equilíbrio mental também vem da atividade física, do meu corpo estar trabalhando e em movimento. E é muito bom quando você entende isso”, afirma.

Além da musculação, Ana Hikari investe tempo em outras atividades

Além de atuar, Ana Hikari é apaixonada pela dança. A atriz faz aula de balé há alguns anos e adora investir tempo nisso
Raquel Cunha/Globo
Além de atuar, Ana Hikari é apaixonada pela dança. A atriz faz aula de balé há alguns anos e adora investir tempo nisso


Embora não esteja com um trabalho na TV atualmente, Ana Hikari tem uma agenda cheia. Para a academia, por exemplo, ela faz questão de ir todos os dias. A intenção é não perder o ritmo e evitar as dores no joelho. “Acabo treinando mais de segunda a sexta, mas quando dá para ir aos fins de semana, eu vou também”, conta ela, que já experimentou tentar uma folguinha e sentiu na pele o peso das faltas.

“O fato de ter ficado uma, duas semanas sem treinar... Nossa! Faz toda a diferença. Eu já sinto dor no joelho se fico sem treinar uma semana, imagina mais tempo parada? Ficar sem ir para a academia me deixa ansiosa, precisando encontrar algo para acalmar a mente”, argumenta.

Na época em que estava no ar em “Malhação”, a atriz revela que ainda não pegava tão firme na academia e faltava demais por causa das gravações. O resultado? Mais cansaço aos fins de semana. “É incrível como a gente fica mais cansada mentalmente quando não faz uma atividade física”, afirma Ana Hikari. Por falta de uma, inclusive, agora ela faz várias.


“Continuo fazendo balé, ioga, dança contemporânea e estou começando o jazz. Dentro da própria academia, acabo fazendo algumas aulas de muay thai, luta. Estou sempre com o corpo fazendo um milhão de coisas”, conta, orgulhosa. Segundo ela, o limite para a prática de exercícios está nos sinais que o corpo dá e é algo individual, que varia de pessoa para pessoa.

“Eu não sou profissional da saúde para dizer se existe um limite para a musculação ou para outros exercícios, mas o que posso dizer é que existe um limite para as coisas que você quer para você. Então, se você não está afim de algo e não se dá bem com aquilo, dá para você buscar em outros lugares algo que possa te fazer bem e te deixar saudável. Acho que o limite é se você está feliz ou não”, defende.

“Procurar um nutricionista é fundamental”, afirma Ana Hikari

Ana Hikari segue uma dieta saudável e afirma que está comendo mais do que comia antes de passar com a nutricionista
Reprodução/Instagram
Ana Hikari segue uma dieta saudável e afirma que está comendo mais do que comia antes de passar com a nutricionista


Para cuidar do corpo e da saúde, além da prática de atividades físicas, Ana Hikari valoriza o apoio de quem entende do assunto. Para a artista, apostar em dietas malucas ou no jejum não está com nada. Quando ela procurou uma nutricionista, inclusive, foi surpreendida ao descobrir que precisava comer mais porque gasta muita energia diariamente.

“Eu tive que mudar algumas coisas na minha alimentação porque eu comia muito pouco para a quantidade de atividade física que eu faço. Eu sou uma pessoa muito elétrica, faço muitas coisas durante o dia”, diz ela. A primeira mudança que a profissional fez no cardápio de Ana, por isso mesmo, foi aumentar a quantidade de proteína ingerida.

“Quando você faz um treino puxado, você precisa de proteína para compensar e reconstruir todas as fibras musculares que adquiriu com a atividade. Como aumentei bastante a quantidade de proteína, diminuí o carboidrato e aumentei a gordura boa”, explica. Por conta disso, agora, um dos melhores amigos da atriz é o abacate.

Leia também: Descobrimos o segredo do corpo de Cleo e vamos contá-lo para você

“O abacate tem gordura boa, então estou comendo bastante. O mais legal disso tudo é que estou comendo muito mais saudável e muito mais que antes também. Eu sempre tive um pé atrás com essas coisas de fazer dieta porque sempre achei que não podia comer nada, mas descobri que pode ser equilibrado, com coisas gostosas”, finaliza Ana Hikari , feliz com a fase que está vivendo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!