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Não basta realizar exercícios abdominais para conseguir uma barriga "seca", ficar de olho na alimentação é essencial nessa hora, além de outros cuidados

A modelo e atriz Thaiz Schmitt tem um tipo de barriga que é muito buscado pelas mulheres: chapado, mais seco e definido. Porém, apesar de já ter uma “ajudinha” da genética para conseguir esse tipo físico, ela não apenas faz alguns exercícios abdominais para ter um abdômen definido. Os cuidados com essa parte do corpo vão muito além. 

Modelo Thaiz Schmitt conta que até mesmo dormir bem a ajuda ter abdômen definido, não apenas algumas abdominais
Arquivo pessoal
Modelo Thaiz Schmitt conta que até mesmo dormir bem a ajuda ter abdômen definido, não apenas algumas abdominais

“Eu sempre fui muito vaidosa. Participei de concursos de beleza desde novinha, então sempre prestei mais atenção no corpo”, conta em entrevista ao Delas . Thaiz revela que quando era mais nova bastava “ fechar a boca ” um dia para a barriga ficar mais retinha e ela consegui o abdômen definido que queria.

“Mas eu já vou fazer 30, e aí o segredo é cuidar no dia a dia, para não deixar acumular gordura na região. Se não, para perder… cada ano que passa fica mais difícil.”

O que Thaiz faz para ter a barriga que tem, na verdade, não é nenhum segredo, mas inclusive a recomendação dos especialistas da área fitness e de beleza: a combinação boa alimentação, foco no treino de fortalecimento e cardio e, claro, alguns tratamentos estéticos.

Exercícios para um abdômen definido

Prancha abdominal é uma das formas de fortalecer a região e conseguir um abdômen definido, mas sempre com acompanhamento profissional, já que estimular demais um músculo pode gerar lesões e não benefícios
Reprodução/Instagram/sthanketrainer
Prancha abdominal é uma das formas de fortalecer a região e conseguir um abdômen definido, mas sempre com acompanhamento profissional, já que estimular demais um músculo pode gerar lesões e não benefícios

Thaiz revela que faz um treino que integra fortalecimento e cardio. Em apenas uma hora, sai “pingando”, conta. Os exercícios são intensos, mas foi resultado de uma conversa que ela teve com o profissional que a acompanha para conseguir o corpo que quer e um abdômen definido.

Focando nos exercícios, o profissional de educação física Valci Mendes, da rede de academias Fórmula Academia, explica que a parede abdominal é formada por um conjunto de músculos que são o reto do abdômen, oblíquos internos e externos e o transverso do abdômen. Porém o trabalho muscular acontece a partir da flexão do tronco ou de coluna à frente do corpo, quando você tenta projetar sua cabeça na direção do seu quadril ou pernas. 

“Os exercícios para esta determinada região do corpo devem seguir duas maneiras de execução: isométrica, quando não existe o movimento, ou isotônica, quando existe o movimento. Um exemplo fácil de exercício isométrico é a famosa ‘ prancha ’, onde a pessoa posiciona seu corpo estendido sobre o apoio dos cotovelos e dos pés e mantém seu corpo elevado porém paralelo ao solo.” 

Já no caso do exercício em que há movimentação do corpo, o exemplo dado por Mendes é o abdominal "crush” ou “curtinha", onde a pessoa se posiciona deitada com as costas ao solo e joelhos flexionados. As mãos podem se posicionar cruzadas acima do peito ou atrás da cabeça. A pessoa contrai o músculo abdominal até conseguir retirar a região das escápulas do solo, evitando projetar a cabeça á frente, em direção aos joelhos e retorna à posição inicial.

Mas calma lá. Se você acha que basta fazer exercícios todos os dias, com várias repetições, está completamente engana. “Assim como qualquer músculo do seu corpo, o músculo do abdômen também precisa de descanso para que possa ser treinado novamente em outra oportunidade”, explica o profissional de educação física.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o músculo não precisa de estímulos diários para crescer. Na verdade, o descanso também é essencial para ele ficar mais forte, definido, resistente ou hipertrofiado. “Caso contrário, somente irá sobrecarregar a fibra muscular causando lesões.”

Cuidados ao fortalecer o abdômen

Na busca por um abdômen definido, muitas pessoas podem fazer exercícios sem o acompanhamento de um especialista, mas isso aumenta o risco de problemas como hérnia discal, dores agudas na região das costas e câimbras abdominais
Shutterstock
Na busca por um abdômen definido, muitas pessoas podem fazer exercícios sem o acompanhamento de um especialista, mas isso aumenta o risco de problemas como hérnia discal, dores agudas na região das costas e câimbras abdominais

Seja porque a pessoa busca um abdômen definido ou não, fortalecer essa região é importante porque ajuda a manter uma postura mais adequada, o que é essencial para o dia a dia para evitar dores ou até problemas mais graves na coluna. “Um benefício é o equilíbrio entre as regiões lombar e abdominal, evitando assim uma lordose”

Como explica Mendes, a musculatura do abdômen também poderá segurar vísceras e órgãos que com o passar dos anos e a ação da gravidade tendem a pesar sobre o assoalho pélvico, deixando uma frouxidão e até a impressão de uma “barriguinha indesejada”.

Mas como um exercício feito de forma errada pode virar um verdadeiro problema, o profissional de educação física alerta que antes de tentar qualquer treino para conseguir um abdômen definido é essencial consultar um especialista no assunto para elaborar um programa adequado para as necessidades de cada pessoa.

“Execute os exercícios mais simples para depois progredir para os mais complexos. Atente-se também para a postura de execução, pois um movimento inadequado pode causar sérias lesões”, afirma Mendes. Entre os riscos de ultrapassar os limites do corpo, ele destaca os seguintes:

  1. Hérnia discal;
  2. Protrusão, dependendo do tipo de exercício;
  3. Dores agudas na região das costas;
  4. Câimbras abdominais;
  5. Cifose (desvio da coluna) e dores cervicais.

“Respeite as séries e intervalos prescritos pelo seu instrutor, pois ele saberá a hora certa de ajustá-las e qual exercício será o mais adequado para suas necessidades. É importante também prestar atenção às correções feitas pelo professor."

O especialista afirma que uma musculatura abdominal fortalecida e bem trabalhada proporciona uma melhor no equilíbrio postural e ajuda em diversas atividades do dia a dia, porém, como ele brinca, o treinamento constante e sério “não é um mar de rosas”.

“Então tenha muito empenho e força de vontade para passar pelas dificuldades de treinar esses músculos , mas garanto para você que os frutos serão colhidos e com muito orgulho aproveitados. Determinação e dedicação é o segredo para um abdômen definido."

Só o fortalecimento muscular não basta

Seja para ter uma vida mais saudável ou um abdômen definido, é essencial prestar atenção no que a gente come
Shutterstock
Seja para ter uma vida mais saudável ou um abdômen definido, é essencial prestar atenção no que a gente come

Apesar de um treino de fortalecimento muscular ser essencial para conseguir um abdômen definido, apenas ele não vai gerar os resultados que as pessoas buscam. Mendes explica que não existe exercício específico para queimar gordura localizada, e que isso se deve a outros processos fisiológicos.

“Se você está procurando ter um abdômen definido e sarado, primeiro você tem de dar um fim na capa de gordura subcutânea que reveste seus músculos, pois se esta camada de gordura for muito grande não será possível ver o resultado de seu esforço.”

Deste modo, quem busca definir o corpo também precisa pensar nos hábitos alimentares. Além de evitar um ganho de peso que pode não fazer bem para o corpo, manter uma dieta equilibrada faz a pessoa prevenir diferentes doenças que estão relacionadas a uma má alimentação, como explica a nutróloga Ana Luísa Vilela.

Já pensando em definição, é necessário diminuir a gordura corporal, e para isso muitas vezes é preciso consumir menos do calorias.

“Se você quer um corpo legal, quer ganhar massa magra ou se você quer definir o corpo, lógico que a alimentação é muito importante. Cada vez que você come bem, cada vez que diminui gordura e come modernamente, vai perdendo estoque de gordura e construindo musculatura, que é fundamental para a gente definir o corpo.”

Na hora de escolher os alimentos a serem ingeridos, vale lembrar que alimentos muito fermentados, grãos e alimentos de difícil digestão costumam inchar um pouco a barriga, alterando a aparência do abdômen.

“Há também os casos de intolerância, como à leite ou ao glúten, mas isso vai de pessoa para pessoa. Um alimento pode fazer mal para você e bem para outras. Os grãos também aumentam os gases e dão falsa sensação de gordura.”

Por outro lado, alguns alimentos também podem ajudar na hora de eliminar gordura e conseguir um abdômen definido. Ana explica que alguns aumentam a termogênese, que é o processo do corpo para queimar calorias e produzir calor, como pimentas, alguns temperos e até suplementos com esse objetivo mesmo. 

“Mas não só isso, é preciso mesmo manter uma alimentação balanceada, um bom nível de proteína e diminuir carboidrato. Tudo isso é fundamental para a gente ter caloria de menos e acabar gastando mais.”

Só não dá para se esquecer da hidratação, já que a água também vai influenciar na aparência da barriga. A especialista afirma que sem uma boa hidratação a gente não perde gordura.

“Quem não consome muita água provavelmente tem um metabolismo mais lento porque não vai ter o substrato para fazer queima e mandar o que o corpo não precisa para fora. Então se hidratar é sinônimo de perder peso, já que ao beber água o organismo vai ficar se limpando e colocando o que não precisa para fora.”

Tratamentos estéticos que ajudam na definição do abdômen

Criolipólise está entre os tratamentos estéticos queridinhos para acabar com gordura e conseguir um abdômen definido
Shutterstock
Criolipólise está entre os tratamentos estéticos queridinhos para acabar com gordura e conseguir um abdômen definido

Conseguir aquela “barriga das influenciadoras”, porém, pode ser mais difícil do que você imagina. No caso das mulheres, existe a questão do ciclo menstrual também, que pode interferir na aparência por conta do inchaço natural durante a TPM. E até o sono, de acordo com Thaiz, influencia na hora de alcançar um abdômen definido.

Para sair bem nas fotos, então, ela não abre mão de alguns procedimentos estéticos.  A modelo e atriz revela que faz drenagem linfática ao menos uma ver por semana, mas intercala com outros tratamentos, já que não costuma ver resultados quando fica apenas com a drenagem.

De acordo com especialistas, além da drenagem linfática uma “queridinha” das mulheres é criolipólise, técnica que utiliza temperaturas baixas para congelar a camada gordurosa e eliminar a gordura localizada, já que o frio quebra células de gordura. Mas até nesse caso vale fazer os “combinadinhos” para melhores resultados. Entre as novidades para o verão estão as ondas de choque.

“Na técnica da criolipólise, o aparelho é acoplado à pele. Por meio de uma leve sucção, promove uma diminuição do fluxo de sangue na área tratada e inicia-se o processo de congelamento de forma gradativa.

"Quando o procedimento se encerra, as células de gordura que sofreram o congelamento são liberadas através do metabolismo natural do nosso organismo de forma gradual”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A indicação de ondas de choque para massagear a pele é feita para aumentar o processo metabólico, melhorar o retorno venoso e linfático e promover a quebra da gordura dentro das células, potencializando o efeito da criolipólise. Segundo especialistas, o paciente não sente dor e pode voltar imediatamente às atividades normais após o procedimento.

Vale alertar que independentemente do procedimento escolhido é essencial a pessoa ouvir a opinião de um especialista de confiança e conhecer bem o tratamento para não correr risco de problemas.

Truques podem "definir mais" o abdômen

Má postura e má iluminação podem mostrar uma verdade do seu corpo que nem mesmo existe, prova modelo em fotos
Instagram/imrececen/Reprodução
Má postura e má iluminação podem mostrar uma verdade do seu corpo que nem mesmo existe, prova modelo em fotos

Porém, talvez a gente tenha uma “má notícia” para você – ou talvez você possa encará-la como a verdade sendo dita: as técnicas para conseguir um abdômen definido não param por aí. Além de foco na academia, dieta equilibrada e alguns tratamentos estéticos, no caso das fotos que são compartilhadas nas redes sociais ou publicadas em revistas e sites há ainda outros fatores que influenciam.

As musas e modelos sabem que postura ou pose fazer para conseguir o melhor ângulo. A luz do momento da foto também pode esconder ou evidenciar os músculos e/ou “imperfeições”. Isso sem contar nos filtros e outras edições de imagem, como já revelaram diversas influenciadoras  nas redes sociais.

Sendo assim, se você busca conseguir um abdômen definido, tente evitar focar muito nessas imagens e busque modelos “reais” de definição. Conversar com pessoas da área de educação física pode ser importante para entender melhor como funciona seu próprio corpo e até onde ele pode chegar. E claro, é essencial lembrar que ser saudável é mais importante do que a forma como seu corpo aparenta, e por um tanquinho não vale a pena arriscar a própria saúde.

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