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A pesquisa dividiu os participantes em três grupos, eles realizaram as mesmas séries de exercícios, mas com números diferentes de repetições

Se você tem pouco tempo para se exercitar ou tem preguiça de passar horas na academia , o resultado de uma pesquisa publicada na revista “Medicine & Science in Sports & Exercise” vai te animar. Tudo porque, foi descoberto que um treino de 13 minutos pode ser tão eficiente para ganhos de força muscular quanto aqueles que possuem várias séries.

Para aumentar a força muscular, é necessário fazer um treino de apenas 13 minutos, isso é o que indica um estudo
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Para aumentar a força muscular, é necessário fazer um treino de apenas 13 minutos, isso é o que indica um estudo


Os pesquisadores colocaram 34 participantes para fazer a mesma rotina de exercícios físicos intensos o suficiente para deixar os músculos exaustos. Para isso, eles precisavam abusar da força muscular e fazer de oito a 12 repetições seguindo o conceito de “falha muscular”, que é quando se realiza uma repetição mais vezes que o programado até sentir dor ou desconforto.

A única diferença entre os grupos era a quantidade de repetições. O primeiro grupo fazia apenas uma série de exercícios , o segundo repetia a série por três vezes e o terceiro grupo cinco vezes. Com disso, a duração dos treinos variaram, o grupo um demorava em média 13 minutos se exercitando, o grupo dois 40 minutos, já o três 70 minutos.

No período final de oito semanas, os pesquisadores ficaram surpresos porque notam pouca variação nos ganhos de força. Os participantes que ficaram no grupo que só fazia a  série de exercícios uma vez se beneficiaram tanto quando aqueles que fizeram as cinco séries. A única diferença notada foi no aumento de massa muscular, pois quem vez mais repetições teve um ganho maior.

Aumentar a força muscular com menos tempo de treino 

A força muscular aumenta quando os exercícios são feitos seguindo a
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A força muscular aumenta quando os exercícios são feitos seguindo a "falha muscular", quando faz o máximo de repetições


Isso indica que quem possui  como objetivo fitness melhorar a força, um treino de 13 minutos, três vezes por semana, pode trazer bons resultado, mas, para isso, é preciso dá seu máximo até sentir a “falha muscular”. Conforme explica o principal autor do estudo, Brad Schoenfeld, ao “The New York Times”, isso significa que, no final da série, você deve sentir como se não fosse conseguir realizar mais nenhum exercício antes de fazer uma pausa.

Embora ainda sejam necessárias outras pesquisas para confirmar as implicações dessas descobertas para as mulheres, Schoenfeld afirma que, ao que tudo indica, 13 minutos na academia podem levar a melhorias significativas na força muscular . Caso tenha ficado com vontade de reduzir seu treino na metade do tempo, é melhor conversar com um especialista antes.

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