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Excesso de estímulos pode causar fadiga e estresse muscular, aumentando o risco de lesão, além de que a pessoa não mantém o mesmo desempenho

Você finalmente saiu do sedentarismo e começou um treino na academia, ou, então, você mudou seu foco e agora quer a hipertrofia , por isso, não deixa de faltar um dia para treinar. Porém, você está pensando no descanso que seu corpo merece e até mesmo precisa também?

Treino na academia quando realizado muitas vezes seguidas pode causar fadiga e estresse muscular e até lesões
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Treino na academia quando realizado muitas vezes seguidas pode causar fadiga e estresse muscular e até lesões

Como alerta o profissional de educação física Willian Carmo, da rede de academias Bio Ritmo, tão importante quanto a periodização de treinamento é o descanso que deve ser realizado. E o treino na academia não pode ser exageradamente intenso por diferentes motivos, que vão desde fadiga muscular a até perda de vontade de praticar determinada atividade física.

“É fundamental deixar de treinar por pelo menos uma vez na semana para que o corpo passe pelo processo fisiológico de recuperação, chamado de anabolismo, e então tenha um melhor desempenho físico nos próximos exercícios”, explica o especialista. 

O problema da periodização de treinamento intensa é o chamado “overtraining”, que nada mais é que o estresse e a fadiga muscular desencadeados por muitos dias seguidos de estímulos. "É nesse momento que o corpo entra em regressão de desempenho, quando o músculo, ao invés de crescer, vai sofrer pelo excesso de treino.”

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No treino na academia, realizar os movimentos de forma correta e com o desempenho adequado é mais importante
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No treino na academia, realizar os movimentos de forma correta e com o desempenho adequado é mais importante

Estresse e fadiga muscular podem causar lesões, mas não é só isso, já que a falta de descanso faz com que a pessoa não consiga manter um desempenho máximo no treino na academia em todos os dias. O corpo vai estar cansado e precisa ser ouvido também.

Carmo afirma que o processo de hipertrofia não acontece durante a musculação, mas justamente durante os momentos em que o corpo está relaxado. É durante o descanso do corpo que o músculo vai conseguir crescer e aumentar. “Nesse momento, o músculo está sendo estimulado para ser tonificado e crescer nas horas seguintes após o treino.”

Normalmente, a recuperação do corpo varia de 24 a 36 horas, dependendo da intensidade do treino. Desta forma, mesmo que você queira conseguir um abdômen super trincado , não adianta fazer abdominais todos os dias. Deixe os músculos descansarem, ao menos, dia sim, dia não.

E aquelas pessoas cujo objetivo é emagrecer também precisam ficar atentas, já que a recuperação do corpo continua sendo essencial para elas. Carmo recomenda intercalar o treino cardiovascular com o de musculação para evitar problemas como lesões e melhorar o desempenho progressivamente.

Como manter o foco no treino na academia?

Ao iniciar um treino na academia, é importante ser honesta com o professor em relação ao que você vai fazer no dia a dia
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Ao iniciar um treino na academia, é importante ser honesta com o professor em relação ao que você vai fazer no dia a dia

Sabendo que não adianta se programar para fazer todos os dias os mesmos estímulos e treino na academia, é hora de se organizar e pensar no que realmente é efetivo para você não perder o foco nos treinos. De acordo com a profissional Damaris Dias, da rede de academias Smart Fit, mais que a periodização de treinamento, simples atitudes e pensamentos ajudam os alunos a encontrar mais motivação. Confira as dicas dela:

  1. "Escolha uma atividade que você realmente gosta. Um dos principais fatores que vai motivá-lo a querer se exercitar é ter prazer no treino que você for executar. Existem diversas modalidades no mercado para todos os gostos";
  2. "Convide um amigo ou familiar para treinar com você. Quando treinamos com um amigo fica muito mais fácil ter vontade de sair de casa para fazer atividade física ou não desviar o caminho do trabalho direto para casa. Mesmo que vocês não façam o mesmo treino, o fato de irem juntos até a academia também promove uma motivação muito maior";
  3. "Defina objetivos. Converse com um profissional de educação física e peça que ele te ajude a estabelecer metas e te oriente sobre como alcançá-las. Ele irá montar uma rotina de atividade física para que você alcance o resultado desejado e poderá acompanhá-lo nessa evolução. Quando você perceber o resultado, a motivação aumenta ainda mais";
  4. "Escolha treinos rápidos e intensos. Treinos de 20 a 30 minutos podem ser muito eficientes e não tomarão tanto tempo do seu dia. Pensar que o treino vai acabar rápido e que você estará obtendo resultados com ele é uma ótima motivação para se exercitar";
  5. "Estipule metas mais fáceis no início. Comece estabelecendo que você vai treinar 2 vezes por semana e vá aumentando esse número a cada mês. Quando você perceber, estará totalmente adaptado, e a frequência já terá se tornado um hábito".

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Se você está muito cansada, com horas de sono atrasada, é importante
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Se você está muito cansada, com horas de sono atrasada, é importante "ouvir" o corpo e até faltar no treino na academia

Anteriormente, em entrevista ao Delas, Damaris deu mais dicas sobre como manter o foco mesmo cansada  com as atividades do dia a dia. O descanso é importante, claro, mas separar os dias e horários da semana em que a pessoa tem mais disposição também. E além de trabalhar sem exageros com a periodização de treinamento, é essencial manter a frequência no que foi proposto para o treino na academia. Quem segue uma rotina de exercícios sabe que deixar de se exercitar nos deixa ainda mais cansados.

Mas, além disso tudo, é importante saber reconhecer quando o corpo já não aguenta mais e precisa realmente relaxar. O repouso, o sono e uma alimentação saudável também vão fazer com que você alcance seus objetivos, seja na hipertrofia ou na redução de medidas, não só o treino que foi estabelecido com um professor de confiança.

Sendo assim, quando estiver muito cansada, com aquelas horas de sono atrasadas, o melhor é ficar em casa, descansar e não realizar o treino na academia . Até porque, quando você realiza uma atividade física, precisa estar atenta aos movimentos para não fazer errado e se machucar. Assim como em tudo na vida, é preciso moderação.

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