Tamanho do texto

A gente sabe que nem sempre é fácil levantar da cama mais cedo ou ir direto do trabalho para academia, mas há algumas formas de aumentar a motivação

Você já pode ter até criado o hábito de praticar uma atividade física, pode até ser que sempre tenha sido ativa ou saído há tempos do sedentarismo, mas, com certeza, já passou por aquela semana de estresse no trabalho, por exemplo, ou dias mais cansativos em casa mesmo que deixam tudo mais difícil.

Leia também: Shake é a melhor forma de perder peso? O que afirmam os especialistas?

Ter amigas para te acompanhar na atividade física pode ser uma boa solução para você nunca mais faltar no treino
Shutterstock
Ter amigas para te acompanhar na atividade física pode ser uma boa solução para você nunca mais faltar no treino

Só que algumas faltas seguidas podem prejudicar – e muito – o nosso treino e os resultados que desejamos encontrar. Além disso, quanto mais a gente fica em casa, mais preguiça  desenvolve para colocar a roupa de ginástica e fazer a atividade física . Mas há, sim, algumas dicas para não perdermos o foco.

Leia também: Cinco corpos diferentes, mas a mesma pressão estética, como suportar?

Em entrevista ao Delas , a professora Damaris Dias, da Smart Fit, listou algumas orientações bem simples para não perdermos mais a vontade de nos exercitar, mesmo com alguns probleminhas do dia a dia. Conira:

  • Separe dias e horários da semana que você tenha mais disposição . P or exemplo: se você é uma pessoa que tem mais disposição durante o dia, evite o período noturno, seu treino pode não render ;
  • Procure se informar na sua academia. Saiba qual o horário de maior fluxo e tente encaixar seus horários em períodos mais tranquilos, para que seu treino fique mais motivante;
  • Programe-se. o planejamento da academia deve ser feito e caminhar lado a lado com sua rotina de trabalho, casa, vida social, etc;
  • Se isso te motivar, convide algum(a) parceiro(a) para te acompanhar nos treinos, sejam eles na academia ou ao ar livre, isso faz com que você tenha um comprometimento com a pessoa e consigo mesmo;
  • Anote sua meta em um papel e a deixe exposta em algum lugar que você tenha sempre um contato visual com ela, estipule um objetivo e um prazo para alcança-la. Vale colocar uma foto de um shape que te motive a ir treinar;
  • Use aplicativos no celular que te lembrem o treino;
  • Aproveite as redes sociais para seguir profissionais que tenham um trabalho que irá te ajudar a atingir seu objetivo (seja ele estético ou de saúde);
  • Não importa o que aconteça, não deixe de treinar. Lembre-se de que o treino que você deixou para amanhã vai comprometer você a atingir seus objetivos;
  • Se possível, contrate um profissional, um personal trainer. Será alguém que irá te acompanhar, mas, principalmente, vai também dificultar ou até mesmo inibir uma falta.

Mas atenção: descansar também é importante

Apesar de manter a regularidade ser importante para obter os objetivos que você procura, descansar também é importante
Shutterstock
Apesar de manter a regularidade ser importante para obter os objetivos que você procura, descansar também é importante

Damaris alerta que, da mesma forma que a montagem do treino de acordo com o seu objetivo é importante para que você alcance os resultados, o descanso, o sono e a alimentação são de extrema necessidade para se atingir um objetivo.

Leia também: Treino moderado ajuda mulher a perder 40 kg e ter resultados duradouros

"Portanto, conheça seu corpo e, quando estiver muito cansada, com horas de sono atrasado, prefira fazer um repouso ao invés da atividade física , para evitar até mesmo lesões durante o treinamento. Quando estamos dispersos, podemos executar algum movimento errado, podendo nos machucar também. Conheça os limites do seu corpo e os respeite, nosso corpo sempre apresenta sinais de estafa", completa a especialista.