Conseguir uma barriga tanquinho é o objetivo de muitas pessoas nas academias. Mas não é simples perder barriga e alcançar o tão desejado abdômen definido . Conhecida nas redes sociais como Stace, a dona da página no Instagram @psychandsquats revelou qual seu “segredo” para os gominhos que exibe: a postura.
“Serei feliz quando… eu tiver uma barriga tanquinho , maior espaço entre as coxas, uma cintura fina, nenhum inchaço, peitos maiores. Quantas de vocês já disseram esse tipo de coisa para vocês mesmas? Quantas de vocês perceberam a mesma coisa que eu… que vincular felicidade com estética é a melhor forma de ficar triste”, escreveu Stace na legenda de uma foto “antes e depois”.
A ideia da influenciadora digital é mostrar como somos facilmente “enganados” nas redes sociais e acabamos buscando padrões estéticos irreais. A jovem tem, sim, um abdômen definido, mas o tanquinho fica ainda mais em evidência quando ela faz determinadas poses ou usa iluminações diferentes. Essa é a mesma técnica utilizada por diferentes influenciadoras digitais, e os seguidores passam a buscar aquela ideia de corpo, que acabou sendo “manipulado”.
Leia também: 9 alimentos que você não deve comer se quiser uma barriga sarada
“Eu sou exatamente a mesma pessoa em cada uma das fotos. Um corpo está apenas estrategicamente posado para atender as exigências da ‘geração fit’. Um não é melhor que o outro. E vamos ser honestos, eu pareço como a garota da esquerda em cerca de 5% do tempo. Nos outros 95%, sou apenas eu, relaxada e livre. Minha felicidade não é mais exclusivamente controlada pela minha aparência e estética. Ela está atrelada a quem eu sou, às pessoas que eu amo, às paixões que possuo, pensamentos na minha cabeça, os pequenos momentos de gratidão e contentamento, à saúde do meu corpo.”
A influenciadora termina o post que conseguiu quase mil likes em apenas um dia questionando seus seguidores sobre a que a felicidade de cada um deles está atrelada. “Você controla sua felicidade? Ou ela é controlada pela opinião da sociedade de como deveria ser?”
Stace, que já é conhecida por posts “sincerões”, foi elogiada por mostrar que nem tudo o que a gente vê nas redes sociais mostra, de fato, como é a realidade das pessoas em 100% do tempo. “Não é fácil mudar o pensamento, mas eu tenho certeza que vou chegar lá. Eu apenas continuo a dizer a mim mesma que se minha felicidade está vinculada a coisas superficiais, minha felicidade também será superficial”, escreveu uma seguidora.
Por que conseguir uma barriga tanquinho não é fácil?
Stace não esconde que tem uma barriga tanquinho, e não há problema algum em ter um abdômen definido. O maior problema é fazer disso um objetivo da vida e deixar de aproveitar momentos importantes apenas para conseguir gominhos. O melhor é que a definição seja consequência da atividade que você faz, isso se não for atleta fitness ou fisiculturista, claro. Até porque perder barriga e secar exige foco, sim.
Como explica a profissional de educação física Monique Bernardo, da rede de academias Bio Ritmo, não basta sequências de abdominais para definir a pessoa alcançar uma barriga tanquinho, já que uma série de fatores influencia na definição dessa parte do corpo, além da genética.
Leia também: Saiba como funciona uma aula de ioga com tecido e como ela pode te ajudar
Primeiro de tudo, o movimento do exercício abdominal precisa ser feito da forma correta. Muitas pessoas forçam o pescoço nessa hora, ao invés do abdômen. Isso não vai fazer você perder barriga, mas pode, com certeza, fazer você ganhar uma dor nas costas ou pescoço. Outro erro é fazer o movimento rápido.
“Procure concentrar o movimento, utilizando a respiração a seu favor para um melhor controle. Inspire na descida e expire na subida, podendo controlar a velocidade pela própria respiração, ou, por exemplo, subir em dois segundos e descer em dois segundos”, explica a especialista.
Já para manter a postura correta e fazer a força certa, a dica é não colocar as mãos atrás da cabeça durante a execução. A profissional aconselha manter as mãos ao lado da orelha ou cruzar os braços a frente do tronco, deixando o olhar fixo em um ponto, o que ajuda na concentração. “Não aproxime tanto o queixo do pescoço, evitando forçar a cervical, desconfortos e dores na região e para garantir que a força da subida venha do abdômen.”
Mas como já foi dito, não adiantam abdominais para perder barriga e conseguir um abdômen definido, uma barriga tanquinho. Monique alerta que o abdômen é um conjunto de músculos superficiais e profundos, que ficam atrás da barriga.
Sendo assim, quanto mais gordura tiver na barriga, menor será a definição. E para diminuir o percentual de gordura do corpo é preciso investir nos exercícios aeróbicos e em uma alimentação mais regrada – se possível, orientada por uma nutricionista.
“Engana-se quem pensa que quanto mais abdominais realizar, mais rápido irá perder barriga. Os músculos irão aparecer na medida em que a gordura for eliminada com o treino aeróbio, junto com a musculação e a alimentação balanceada.”
Monique garante que “com paciência e dedicação é possível alcançar a barriga trincada”, mas vale lembrar que, além de todos os fatores relacionados à gordura do corpo, outros detalhes podem fazer com que você ache que nunca está bem o suficiente.
Um inchaço na barriga em um dia, por conta do período menstrual, por exemplo, pode fazer com que seus gominhos fiquem mais “escondidos” ou menos visíveis. Evite ainda ficar comparando o seu abdômen com a barriga tanquinho das influenciadoras digitais que encontra pelas redes, já que, como foi alertado por Stace, as fotos são sempre posadas e, às vezes, editadas para que a definição fique ainda mais em evidência.