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Não é impossível definir o abdômen, mas também não é fácil, e colocar isso como objetivo da vida pode atrapalhar até mesmo os resultados que busca

Conseguir uma barriga tanquinho é o objetivo de muitas pessoas nas academias. Mas não é simples perder barriga e alcançar o tão desejado abdômen definido . Conhecida nas redes sociais como Stace, a dona da página no Instagram @psychandsquats revelou qual seu “segredo” para os gominhos que exibe: a postura.   

Stace tem uma barriga tanquinho, mas, dependendo da postura que ficar, as pessoas podem não ver seus gominhos
Reprodução/Instagram/psychandsquats
Stace tem uma barriga tanquinho, mas, dependendo da postura que ficar, as pessoas podem não ver seus gominhos

“Serei feliz quando… eu tiver uma barriga tanquinho , maior espaço entre as coxas, uma cintura fina, nenhum inchaço, peitos maiores. Quantas de vocês já disseram esse tipo de coisa para vocês mesmas? Quantas de vocês perceberam a mesma coisa que eu… que vincular felicidade com estética é a melhor forma de ficar triste”, escreveu Stace na legenda de uma foto “antes e depois”.

A ideia da influenciadora digital é mostrar como somos facilmente “enganados” nas redes sociais e acabamos buscando padrões estéticos irreais. A jovem tem, sim, um abdômen definido, mas o tanquinho fica ainda mais em evidência quando ela faz determinadas poses ou usa iluminações diferentes. Essa é a mesma técnica utilizada por diferentes influenciadoras digitais, e os seguidores passam a buscar aquela ideia de corpo, que acabou sendo “manipulado”.

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“Eu sou exatamente a mesma pessoa em cada uma das fotos. Um corpo está apenas estrategicamente posado para atender as exigências da ‘geração fit’. Um não é melhor que o outro. E vamos ser honestos, eu pareço como a garota da esquerda em cerca de 5% do tempo. Nos outros 95%, sou apenas eu, relaxada e livre. Minha felicidade não é mais exclusivamente controlada pela minha aparência e estética. Ela está atrelada a quem eu sou, às pessoas que eu amo, às paixões que possuo, pensamentos na minha cabeça, os pequenos momentos de gratidão e contentamento, à saúde do meu corpo.”

A influenciadora termina o post que conseguiu quase mil likes em apenas um dia questionando seus seguidores sobre a que a felicidade de cada um deles está atrelada. “Você controla sua felicidade? Ou ela é controlada pela opinião da sociedade de como deveria ser?”

Stace, que já é conhecida por posts “sincerões”, foi elogiada por mostrar que nem tudo o que a gente vê nas redes sociais mostra, de fato, como é a realidade das pessoas em 100% do tempo. “Não é fácil mudar o pensamento, mas eu tenho certeza que vou chegar lá. Eu apenas continuo a dizer a mim mesma que se minha felicidade está vinculada a coisas superficiais, minha felicidade também será superficial”, escreveu uma seguidora.

Por que conseguir uma barriga tanquinho não é fácil?

Para conseguir uma barriga tanquinho, uma das atividades realizadas pela influenciadora Stace é a ioga no tecido
Reprodução/Instagram/psychandsquats
Para conseguir uma barriga tanquinho, uma das atividades realizadas pela influenciadora Stace é a ioga no tecido

Stace não esconde que tem uma barriga tanquinho, e não há problema algum em ter um abdômen definido. O maior problema é fazer disso um objetivo da vida e deixar de aproveitar momentos importantes apenas para conseguir gominhos. O melhor é que a definição seja consequência da atividade que você faz, isso se não for atleta fitness ou fisiculturista, claro. Até porque perder barriga e secar exige foco, sim.

Como explica a profissional de educação física Monique Bernardo, da rede de academias Bio Ritmo, não basta sequências de abdominais para definir a pessoa alcançar uma barriga tanquinho, já que uma série de fatores influencia na definição dessa parte do corpo, além da genética.

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Primeiro de tudo, o movimento do exercício abdominal precisa ser feito da forma correta. Muitas pessoas forçam o pescoço nessa hora, ao invés do abdômen. Isso não vai fazer você perder barriga, mas pode, com certeza, fazer você ganhar uma dor nas costas ou pescoço. Outro erro é fazer o movimento rápido.

“Procure concentrar o movimento, utilizando a respiração a seu favor para um melhor controle. Inspire na descida e expire na subida, podendo controlar a velocidade pela própria respiração, ou, por exemplo, subir em dois segundos e descer em dois segundos”, explica a especialista.

Já para manter a postura correta e fazer a força certa, a dica é não colocar as mãos atrás da cabeça durante a execução. A profissional aconselha manter as mãos ao lado da orelha ou cruzar os braços a frente do tronco, deixando o olhar fixo em um ponto, o que ajuda na concentração. “Não aproxime tanto o queixo do pescoço, evitando forçar a cervical, desconfortos e dores na região e para garantir que a força da subida venha do abdômen.”

Entrar em uma
Shutterstock
Entrar em uma "missão barriga tanquinho" pode fazer com que você perca momentos especiais em grupo, caso passe acreditar que não pode comer nada fora da dieta, mas uma alimentação muito rígida também não é recomendado

Mas como já foi dito, não adiantam abdominais para perder barriga e conseguir um abdômen definido, uma barriga tanquinho. Monique alerta que o abdômen é um conjunto de músculos superficiais e profundos, que ficam atrás da barriga.

Sendo assim, quanto mais gordura tiver na barriga, menor será a definição. E para diminuir o percentual de gordura do corpo é preciso investir nos exercícios aeróbicos e em uma alimentação mais regrada  – se possível, orientada por uma nutricionista.

“Engana-se quem pensa que quanto mais abdominais realizar, mais rápido irá perder barriga. Os músculos irão aparecer na medida em que a gordura for eliminada com o treino aeróbio, junto com a musculação e a alimentação balanceada.”

Monique garante que “com paciência e dedicação é possível alcançar a barriga trincada”, mas vale lembrar que, além de todos os fatores relacionados à gordura do corpo, outros detalhes podem fazer com que você ache que nunca está bem o suficiente.

Um inchaço na barriga  em um dia, por conta do período menstrual, por exemplo, pode fazer com que seus gominhos fiquem mais “escondidos” ou menos visíveis. Evite ainda ficar comparando o seu abdômen com a barriga tanquinho das influenciadoras digitais que encontra pelas redes, já que, como foi alertado por Stace, as fotos são sempre posadas e, às vezes, editadas para que a definição fique ainda mais em evidência.

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