Tamanho do texto

Apesar de especialistas dizerem que as atividades aeróbicas são melhores contra a balança, elas não foram as verdadeiras vencedoras desta 'disputa'

Por décadas, os exercícios aeróbicos foram os queridinhos de quem procurava perder peso. Entretanto, nos últimos anos, uma nova teoria de que a musculação seria a alternativa ideal para quem buscava melhores resultados na balança passou a ganhar adeptos. A ideia é a de que, exercitando os músculos durante o dia, o metabolismo fará sua parte durante o sono, promovendo a perda de peso. Mas será que isso é suficiente?

Leia também: Dicas para emagrecer - 12 alimentos que ajudam a perder peso

Grupo que praticou exercícios aeróbicos durante o estudo que durou oito meses conseguiu perder quase quatro quilos
Shutterstock
Grupo que praticou exercícios aeróbicos durante o estudo que durou oito meses conseguiu perder quase quatro quilos

Para entender qual atividade é realmente melhor, pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, decidiram comparar de perto a musculação e os exercícios aeróbicos . Segundo reportagem da “CNN”, depois de oito meses de estudo, o veredito foi que o vencedor, sem sombra de dúvida, é a atividade aeróbica.

Os especialistas acompanharam 119 voluntários com sobrepeso ou sedentários, que foram divididos entre grupos que realizaram treinamentos de resistência, aeróbicos ou uma combinação dos dois. Aqueles que fizeram musculação ganharam cerca de um quilo – atribuído ao ganho de massa magra –, enquanto os que praticaram atividades aeróbicas perderam quase dois quilos.

Leia também: 4 exercícios para acabar com a celulite

Apesar da diferença de ganho de massa magra, quando os especialistas analisaram quanto de gordura cada um perdeu, foi possível descobrir que aqueles que puxaram ferro não perderam nenhuma grama, enquanto os adeptos da ginástica secaram quase quatro quilos. Além disso, o treinamento de musculação era quase 50 minutos mais longo.

Verdadeiro vencedor

A ginástica aeróbica realmente levou a melhor na disputa de qual atividade emagrece mais, entretanto a combinação dos treinamentos foi o que, de fato, apresentou melhores resultados na saúde dos pacientes. Além de perder gordura, eles também ganharam músculos. O único problema é que este grupo foi o que passou mais tempo na academia.

Leia também: Perder peso sem academia? Sim! Mulher conta como eliminou mais de 40 quilos

Coautor do estudo, o professor Cris Slentz explicou que os exercícios aeróbicos promovem maior queima de calorias, sendo melhor para reduzir a massa corporal e a gordura. Entretanto, isso não quer dizer que a musculação não seja importante. “O treino de resistência é fundamental para o ganho de massa magra, força e manutenção da funcionalidade do corpo, e ser funcionalmente apto é importante para a vida diária, independente de seu tamanho."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.