Você decidiu que quer eliminar alguns quilinhos e logo deve vir à cabeça uma lista do que não poderá comer. Doces, frituras ou alimentos gordurosos entram nessa relação. Mas também há o outro lado. Nutricionistas separam dicas para emagrecer e incluem uma lista de alimentos do bem, aqueles que vão te ajudar a chegar ao peso ideal.

Uma das melhores dicas para emagrecer dos especialistas é não embarcar em dietas malucas ou da moda. Segundo Patrícia Cruz, nutricionista comportamental, se a pessoa deixa de comer algo que gosta por muito tempo, mais tarde vai acabar exagerando para se saciar e, fatalmente, vai engordar. O ideal é buscar uma reeducação alimentar .
Leia também: especialistas indicam dez alimentos que você deve comer todo dia
Com isso, quem quer emagrecer vai perder peso de forma saudável, sem deixar de consumir nenhum nutriente importante e balanceando o cardápio. Os alimentos mais calóricos e gordurosos devem ser evitados, mas é até possível consumir um ou outro com moderação. Uma dica, por exemplo, é deixar um dia da semana para comer um doce que gosta muito.
E há também aqueles alimentos amigos da dieta , que vão trazer saciedade, ajudar no processo de emagrecimento e suprir as necessidades do organismo, afinal, uma dieta pouco calórica, mas vazia em termos de nutrientes, não é nada bom. Patrícia lista alguns:
1. Leite
É fonte de cálcio, e tal substância colabora para a queima de gordura e ainda ajuda a prevenir o ganho de peso;
2. Castanha-do-Pará
Ela é fonte de gordura do bem e fornece energia para o corpo. Use-a nos lanches entre as refeições, mas sem abusar.
3. Damasco seco
Sabe aquela vontade de comer doce? O damasco seco pode ajudar a controlá-la. É uma fonte de fibras também. Consuma depois da refeição, como uma sobremesa leve e docinha.
4. Mingau de aveia
Que tal apostar no mingau com aveia em flocos e leite desnatado para começar o dia? O preparo tem baixo teor de gordura e muitas fibras, com isso, vai deixar você saciado. Para completar, incremente com uma porção de frutas.
5. Pães de forma integral reduzido em gordura e açúcar
Esse alimento é fonte de carboidrato e pode se consumido antes do treino na academia , por exemplo. Como têm teores reduzidos de gordura e açúcar, também estão liberados para o café da manhã ou jantar. Só não vale exagerar. Que tal uma fatia quando quiser colocá-lo na refeição?
Estudos ainda indicam que é um erro cortar o carboidrato da alimentação. Esse nutriente é fonte de energia para o cérebro. Sem ele, há o risco de se sentir cansado, indisposto e até em um ritmo um pouco mais lento. Veja mais detalhes de como a falta de carboidrato pode colocar seu cérebro em risco .
6. Chás de ervas
Ajudam na hidratação e a esquentar, se estiver no inverno. Tente não adoçar para não adicionar mais calorias em sua dieta.
7. Ovo
Fonte de proteína e gordura e de fácil preparo. Uma dica para emagrecer é "fritar" o ovo na água. Para isso, use uma frigideira antiaderente e coloque o ovo quando ela estiver bem quente. Tempere com sal e junte uma colher de sopa de água. Cubra e espere até cozinhar.
Mais alimentos também podem entrar nessa relação de dicas para emagrecer, como listam a nutricionista Larissa Paiva e a nutróloga Cristiane Coelho:
8. Óleo de coco
Boa pedida para acompanhar saladas e frutas. Servido frio, ele mantém a ação antixodidante. Esse óleo tem gordura, mas ela é facilmente transformada em energia e não se acumula no corpo
Leia também: Açúcar de coco: conheça os benefícios do queridinho das dietas
9. Quinoa
Tem digestão mais fácil que outros cereais. Ajuda na dieta porque, por ser rico em fibras, provoca uma liberação mais lenta de glicose e traz saciedade (quando se tem um pico de glicose, logo depois sentirá fome de novo)
10. Frutas vermelhas
Assim como o damasco seco, viram ótimas sobremesas. São pouco calóricas e têm diversos benefícios, como ajudar a imunidade e prevenir problemas no coração.
11. Peixes
Excelente proteína para a dieta. Quando comparado com a carne vermelha, tem menos gordura saturada, menos calorias e mais nutrientes. Aposte naqueles ricos em omega-3, como salmão ou sardinha. Isso ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e ainda contribiu para a perda da gordura abdominal quando relacionada a uma atividade física.
12. Maçã
Tem um ditado americano que diz para se comer uma maça por dia para manter os médicos longe (eat an apple a day and keep the doctor away). E isso faz todo o sentido. Essa fruta ajuda no controle do peso, além de ser boa para o coração e para o intestino. Ela tem fibras pectina, que formam uma gelatina que gruda nas toxinas e gorduras e ajuda a eliminar tudo isso do corpo.
Além de saber quais os alimentos são aliados da dieta, nutricionistas lembram de outros pontos importantes para uma alimentação saudável e equilibrada. Um deles é a hidratação. Para o bom funcionamento do organismo é preciso manter o corpo hidratado, seja nos dias quentes de calor ou na temperatura mais fria do inverno. "A água é uma excelente aliada no combate à intoxicação, pois além de auxiliar na eliminação de toxinas, também auxilia na hidratação", completa Patrícia Cruz. A indicação para saber o quanto deve beber de água é seguir o seguinte cálculo: em torno de 30 a 35 ml de água/kg de peso/dia.
Maria Fernanda Kawabata, nutricionista clínica, esportiva e também colaboradora parceira da Sucão, ainda indica alguns sucos hidratantes. Você pode optar por preparos com abacaxi, hortelã, limão, gengibre, melancia, morango, cenoura e água de coco. Além de ajudar na hidratação, também atuam na reposição de sais minerais que são, por exemplo, perdidos durante a atividade física.
Entretanto, essas bebidas não substituem o consumo de água - e trocar a água sempre pelo suco é apontado como um erro nas dietas pela nutricionista Patrícia Cruz.
Para completar, Patrícia também indica manter um horário regular para as refeições.
Mexa-se
Além dessas dicas para emagrecer, é importante fazer uma atividade física para espantar o sedentarismo e entrar em forma. A educadora física Cau Saad faz uma lista dos melhores exercícios para quem quer queimar calorias e emagrecer. Veja os detalhes:
1. HIIT
O treino intervalado de alta intensidade vem ganhando cada vez mais adeptos e promete bons resultados para quem quer saber como perder barriga ou gorduras. De acordo como Cau, esse tipo de exercício é de curta duração e bastante intenso e pode queimar até 500 calorias em 20 minutos de atividade.
Uma vantagem é que o princípio do HIIT pode ser adaptado para diversas modalidades como corrida, ciclismo ou natação. Um treino nesse estilo de corrida, por exemplo, significa correr 30 segundos e parar por 30 segundos.
2. Treinamento Resistido (musculação)
"O treinamento de força também é caracterizado pelo alto gasto calórico e, além disso promove o ganho de massa muscular aumentando então a nossa taxa metabólica basal", explica Cau. Com essa taxa mais elevada, é possível queimar calorias até mesmo em repouso.
3. Treinamento funcional
Dependendo da intensidade do treino, o treinamento funcional pode queimar até 800 calorias em uma hora, fala a educadora física. Ela diz que essa atividade ainda ajuda no desempenho de outros exercícios e na rotina. "Além de exterminador de calorias, o fiuncional trabalha diversas capacidades físicas, nos deixando mais dispostos e preparados para nossas atividades diárias".
4. Spinning
"60 minutos dessa modalidade queimam até 800 calorias", diz Cau. Essa aula já é bem comum nas academias e é uma espécie de ciclismo indoor. Nela, os alunos devem ajustar a carga da bicicleta de acordo com o comando do professor. É esse ajuste que dará a sensação de estar em uma subida ou em uma reta, por exemplo. O corpo inteiro é acionado, já que é necessário contrair o abdômen e manter a postura correta, mas o foco principal está nos membros inferiores. "A aula queima bastante calorias devido a sua característica aeróbica, e a musculatura das pernas são estimuladas o tempo inteiro, deixando-as mais tonificadas e fortes", afirma a especialista.
5. Boxe
Essa é a atividade que representa o maior gasto calórico, é queridinha de diversas atrizes e famosas e não poderia ficar de fora da lista de dicas para emagrecer. Segundo Cau, em 1 hora de boxe o aluno chega a queimar até 1000 calorias. A prática traz outros benefícios. "Além do alto gasto calórico, ela irá melhorar condicionamento físico, coordenação motora e ainda fortalecerá a musculatura do corpo inteiro", detalha.
Vale lembrar que tanto para as dicas para emagrecer na alimentação quanto no tema atividade física, o indicado é procurar auxílio de um profissional. Um nutricionista irá montar o cardápio ideal para que você perca aqueles quilinhos a mais de maneira saudável e, por exemplo, não corra o risco de cortar demais na alimentação e ficar sem energia para a academia. Já o professor de educação física irá acompanhar seu treino para que o risco de lesões seja minimizado e os resultados aparecem de forma mais eficiente. De pouco adianta passar horas na musculação se a carga ou a execução do exercício estiver errada.