Tamanho do texto

Fabiana César engordou 20 kg após a gravidez e conseguiu eliminar todo o peso que ganhou: "Todo mundo acha que é lorota. Mas são 10 minutos mesmo. 10 minutos de morte"

Foi depois de uma gravidez normal e saudável que Fabiana César se viu engordando disparadamente. Apesar de perder os 9 kg conquistados durante a gestação, a empresária de São José do Rio Preto ganhou 20 kg e encontrou em um método de exercícios em casa o caminho para voltar à antiga forma. 

Fabiana perdeu 20 kg após começar a praticar Q48
Arquivo pessoal
Fabiana perdeu 20 kg após começar a praticar Q48

O método seguido por Fabiana consiste em treinos de 2 a 15 minutos, de 2 a 6 vezes por semana, dependendo do nível de cada praticante. E, segundo Vinicius Possebon, criador das séries, a pessoa segue queimando calorias por 48 horas. 

"O Q48 nada mais é do que treinamento intervalado de alta intensidade. Os treinos duram esse tempo porque como ele é baseado no HIIT, a pessoa não consegue executar por muito tempo, ela entra em fadiga. A pessoa treina 10 minutos e queima as calorias durante 48 horas", explica Vinícius, autor do livro "O segredo da queima de 48 horas". 

"Estava na internet e vi uma chamadinha no Instagram ou Facebook, não lembro. Cliquei e pensei: 'Será que isso funciona? Vou experimentar'". E foi assim que Fabiana começou sua saga para recuperar a boa forma. O pouco tempo de exercícios por dia foi o que conquistou a recém-mamãe a se mexer para buscar a melhor forma física: "Não tinha tempo para mim". 

Resultados

Fabiana seguiu o programa - que conta também com vídeos no YouTube - e eliminou os 20 kg que vieram depois da gravidez em dois anos. Ela ainda afirma que os primeiros 16 kg foram embora sem nenhuma dieta. "Hoje tenho um acompanhamento nutricional, mas não faço nenhuma dieta bruta", conta.

Método propõe exercícios com o peso do próprio corpo
Thinkstock
Método propõe exercícios com o peso do próprio corpo

Segundo Vinicius, quem começa a praticar o método nota resultados em oito semanas. "Quem é obeso consegue perder de 13 a 15 kg. Para quem sofre com sobrepeso perde em média de 9 a 10 kg. E para quem tem apenas uma gordura localizada esse número é de 4 a 6 kg", detalha o educador físico.

"10 minutos de morte"

É difícil acreditar que poucos minutos por dia são capazes de mudar tanto a vida da pessoa. "Todo mundo acha que é lorota. Mas são 10 minutos mesmo. 10 minutos de morte", brinca Fabiana.

Como fazer

O educador físico explica que, para fazer o programa de exercícios, a pessoa precisa apenas de um espaço de aproximadamente 7 metros quadrados e dedicação. Entretanto, a frequência deve aumentar de acordo com o desenvolvimento do praticante.

"Iniciantes podem fazer 3 vezes na semana, intermediário 4 e os avançados fazem até 6 vezes", explica Vinícius.

Segundo o professor, não há contra-indicações, "mas a pessoa precisa da liberação de um médico" antes de começar qualquer prática de exercícios. 

Exercícios

Como o treinamento pode ser realizado em casa, os movimentos são feitos com o peso do próprio corpo. Vinicius lista alguns exercícios que fazem parte do método:

Burpee

Burpee
Reprodução/Pinterest
Burpee

Agachamento

Agachamento
Reprodução/Pinterest
Agachamento

Abdominal 

Abdominal
Reprodução/Pinterest
Abdominal
    Leia tudo sobre: Dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.