Nada de se aventurar no exercício da moda ou no preferido de seu melhor amigo. O ideal é saber qual exercício é melhor para você. Esse é o conceito do "Ideal para você", quadro do "Fantástico" comandado por Márcio Atalla.
"Atividade física é igual a uma caixa de ferramenta: para cada conserto é necessário uma ferramenta. É preciso levar em conta muito mais do que o tipo de fibra em um programa de atividade física. Tem que levar em conta se há alguma lesão, o gosto da pessoa e outros fatores", explica o preparador físico em um papo com o Delas .
Quanto mais direcionada for a atividade física, melhores os resultados. "Quando sabemos a que o corpo responde melhor, fica mais fácil escolher a atividade física e manter a regularidade", ressalta Atalla.
Alguns testes simples ajudam a identificar musculatura e biotipo de cada um e, a partir disso, é possível indicar qual atividade física. Há quem responda melhor a treinos mais longos e há quem se dê bem com os exercícios mais curtos e mais concentrados, tudo depende do corpo de cada um.
"Não é necessário fazer uma biopsia muscular. Fazendo um teste de cooper [uma corrida em velocidade constante] e um teste de potência nas escadas já dá para ter ideia do exercício que seu corpo vai responder melhor. Dá para fazer um ergoespirometrico (teste de esforço na esteira). Mas o fundamental é respeitar o gosto de cada pessoa", detalha o preparador físico.
Busca por resultados
Assim como o exercício deve ser individual, os resultados também são. Portanto, a dica é tentar não se comparar com o amigo, mesmo se fizerem as mesmas atividades. "A genética é diferente e as pessoas respondem de maneiras diferentes aos mesmos estímulos. Evitar frustração é não criar expectativas irreais e nem acreditar nos resultados aparentemente milagrosos de outras pessoas", afirma Atalla.
Ensinamentos do "Medida Certa"
O especialista já ajudou alguns famosos a entrarem em forma com o "Medida Certa", antigo quadro do programa dominical. E a atração também ensina a manter os resultados: "Existe uma porcentagem que volta [de peso]. No caso do 'Medida', acredito que mais de 80% têm um peso bem menor do que quando entrou e cerca de 30% mantém o peso do final do programa. A ideia que sempre quis passar é que é possível controlar fatores de risco para doenças por meio da atividade física e de melhores escolhas na alimentação. Quem entende isso, consegue manter o corpo".
Atalla ainda revela que não teve problema com nenhum participante, mas "pode dizer que Fabio Porchat e Ronaldo foram bem fáceis de lidar".
Leia ainda: Após perder 51 kg em reality para emagrecer, vencedora recupera todo o peso
Atividade para prevenir doenças
Além de ajudar na boa forma, Atalla ressalta, que a atividade física também é uma ótima forma de prevenção de doenças como câncer, diabates, depressão e problemas do coração.
Com essa ideia, ele comanda o projeto "Vida de Saúde", um trabalho em conjunto com pesquisadores da USP que pretende mudar os hábitos e tirar as pessoas do sedentarismo na cidade de Jaguariuna, no interior de São Paulo. "A ideia é diminuir o custo de saúde da cidade e mostrar que a medicina preventiva é o caminho pra medicina do futuro. O atual modelo está falido no mundo inteiro. A melhor medicina preventiva e mais barata é colocar o corpo em movimento", afirma Atalla.
O projeto conta com eventos, palestras, caminhadas e, se funcionar, pode ser implementado em outras cidades.