Estudo feito no Reino Unido revela que a quantidade de headliners mulheres em festivais de música continua baixa, mesmo com a promessa de equilibrar os gêneros
Reprodução/Instagram
Estudo feito no Reino Unido revela que a quantidade de headliners mulheres em festivais de música continua baixa, mesmo com a promessa de equilibrar os gêneros

Apenas uma em cada dez pessoas que são headliners nos principais festivais de música do Reino Unido neste verão serão mulheres (equivalente a 13%) mostrou um estudo da BBC News.

Isto apesar de muitos eventos prometerem anteriormente alcançar um equilíbrio de '50/50' entre os gêneros em suas formações até 2022. O que não aconteceu. Entretanto, os organizadores dos festival dizem ser injusto culpá-los sozinhos pela falta de diversidade, e insistem que algum progresso foi feito.

Em 2017, dois grandes projetos foram lançados com o objetivo de conseguir mais apresentações femininas nos palcos, o ReBalance e o KeyChange, após uma pesquisa mostrar que cerca de 80% dos headliners em festiviais serem todos masculinos.

Cinco anos depois, as novas pesquisam mostram que houve poucas mudanças nas escolhas dos headliners. Entre os exemplos analisados estão o festival Latitude que tem Lewis Capaldi, Foals e Snow Patrol como headliners (todos homens) e o festival Wireless que tem SZA,  Cardi B e Nicki Minaj como atrações principais (todas mulheres).

Outro dado que merece atenção, é que apenas um artista não-binário foi inserido como headliner. O estudo se concentrou em 50 dos maiores festivais do Reino Unido.

De 200 headliners examinados, ele encontrou:

  • 26 (13%) eram uma banda só de mulheres ou artistas solo feminina
  • 149 (74,5%) eram uma banda só de homens ou artista solo masculino
  • 24 (12%) tinham uma fila mista de artistas masculinos e femininos
  • Um (0,5%) artista identificado como não-binário

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram.  Clique no link para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários