Usar maquiagem no dia a dia prejudica a pele?
Reprodução: Alto Astral
Usar maquiagem no dia a dia prejudica a pele?




Muitas mulheres têm a dúvida se usar maquiagem todos os dias prejudica a pele. Afinal, u ma das orientações mais comuns nos cuidados diários com a pele facial é justamente a remoção adequada da maquiagem . Além dos produtos voltados especificamente para essa finalidade, hoje há no mercado algumas opções de maquiagem que tratam a pele, com componentes como ácido hialurônico , que evitam o ressecamento da pele durante e após o uso.  

Para a dermatologista Cintia Cunha o uso de maquiagem todo dia pode não prejudicar a pele, mas é preciso que os produtos de beleza utilizados sejam de boa qualidade. Ela comenta que a maquiagem evoluiu muito, com excelentes produtos no mercado, que conseguem cuidar da pele enquanto dão aquele efeito de make que as mulheres tanto gostam .

"O mais importante é escolher adequadamente os produtos, ajustados ao nosso tipo de pele, então hoje em dia é possível utilizar maquiagem todos os dias. Desde que não usemos uma maquiagem que comprometa a pele, que os resíduos da base sejam retirados da pele, que tenha uma rotina skincare adequada, com uso de produtos específicos que vão trabalhar a oleosidade, os poros, higienizar adequadamente o rosto", explica a especialista.


Para Renata Vasconcellos, dermatologista e tricologista clínica, o uso diário da maquiagem em si não prejudica a pele. O que prejudica a pele é a ausência de uma limpeza adequada antes de dormir. Isso porque os poros podem ser obstruídos, levando à formação de acne, nódulos, além de possíveis alergias.

Os cuidados diários essenciais no cuidado com a pele antes e depois da maquiagem, segundo Vasconcellos, inclui manter a pele higienizada, lavar o rosto à noite e pela manhã e retirar completamente toda maquiagem antes de dormir. Além de tonificar e hidratar para manter a luminosidade e o controle do excesso de oleosidade.

Leia Também

Cunha ressalta alguns cuidados importantes, como prestar atenção na cosmética - ou seja, se você está usando um produto e nota que a quantidade de acne está crescendo é um alerta para trocar essa maquiagem. Ela acrescenta que muitas vezes um sabonete, dependendo do tipo, não remove todos os resíduos da maquiagem. Ao longo do dia a pele vai acumulando oleosidade, sujeira, poeira, poluição, partículas presentes no ar. Isso vai sendo depositado na pele junto com a maquiagem.  

Por isso, é importante ter um produto de higiene voltado para o seu tipo de pele. "Eu tenho usado água micelar no lugar do demaquilante, porque o demaquilante contém óleo misturado no produto, então pode piorar muito a oleosidade e a acne em pessoas que tem pré disposição", explica. 

"Ter uma rotina de cuidados para uma pele mais bonita e saudável. É importante ter uma rotina e investir em produtos específicos para sua pele. A pele é resultado do quanto nós cuidamos dela" , finaliza. 

Dicas de produtos antes e depois da maquiagem

As especialistas indicam usar sabonete próprio para o seu tipo de pele, protetor solar de fator de FPS 30 no mínimo e usar água micelar para a higienização adequada da pele. Além disso, é importante incluir na sua rotina de cuidados com a pele outros produtos adequados, como:

Hidratante : sérum (para peles oleosas) ou em creme (para peles mais secas).

Vitamina C : tem seu papel na redução de rugas, no clareamento de manchas, na redução de rugas finas.

Produtos com base de ácido hialurônico : são a sensação do mercado, porque hidrata, estimula a produção de colágeno, melhora a qualidade de pele, de firmeza e de elasticidade

Ativos específicos para sua pele : é interessante usar ativos adequados para as necessidade da sua pele, como ácidos glicólico, ácido retinóico , entre outros. Eles fecham poros e reduzem a oleosidade, porém é importante que sejam sempre indicados pelo seu dermatologista para atender às necessidades da sua pele.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!