Os dedos do seu filho são perfeitamente alinhados? Isso pode indicar que ele gosta de ordem e de manter tudo sob controle, segundo autores de livro que ensina técnicas de leitura dos pés

Por enquanto, ninguém conseguiu responder com certeza quando a personalidade de uma criança começa a se formar. Tudo o que os pais sabem, principalmente nos primeiros meses de vida, diz respeito aos gestos do bebê e à maneira como ele responde aos estímulos ao redor.

A fim de desvendar as raízes do comportamento infantil logo no começo da vida, os autores Imre e Margriet Somogyi dedicaram mais de 30 anos estudando o assunto. As descobertas do casal estão no livro “Linguagem dos pés do seu bebê” (Barany Editora). Eles afirmam, após diversas constatações práticas, que as respostas para as atitudes dos pequenos estão em uma parte específica do corpo: os pés.

* Ilustrações cedidas por Barany Editora

Segundo os autores, preferências, atitudes, pontos fortes e pontos fracos podem ser explicados de acordo com o formato dos pés e dos dedos dos pequenos, que revelam traços de personalidade. “Quando os pais reconhecem as qualidades do bebê, a partir da análise dos dedos, a tarefa de educá-los e criá-los torna-se muito mais simples”, acredita Imre Somogyi em entrevista ao Delas.

A base de tudo

Imre e Margriet começaram as análises observando as semelhanças e diferenças dos próprios dedos. Eles puderam concluir, entre outros resultados, que pessoas com dedão do pé arredondado são amigáveis e evitam magoar os outros. Aquelas que têm o dedão “angular”, por outro lado, consideram a diplomacia uma perda de tempo e preferem ser diretas e honestas.

Leia ainda:
Qual a cor do cérebro do seu filho?
Os dez maiores desafios da maternidade e como superá-los

Esses são apenas alguns exemplos que também podem ser aplicados aos bebês. Segundo o estudo, a formação dos artelhos (dedos dos pés) no útero coincide com o desenvolvimento do caráter e da personalidade das crianças. Embora o tamanho dos dedos e dos pés mude ao longo da vida, formato e proporção continuam iguais.

Os autores defendem que, ao compreender melhor a psique do recém-nascido, os pais podem evitar inúmeros erros na educação infantil. A criação de uma criança enérgica e extrovertida, por exemplo, é completamente distinta à de uma criança tímida e introspectiva. Educar os pequenos de um jeito mais assertivo é garantia de que eles tenham um desenvolvimento tranquilo e feliz, sem traumas na fase adulta, afirma o casal.

Livro ensina técnicas de leitura dos pés dos bebês para descobrir traços de personalidade
Divulgação
Livro ensina técnicas de leitura dos pés dos bebês para descobrir traços de personalidade

Decifrando os pés

A disposição dos dedos dá algumas informações básicas sobre o comportamento do bebê. Quando eles estão perfeitamente alinhados, formando uma escadinha do dedão até o mindinho, é sinal de que a criança gosta de ter tudo sob controle.

Quando os dedos são muito unidos e apertados, porém, é provável que o bebê desenvolva um temperamento impulsivo e espontâneo. Para lidar melhor com essa criança, os pais devem ser pacientes e compreensivos.

Assim como o cérebro, que possui duas áreas para características e sentimentos opostos, cada pé e seus respectivos dedos influenciam a personalidade de um jeito diferente, defendem os autores. O esquerdo, por exemplo, tem relação com a emoção e sentimentos como confiança, amor, criatividade e intuição. O pé direito, por sua vez, representa a razão e está relacionado a ação, controle, apego e insegurança.

Também vale prestar atenção ao formato dos dedos, explicam. Aqueles que têm forma de bloco indicam um caráter intransigente, enquanto dedos com as pontas mais finas representam uma conduta contraditória. A criança pode se comportar de maneira brusca, algumas vezes, e suavemente em outras. Veja outras características infantis de acordo com o formato dos dedos e dos pés na galeria de fotos acima, baseada em material fornecido por Barany Editora.

Leia também:
Seis erros cometidos pelos pais na educação dos filhos
Os erros mais comuns dos pais na rotina com o bebê

>>> Assine a newsletter do Delas , curta nossa página no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.