Sessão de fotos usando o coelhinho como inspiração rende imagens lindas que podem ser guardadas como recordação

Com poucos objetos, é fácil criar um cenário de fantasia e – muita – fofura. Basta ambientar alguns ovos, cenouras e orelhinhas para deixar o ensaio fotográfico temático para a Páscoa. E a lembrança não precisa ser restrita aos bebês recém-nascidos.

“Não tem idade limite para um ensaio como este. Se fizer sentido para a criança, se ela ainda se envolve com a magia dessa época e aguarda ansiosamente a manhã da Páscoa para saber se o coelhinho irá rechear seu ninho com ovos de chocolate, com certeza, essas fotos são uma ótima opção”, afirma a fotógrafa Cristina Gomes.

>> Confira, na galeria abaixo, fotos ambientadas para a Páscoa:


Mesmo que as idades variem, o que importa mesmo é o bem-estar dos modelos mirins. Para os pais que decidirem fazer um ensaio temático, tanto com o auxílio de profissionais ou de forma amadora, é preciso zelar pelo conforto dos filhos.

Segurança e conforto

“Sempre respeitar o tempo da criança e as necessidades dela em primeiro lugar, pausas para alimentar, trocas e soninhos podem ser necessárias e devem ser atendidas prontamente”, ensina o fotógrafo Roni Sanches, especializado em fotografia de gestantes, recém-nascidos, bebês e crianças.

"Os aspectos mais importantes na fotografia de recém-nascidos são segurança e conforto do bebê. É fundamental ter excelente conhecimento da fisiologia da criança. Além disso itens como higiene, temperatura, humidade, materiais adequados e assistente bem treinada e atenta também são muito importante", alerta a fotógrafa Simone Silvério, presidente da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos.

Lidi Lopez, fotógrafa especialista em gestantes e fotografias de família, faz coro e ressalta a importância do preparo dos profissionais. "O estúdio precisa ser higienizado e climatizado. Temos que ter profissionais treinados e capacitados para lidar com um ser tão frágil como o recém-nascido. As mantas e as roupas usadas pelo bebê devem ser lavadas após a sessão".

Ensaios populares

Tomando os cuidados necessários, as possibilidade de retrato são tão ilimitadas quanto a imaginação. "Os temas mais populares são as datas festivas, especialmente Natal, Páscoa e Festa Junina, bem como itens ligados à profissão ou hobbie dos pais como estetoscópio, roupas características, capacetes de motoqueiro, guitarras, raquetes e bolinhas de tênis", conta Simone. 

Lidi conta ainda quais são os acessórios queridinhos dos pais no momento: "Os mais novos e bacanas agora são a carruagem para as meninas e os carrinhos de bombeiro e aviãozinho para os meninos".

E para quem acha que a foto ambientada dos bebês é uma moda passageira, Simone ressalta: "A fotografia de recém-nascido está se incorporando à cultura fotográfica brasileira. O bebê só tem esse jeitinho por duas ou três semanas apenas, depois cresce e muda a feição. É legal guardar uma imagem desse momento tão especial".

Agradecimentos: Roni Sanches, fotógrafo especializado em fotografia de gestantes, recém-nascidos, bebês e crianças; Simone Silvério , fotógrafa e presidente da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos; Lidi Lopez , fotógrafa especialista em gestantes e fotografia de família;  Cristina Gomes Fotografia.


Veja também:

Dicas para fotografar seu filho
Simone SIlvério/Trend Photo
Dicas para fotografar seu filho




Como fotografar o bebê recém-nascido







Lembrança temática caiu no gosto dos pais
Divulgação
Lembrança temática caiu no gosto dos pais




50 ideias de ensaios fotográficos natalinos com crianças







Fotos para comemorar mesversário das crianças
Cleber Brauner
Fotos para comemorar mesversário das crianças




Ideias para registrar os “mêsversários” de seu filho







Fotógrafo faz retratos da filha inspirado por pintores clássicos
Bill Gekas
Fotógrafo faz retratos da filha inspirado por pintores clássicos




Fotógrafo homenageia pintores clássicos com retratos da filha de cinco anos







>>> Assine a newsletter do Delas , curta nossa página no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.