Horóscopo chinês para 2014: ano do Cavalo

Por Luciana Sant’Ana Prado * - especial para o iG São Paulo |

Texto

O Cavalo significa movimento, comunicação e o poder que o homem tem de transformar a sua realidade

Getty Images
Se 2013 foi um ano de rupturas, 2014 será um ano de recomeços e mudanças, representado pelo Cavalo

A astrologia chinesa utiliza 12 animais sagrados como símbolos para representar as energias dominantes de cada ano e das pessoas nascidas nos mesmos. Os animais são: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. A preocupação principal do horóscopo chinês não é fazer previsões, e sim proporcionar maior autoconhecimento.

O cavalo é um símbolo universal da força que, quando bem direcionada, pode nos levar muito longe

Em 2013 tivemos o ano da Serpente da água negra, um ano de inovações, surpresas, de traçar objetivos e de se dedicar verdadeiramente a eles. Um ano que pediu ações precisas e adequadas para que estabelecêssemos bases firmes que perdurem e que darão suporte a futuras etapas da vida. O ano de 2014 será o ano do Cavalo e se iniciará no dia 31 de janeiro.

Além dos 12 animais sagrados que vão se revezando num período de 12 anos, os cinco elementos vitais também se revezam. Assim como em 1954, 2014 será o ano do Cavalo de Madeira.

O Cavalo sempre é regido pelo elemento fogo, juntamente com o elemento que rege o ano, o que faz com que os anos regidos por ele sejam de grandes e profundas transformações, grandes movimentos e até mesmo anos turbulentos.

Ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade de colocar em prática antigos projetos e ideias que não saíram do papel e fazer grandes mudanças na vida pessoal e profissional, uma vez que o cavalo é um animal forte, disposto, trabalhador e vivaz, o que nos favorece nos momentos de adversidades.

O cavalo é um símbolo universal e é conhecido por ser um grande aliado do ser humano, um trabalhador incansável, símbolo da força que quando bem direcionada pode nos levar muito longe.

Como o cavalo é regido pelo elemento fogo, o ano será muito movimentado e até turbulento. Devido ao seu caráter impulsivo, pode provocar desgastes políticos. Os anos regidos pelo cavalo foram anos de grandes transformações e acontecimentos históricos, sendo decisivos para o mundo:

- 1918 – Primeira Guerra Mundial

- 1930 – A grande depressão americana e a queda da bolsa

- 1942 – O auge da Segunda Guerra Mundial

- 1954 – Nasce a União Europeia Ocidental e morte de Getúlio Vargas

- 1966 – Revolução Cultural Chinesa de Mao Tsé-Tung

- 1978 – A crise do petróleo

- 1990 – Guerra do Golfo e libertação de Nelson Mandela, que trouxe grandes mudanças para a África do Sul

- 2002 – Guerra do Iraque e Afeganistão, deflagrada pelo atentado às Torres Gêmeas em Nova York

O ano do cavalo não indica necessariamente acontecimentos ruins e catastróficos, mas sim um ano de mudanças. É o ano em que pessoas se unem em prol de um ideal ou objetivo comum. O que nos indica que será um ano de grandes mudanças globais, tanto nas nossas questões cotidianas quanto as espirituais.

Veja agora qual será a influência do signo do Cavalo em diferentes áreas da vida:

Dinheiro
2014 será um ano favorável ao progresso financeiro, pois o Cavalo possui bom instinto para matérias relacionadas ao dinheiro.

Trabalho
O Cavalo é um trabalhador incansável. Essa inquietude e a força desse movimento fará com que aqueles projetos engavetados há tempos saiam, enfim, do papel. Será um ano decisivo para quem estiver disposto a buscar o seu lugar ao sol e também para aqueles que procuram um bem maior: grandes causas são favorecidas com a força do cavalo. Ação é a palavra-chave deste ano: será ela que determinará o sucesso dos projetos.

É um tempo de colheita (vale lembrar que só colhemos aquilo que plantamos!), de renovação e de mudanças.

O cavalo gosta de novidades e, por isso, promete trazer um ano cheio de descobertas e invenções. O ano é oportuno para quem quer alcançar o sucesso e transformar a própria realidade, superando questões de trabalho com determinação e coragem.

É um excelente ano para quem quer abrir um negócio. O segredo é não ter medo de se arriscar e lutar pelo que se deseja. A tendência é conseguir solucionar problemas com rapidez e eficiência.

O senso de cooperação e a amizade são características do Cavalo de Madeira. As comunicações serão favorecidas e profissões que lidam com o público estarão em alta: comércio, atividades artísticas e intelectuais ficarão em evidência.

O Cavalo é um trabalhador esforçado e inteligente, com habilidade especial para se comunicar com as pessoas. Gosta de trabalhar em equipe, contanto que seus esforços sejam reconhecidos. Tem muita versatilidade e talento, e usa essas qualidades para resolver problemas que possam surgir com rapidez e imaginação.

O Cavalo não gosta de rotina, por isso adapta-se melhor a trabalhos que lhe deem mobilidade e liberdade para inovar. É um bom chefe, com bastante poder de persuasão. Mas o melhor atributo do Cavalo é a comunicação, e é nesse ramo que ele vai se sentir mais realizado e feliz.

As pessoas estarão mais entusiasmadas e autoconfiantes e terão tendência a agir impulsivamente e a se arriscar em busca de resultados. Por outro lado, se abusarem da racionalidade e indecisão, poderão perder as oportunidades.

Amor
Os anos regidos pelo Cavalo são cheios de aventura. As pessoas são mais meigas, românticas e carinhosas, o que favorece os relacionamentos.

Será um ótimo momento para assumir compromissos no amor, sendo muito favorável aos casamentos. Como a tendência é que as pessoas se sintam mais corajosas, muitos pedidos de casamento aparecerão.

Como é tempo de mudanças, trocar de casa e se reinventar vai valer a pena. Fuja do convencional. A hora é agora, não desperdice sua vida.

Em 2013, houve muitos divórcios e separações, e no próximo ano vai haver muitos casamentos, encontros e reencontros.

Saúde
O Cavalo tem uma natureza muito impulsiva e autoconfiante, o que acaba ditando nossas ações e emoções, mas o bom-humor prevalecerá. O ritmo do ano acaba com nossas energias de reserva, o que nos dá a sensação de esgotamento e cansaço. Mas, ao mesmo tempo, será um ano recompensador.

O Cavalo trará tensão e estresse às nossas vidas diárias, por isso é importantíssimo investir em bem-estar e qualidade de vida: atividades que nos ajudem a relaxar, nos conectar a nós mesmos e enxergar as coisas com mais clareza e sabedoria.

Espiritualidade
É imprescindível dar atenção aos nossos sentidos, pois os ventos podem mudar constantemente e só nossa intuição poderá nos guiar para o caminho correto a seguir, mantendo ou não aquela decisão tomada.

Haverá liberdade de movimento este ano.

Lute pelos seus sonhos e siga os seus instintos!

A fase facilita a expansão da mente do conhecimento por meio de estudos e meditação.

* Luciana Sant’Ana Prado é fundadora e terapeuta do Instituto Alma Consciente, com Bacharelado em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa pela Fundación Europea de Medicina Tradicional China na Espanha. Veja mais sobre ela aqui: www.institutoalmaconsciente.com

VEJA MAIS PREVISÕES:

Previsões da astrologia para o ano de 2014

Tarô dos famosos: Silvio Santos pode enfrentar mais uma crise e Adriane Galisteu ficará grávida novamente

Numerologia para 2014: confira a leitura para os aniversariantes de cada mês

100 Simpatias: escolha a ideal para o novo ano

Leia tudo sobre: horóscopochinêsprevisão2014anocavalo
Texto

notícias relacionadas