Guru reúne 5 mil pessoas em São Paulo e dá dez lições para uma vida melhor

Evento 'Medita São Paulo', realizado no Parque do Ibirapuera, contou com a presença do líder espiritual Sri Sri Ravi Shankar, que comandou uma meditação coletiva e dividiu ensinamentos

Eduardo Diório | - Atualizada às

Líder espiritual e humanitário Ravi Shankar comandou meditação coletiva neste sábado (1°), em São Paulo. Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaDe acordo com a organização do evento, mais de 5 mil pessoas participaram do projeto 'Medita São Paulo', que contou com a presença de Ravi Shankar. Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaManhã de sol em São Paulo: participantes aproveitaram o dia ensolarado e ouviram os ensinamentos do líder espiritual indiano. Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaA atriz Vera Zimmermann também participou do evento. "Depois que comecei a meditar, encontrei uma felicidade que jamais imaginei ter.". Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaEvento contou com banda ao vivo, que tocou e entoou mantras indianos e outras canções. Teve até 'O que é, o que é' de Gonzaguinha. Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaMomento de meditação no Parque do Ibirapuera. Amanhã (2), será o dia dos cariocas receberem o líder espiritual. Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaDurante 10 minutos, Ravi Shankar comandou uma meditação coletiva. O evento foi produzido pela Arte de Viver, ONG comandada pelo guru . Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaA geógrafa Ana Pereira, de 45 anos, pratica ioga há 10 anos. Ela acredita que, nos dias de hoje, o indivíduo tem pensado mais no coletivo. Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaAdultos, crianças e idosos dividiram o espaço de forma saudável e sem nenhum incidente. Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaEnquanto mantras eram entoados, jovens dançavam e faziam movimentos de ioga. Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaConhecido por defender a influência da respiração na qualidade de vida do ser humano, os programas de meditação de Shankar são praticados há mais de 10 anos no País. Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaTeve gente que preferiu relaxar e deitar na grama para ouvir os ensinamentos do guru espiritual. Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaGrávida de seis meses, a publicitária Paula Guz, de 23 anos, não conhecia a técnica de medição de Ravi Shankar. Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaFolder do líder espiritual e humanitário Ravi Shankar entre as cangas dos participantes que foram ao Parque do Ibirapuera neste sábado (1°). Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaMomento de reflexão: público escutante atentamente aos ensinamentos do líder humanitário. Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaMomento celebração: na hora de entoar os mantras, participantes dançam, sacodem os braços e comemoram a meditação coletiva. Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaEstudante de medicina tradicional chinesa, Letícia Monea Leal, de 22 anos, imagina que o seu trabalho poderá ajudar o próximo. "Acredito que essa seja a minha missão nesta vida.". Foto: Rodrigo Acedo/ForoarenaEntre os ensinamentos que dividiu com os presentes, Ravi Shankar reforçou a ideia de que o pensamento é uma arma muito poderosa para o indivíduo. Foto: Rodrigo Acedo/Foroarena

Considerado o quinto homem mais influente da Índia, segundo a revista norte-americana Forbes, o líder espiritual e humanitário Sri Sri Ravi Shankar comandou, na manhã deste sábado (1°), uma meditação coletiva no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, durante o evento 'Medita São Paulo'. Fundador da organização não-governamental Arte de Viver, presente em mais de 150 países, o mestre cantou, meditou e revelou o motivo de sua visita ao Brasil. "Vim aqui para pegar todos os problemas de vocês e acalmar vossos corações." De acordo com a produção do encontro, mais de 5 mil pessoas acompanharam atentamente as palavras do guru.

Conhecido mundialmente por defender a influência da respiração na qualidade de vida do ser humano, seus programas de meditação são praticados há mais de 10 anos no País e, recentemente, chamaram a atenção de famosos, como as atrizes Guilhermina Guinle, Juliana Paes e Vera Zimmermann. "Na medida em que você inclui a meditação em sua vida, tudo começa a melhorar de forma expressiva. Hoje durmo melhor, tenho mais energia para realizar minhas atividades e encontrei uma felicidade que jamais imaginei ter", diz Vera, que fez a abertura do evento e participou de todo o ritual.

Quando meditamos juntos, conseguimos resultados melhores. Não podemos subestimar o poder de nossos pensamentos”

Entre os ensinamentos que dividiu com os presentes, Ravi Shankar reforçou a ideia de que o pensamento é uma arma muito poderosa para o indivíduo e, em eventos como o 'Medita São Paulo', a oportunidade de potencializar o bem para a humanidade é ainda maior. "Quando meditamos juntos, conseguimos resultados melhores. Não podemos subestimar o poder de nossos pensamentos." Contente com a sua visita ao Brasil, o mestre fez questão de comparar a cultura do povo brasileiro com a do indiano. "Somos duas nações alegres, gostamos de música e dança. Devemos manter essa herança cultural e aproveitar essa onda de felicidade", sugere.

Mais sobre meditação:
Manual do eu sozinho
Equilibre suas energias!
10 motivos para você respirar melhor  

No entanto, o fundador da Arte de Viver mostrou-se descontente com a falta de espaços de meditação em São Paulo. "Assim como a grande quantidade de academias e spas, a cidade teria de ter mais centros de meditação espalhados por aí. Seria bom se, em cada prédio, tivesse um espaço para o morador buscar a paz interior. Assim, as pessoas meditariam com mais tranquilidade e facilidade." De acordo com a percepção do mestre indiano, no Brasil, as pessoas estão cada vez mais interessadas na arte de meditar.

Influenciada pelas amigas, a publicitária Paula Guz, de 23 anos, foi ao parque conhecer os ensinamentos do guru. "Fiquei tocada quando ele disse que temos de refletir e preparar uma sociedade melhor para as próximas gerações." Grávida de seis meses, disse ter esperança de um mundo melhor. "Quero passar bons ensinamentos ao meu filho e, quem sabe, ser responsável por parte desta transformação."

Leia também: Meditação e relaxamento aliviam calores da menopausa

Quem já sente tal evolução no ser humano é a geógrafa Ana Pereira, de 45 anos. Praticamente de ioga há 10 anos, acredita que, nos dias de hoje, o indivíduo tem pensado mais no coletivo. "Os meus amigos já têm essa consciência e buscam por um mundo melhor a cada dia. Temos de parar de olhar apenas para os nossos problemas." Para Letícia Monea Leal, de 22 anos, se cada um fizer a sua parte, tudo ficará mais fácil e menos desgastante. Estudante de medicina tradicional chinesa, imagina que o seu trabalho poderá influenciar nesta mudança. "Acredito que essa seja a minha missão nesta vida", diz a jovem.

Conheça as 10 lições do líder espiritual Sri Sri Ravi Shankar para uma vida melhor 

1. "Respire com um sorriso estampado no rosto. Sempre. Sua vida é perfeita, um plano perfeito. É um milagre espontâneo e também cada um dos momentos"

2. "O ser humano precisa ter mais paciência. Tirar um tempo para meditar e aproveitar a vida intensamente. Paciência na mente e dinamismo na ação é a fórmula correta."

3. "O seu corpo é um presente preciso dado a você pela natureza. Ele é como um pavio de uma vela. E a mente é como um brilho ao redor do corpo. Tire proveito disso"


4. "Não controle os pensamentos. Apenas relaxe para a vida. Enquanto o corpo relaxa, a mente expande"


5. "Todas as nossas ações são seguidas por nossos pensamentos. Quando imaginamos uma situação real de uma sociedade feliz, isso automaticamente acontece. A meditação é uma forma de criar uma sociedade energeticamente positiva. Feliz de dentro para fora"


6. "Prefira os alimentos orgânicos e volte os pensamentos para a natureza. Assim, teremos corpos mais saudáveis"


7. "Vamos tentar salvar a água do planeta dos produtos químicos que a prejudicam"


8. "A ioga e a meditação podem ajudar o ser humano a combater todas as doenças"


9. "Estar numa multidão quando você está sozinho é ignorância. Iluminação é estar sozinho na multidão, ter o sentimento de unidade numa multidão.


10. "Sinta-se infinitamente endividado pelas coisas que recebeu, pelo seu corpo, pelo conhecimento, pela sua própria vida. Então, você se regozijará na abundância. Encontrar segurança em seu espaço interior é espiritualidade"

Agenda de Sri Sri Ravi Shankar
Amanhã (2) será a vez do Rio de Janeiro receber o líder espiritual e humanitário Sri Sri Ravi Shankar. O evento, que será realizado entre às 15h e 17h na Cinelândia, nos mesmos moldes do de São Paulo, contará com a presença da atriz Juliana Paes, madrinha do projeto Medita Rio - Juntos pela Paz.

Leia tudo sobre: meditaçãolíder espiritualbem-estariogaravi shankarguru

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG