Martha Stewart

Ela compartilha suas ideias sobre casamentos

Como pintar a casa

Saiba todos os passos para transformar a pintura da casa sozinho

28/10/2010 15:56

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Foto: Getty Images

Teste vários padrões de tinta na parede antes de se comprometer com uma, já que serão diferentes dependendo do período do dia

Em teoria, todos sabemos como pintar um cômodo com tinta látex. Mergulhe um pincel ou rolo em uma cor, e espalhe pela parede. Mas pintar de modo bom e eficaz usando os métodos principais e ferramentas é uma habilidade que a maioria de nós não tem. Aqui vai um guia detalhando o que você precisa saber para pintar com um acabamento impecável em qualquer espaço.

As instruções dessas páginas são para uso de tinta látex. Primeiro, considere o acabamento e a cor que você quer. Um acabamento liso é comumente usado em paredes; entretanto, algumas pessoas preferem acabamentos acetinados ou de casca de ovo. Semibrilho é usado principalmente como ornamento. Tintas mais brilhantes são ideais para cozinhas e banheiros porque são mais fáceis de limpar, mas também estão mais aptas a mostras imperfeições na parede.

Quanto às cores, teste vários padrões de tinta na parede antes de se comprometer com uma, já que serão diferentes dependendo do período do dia (“alise” as extremidades do tecido para evitar a criação de sulcos que terão de ser lixados depois). Uma vez que estiver pronto, certifique-se de ter tempo suficiente para completar seu projeto; o cômodo médio leva cerca de quatro dias, incluindo o tempo para secar

PREPARE-SE
Use um dia para proteger o chão e os móveis, tapar buracos, fissuras, e vãos, limpe as paredes e apronte.

PROTEJA OS PERTENCES: Remova objetos pequenos do cômodo; reúna os maiores no centro, e cubra-os com plástico. Desparafuse as tomadas. Coloque papel sobre o assoalho e fixe-o. Proteja o carpete com panos.

TAPE OS BURACOS: Com uma faca flexível, aplique massa corrida para cobrir os buracos na parede e tapa poros em pequenos buracos (coloque a mais, já que a massa encolhe). Deixe secar completamente, e depois assente usando papel nas paredes e no chão.

CONSERTE RACHADURAS: Cubra fendas na parede com fita autoadesiva de fibra de vidro. Aplique uma camada fina de reboco sobre a fita com uma faca de 15 a 30 centímetros; suavize antes que a pasta seque. Assente levemente com papel.

CALAFETE: Para preencher rachaduras entre o rodapé – ou qualquer ornamento – e a parede, calafete (procure o produto com o rótulo que diz “látex pintável” ou “látex acrílico pintável”, que são mais fáceis de limpar com uma esponja), seguindo as instruções do fabricante. Imediatamente após a aplicação, use uma esponja para igualar e retire o excesso.

LIMPE E APRONTE: Passe um aspirador na sala, e lave as paredes com uma esponja e água morna. Isole o teto com fita para tinta. Apronte as paredes, usando técnicas de “Pintando como um profissional” abaixo. Se você cobrirá uma parede de cor clara com uma tinta escura, use um aprontador cinza, ou personalize um para combinar com o tom da tinta.

PINTANDO COMO UM PROFISSIONAL
Pinte as paredes antes de passar fita nos ornamentos. Aplique dois revestimentos em cada, deixando que sequem por quatro horas.

Foto: Getty Images

Ponha tinta no seu rolo. Mergulhe uma ponta do rolo, e depois mova para frente e para trás até ficar saturado, mas não pingando

DECANTE A TINTA: Alise uma caixa de papelão e coloque-a debaixo do balde de tinta para dar uma camada a mais de proteção ao piso. Misture a tinta com um pau de madeira, e depois coloque um pouco dentro de um recipiente de plástico menor, enchendo até a metade.

MERGULHE O PINCEL: Usando um pincel de 2,5 a 5 centímetros de largura, insira o pincel cerca de 2,5 centímetros dentro da tinta, depois bata contra o lado do balde para remover o excesso.

CORTE: pinte parte de um canto ou ao redor do ornamento. Faça sessões de 1,2 metro por vez.

PASSE A TINTA: Ponha tinta no seu rolo. Mergulhe uma ponta do rolo, e depois mova para frente e para trás até ficar saturado, mas não pingando. Pinte um V de 60 centímetros de largura na parede e, sem soltar o rolo, encha com golpes firmes na vertical. Repita, trabalhando de cima para baixo, até completar a parede.

PINTE UMA PORTA: Remova todo equipamento, e então assente o aprontador na superfície. Com um rolo de 7,5 centímetro, pinte uma área, tal qual um painel, e depois imediatamente passe um pincel de 7,5 centímetros de largura. Trabalhe por sessões até terminar o corpo da porta; depois faça as pontas.

TERMINE OS ORNAMENTOS E RODAPÉS: Deixe a tinta da parede secar da noite para o dia, depois isole os ornamentos com fita. Misture a tinta com um pedaço de pau, e depois coloque dentro de um pequeno recipiente de plástico, enchendo até a metade. Aplique tinta com um pincel angulado de 5 centímetros de largura.

PINTANDO MOLDURAS DE JANELA

Essa tarefa requer muito trabalho detalhado, então separe um dia para terminá-la. (Molduras de alumínio e plástico não precisam ser pintadas.)

PREPARE AS JANELAS: Aline o perímetro de cada vidraça com fita de pintura, deixando 1,5 milímetros entre a extremidade da fita e a moldura. (Quando pintada, isso vai criar um selo que previne o vapor de se alojar na madeira e apodrecê-la.) Retire as travas e outros equipamentos, e limpe a madeira com um pano.

TÉCNICA DE PINTURA: Use um pincel angulado de 2,5 centímetros de largura para pintar partes mais estreitas da moldura, e um angulado de 5 centímetros de largura para partes mais amplas, tomando cuidado para encher o selo.

REMOVA O EXCESSO DE TINTA: Para limpar a tinta que se alojou debaixo da fita, lubrifique uma lâmina com limpa vidros e passe nas vidraças. (Usar lâmina em algumas janelas novas anula a garantia; verifique para se certificar).

LIMPEZA

TINTA DE LOJA:
Coloque a tinta restante em um recipiente a vácuo de plástico, e sele. Faça rótulos com o nome do cômodo em que a cor foi usada, e mantenha a tinta a mão para retoques.

LAVANDO OS PINCÉIS: Passe cada pincel em água corrente morna, e depois coloque algumas gotas de sabão líquido e continue a lavar. Retire pedaços secos com um pente de metal. Envolva os pincéis em papel toalha, e deixe secar.
 

 

 

 

 

 

Sobre o articulista

Martha Stewart - cpgarcia@ig.com - Martha Stewart é uma das mais respeitadas autoridades na arte de viver bem e com estilo nos EUA

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo