varizes
shutterstock
varizes



Apesar de ser a estação do ano preferida de muitas pessoas, o verão por  conta do sol e do calor, causa um aumento da vasodilatação do sistema circulatório, agravando os sintomas das varizes, a sensação de peso, inchaço e cansaço maior nas pernas.

Por conta dos hormônios a incidência de varizes em mulheres é quatro vezes maior em pessoas do sexo feminino. Embora seja mais comum acima dos 40 anos, a doença também pode atingir jovens na faixa dos 20 e 30. 



“O surgimento das varizes tem um fator hereditário importante e a doença pode ser agravada por certos hábitos de vida como, por exemplo, sedentarismo, sobrepeso, uso de anticoncepcionais hormonais ou reposição hormonal e alimentação rica sódio”, explica a cirurgiã vascular da Clínica Lerger, Fernanda Frederico. 

Você viu?

Para aliviar os sintomas das varizes é importante manter o peso controlado de acordo com a idade e altura, fortaler a musculatura da panturrilha e fazer uso de meias elásticas.

Além disso é recomendável fazer intervalos ao longo do dia após períodos prolongados sentados ou em pé, com pequenas caminhadas ou descanso com elevação das pernas. Tudo isso ajuda a amenizar a sensação de desconforto das altas temperaturas.

E quanto ao sol?

A médica explica que a exposição solar não agrava o aspecto estético das varizes. Contudo, o uso filtro solar é necessário para os pacientes que estão em tratamento das varizes, já que a exposição solar aumenta as chances de formar cicatrizes hipercrômicas.

“É possível tratar as varizes em qualquer época do ano, desde que o paciente faça um preparo adequado e mantenha um acompanhamento médico regular após o tratamento. Há diversos tipos de tratamento disponíveis e a indicação é individualizada, será de acordo com o tamanho, profundidade e número de varizes apresentadas pelo paciente”, diz. 

Salto alto ou rasteirinha?

A cirurgiã expica que o uso de salto alto não causa varizes, porém, o uso prolongado de saltos altos dificulta o retorno do sangue ao coração pelas veias e pode agravar os sintomas de quem já possui varizes, como a sensação de peso e queimação nos pés e pernas. Por isso, nesta época é recomendável alternar saltos altos com médios e evitar também sapatilhas e rasteirinhas sem salto algum.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!