Ter varizes não é apenas uma questão estética, já que esse problema também oferece riscos à saúde e causa desconforto. É por causa disso há uma variedade de opções no mercado quando falamos de tratamento para varizes, sendo os cremes os mais populares; mas funciona?

Leia também: 3 dicas essenciais para quem quer descobrir como acabar com as estrias na pele

Os cremes não funcionam como tratamento para varizes, mas como uma forma de melhorar os sintomas e preveni-las
shutterstock
Os cremes não funcionam como tratamento para varizes, mas como uma forma de melhorar os sintomas e preveni-las

Apesar dos cremes parecerem uma forma prática de tratamento para varizes , Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, explica que eles não são solução e é preciso entender o porquê. 

“As varizes são veias que perderam sua função circulatória. Como seu sistema valvular não funciona, elas deixam o sangue refluir, aumentando a pressão e causando alteração em sua parede que vai ficando dilatada, tortuosa e começa a aparecer na pele."

“Então, os cremes não tratam ou dissolvem as varizes. O que eles podem se propor a fazer é melhorar o inchaço, a dor e o cansaço. Além disso, alguns deles, estabilizam a parede da veia, prevenindo quadros de flebite”, complementa. 

Você viu?

Segundo a especialista, os cremes servem para várias funções que vão desde deixar a pele hidratada ou com propósito cicatrizante — isso vai depender do produto. O que todos tem algo em comum é: eles refrescam a perna , proporcionando sensação de alívio e descanso.

"Eles não tratam varizes, mas são ótimos para promover a melhora dos sintomas, assim como é o caso das meias de compressão, que melhoram os sintomas, o retorno venoso, a retenção hídrica e o inchaço", diz. Você pode apostar nos cremes e na meia como métodos de prevenção.

Leia também: Existe uma solução fácil para eliminar celulite de vez? Dermatologista dá 3 dicas

Se os cremes não funcionam, qual é o tratamento para varizes? 

O tratamento para varizes varia de acordo com a necessidade da pessoa, mas pode envolver procedimentos com laser
shutterstock
O tratamento para varizes varia de acordo com a necessidade da pessoa, mas pode envolver procedimentos com laser

Para realmente tratar o problema, o ideal é que sejam realizados procedimentos indicados por um médico especializado, mas não precisa, necessariamente, ser uma cirurgia. “Cada caso vai requerer um tipo de tratamento", diz Aline. 

"Pode ser por meio da escleroterapia (substância química injetada dentro da veia), espuma, uso de radiofrequências e lasers ou procedimentos que combinem essas técnicas, como o ClaCs, que une laser não-invasivo e injeções de glicose. Cirurgias também podem ser indicadas, mas vai depender muito do caso”, explica. 

Apesar do tratamento para varizes ser eficaz, esse é um problema que não tem "cura" e é normal que novos vasinhos apareçam. “Por isso, o  cuidado com as pernas deve ser contínuo, sendo fundamental o acompanhamento anual com um angiologista para avaliação do quadro e, se for o caso, realizar procedimentos menores para manter a saúde em dia”, finaliza. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!