Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indicam que a celulite afeta 9 a cada 10 mulheres que já passaram pela puberdade. Isso significa que ter furinhos ou marcas nas coxas, quadris ou nádegas é algo normal para a maior parte das brasileiras — mas não são todas que ficam confortáveis com isso e muitas querem mesmo é eliminar celulite.
Mas será que essas soluções para eliminar celulite existem? Segundo dermatologista Mônica Fialho, diretora da clínica Barraskin no Rio de Janeiro, afirma ao Delas que o que existe, na realidade, é uma combinação de formas que ajudam a diminuir a aparência dos furinhos.
"Existem tratamentos que podem ser indicados, como por exemplo radiofrequência e ultrassom macrofocado", explica. Cremes anti-celulite , massagens e drenagens também ajudam, desde que estejam ligadas à mudanças de estilo de vida e sejam indicados por um médico.
Com nome técnico de Lipodistrofia Ginóide, a celulite nada mais é do que um depósito de gordura sob a pele. “As 'ondulações' da pele aparecem quando há uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis e nódulos”, detalha a médica.
E apesar de não existir nenhum truque de mágica contra os temidos furinhos, existem dicas de tratamentos e produtos que combinados podem te ajudar a melhorá-los; confira:
1. Ativos e cremes
Se você está pensando em investir em creme anti-celulite, fique sabendo que só ele não vai te ajudar, já que age como coadjuvante ao tratamento. Assim, a recomendação é usar cosméticos que também sejam hidratantes para deixar a pele mais firme.
Você viu?
"Eles são um importante aliado quando contém substâncias como: cafeína e lipocidina, que ajudam a reduzir inchaço e edema, coenzima Q10 para melhorar a textura da pele, ou centella asiática, que melhora a circulação do sangue, por exemplo", diz Mônica.
Além disso, faça uma massagem enquanto estiver aplicando o creme para ajudar a absorção da pele e a circulação local.
2. Procedimentos estéticos
A dermatologista explica que existem várias opções de tratamentos estéticos oferecidos no mercado, mas que é preciso avaliar essas propostas com muito cuidado, já que, muitas vezes, os custos elevados são desproporcionais aos resultados possíveis.
“Entre tratamentos que podem ser recomendados estão a radiofrequência, que pode ser associada a radiação infravermelha, e o ultrassom macro focado. Se for possível realizar uma massagem ou drenagem manual periodicamente, o resultado pode ser melhor”, recomenda.
Em todos esses casos, é importante consultar um especialista que saiba indicar o melhor tipo de procedimento de acordo com o grau de celulite e outras necessidades do seu corpo.
3. Mudanças de estilo de vida
Porém, assim como no caso dos cremes e substâncias ativas, nenhum tratamento para eliminar celulite funciona sozinho. É preciso repensar também outras questões que estão ligadas ao seu estilo de vida, como hábitos alimentares saudáveis e a pratica de atividades físicas .
Nesse último caso, a médica indica reduzir o consumo de açúcar e gorduras, tomar muita água e praticar exercícios aeróbicos ou musculação, que ajudam na redução da gordura corporal e auxilia para a firmeza para a pele, respectivamente.