A campanha Outubro Rosa acontece todos os anos como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama . Além disso, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) aponta que 1 em cada 12 mulheres terá um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. A boa notícia é que o dignóstico precoce aumenta muito as chances de cura.

Outubro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama
FreePik
Outubro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são aproximadamente 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 66 mil novos casos em um ano. Diante dos números, a recomendação é a prevenção: saber mais sobre a doença, realizar o autoexame periodicamente e a mamografia anual a partir dos 40 anos. 

Para Vilmar Marques, presidente da SBM, neste momento de pandemia em que o rastreamento e o tratamento do câncer de mama foram prejudicados, é mais do que importante reforçar a necessidade desses cuidados. Marques orienta para a importância de um estilo de vida saudável, com prática de atividades físicas, alimentação equilibrada, visitas regulares ao médico e exames preventivos. Segundo ele, essas medidas são fatores fundamentais na prevenção do câncer de mama

Entenda o que é o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve quando um conjunto de células passa a se dividir descontroladamente. Fernando Pontes, mastologista da Clínica Mantelli, explica que a mama está em constante transformação. Com o passar dos anos, a gordura aumenta e o tecido mamário diminui. Em algum momento durante esse processo, pode ocorrer um erro na divisão celular e iniciar o processo da doença.

De acordo com o INCA, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres em todo o mundo. Além disso, é a quinta causa de morte por câncer em geral. É importante lembrar que a incidência do câncer de mama cresce progressivamente a partir dos 40 anos. Por isso é isso  importante que mulheres acima dos 40 façam o exame de mamografia anualmente. 

Você viu?

Importância da mamografia e do autoexame

Como comentamos, os  exames de prevenção são fundamentais para possibilitar o diagnóstico precoce. São eles que vão identificar os sintomas da doença. Pontes explica que, geralmente, o câncer de mama se manifesta como nódulo -- popularmente conhecido como “caroço”. Mas esse não é o único sintoma. 

De acordo com o mastologista,  a doença também pode se manifestar como uma secreção papilar sanguinolenta ou transparente.  Em alguns casos pode não apresentar sintoma algum, principalmente quando está em fase inicial. “Por isso a importância de se fazer um rastreamento adequado com mamografia anual após os 40 anos e o auto exame mensalmente”, pontua. 

Mamografia

O exame é capaz de reconhecer tumores a partir de 1 milímetro, muito antes de ser perceptível ao toque, permitindo o tratamento precoce. Tanto a Sociedade Brasileira de Mastologia quanto a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) indicam que a mamografia seja feita anualmente a partir dos 40 anos. 

Autoexame das mamas

autoexame das mamas deve ser realizado pela própria mulher todos os meses uma semana após a menstruação. Geralmente, o toque identifica nódulos maiores de dois centímetros de diâmetro. Além de ser importante para a prevenção, estimula a atenção ao próprio corpo e o autocuidado. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!