Women's Health

Logo depois que ela começa a gente quer começar a desejar que acabe, né? A menstruação pode ser um incômodo e as vezes até dolorosa para muitas pessoas. Mas lembre-se: ela tem data pra acabar e, segundo pesquisa, você pode descobrir qual é ela!

menstruação arrow-options
shutterstock
Estudo mostra o exame de sangue pode sinalizar a última menstruação da mulher

Leia também: 10 mitos e verdades sobre menstruação para você não ter mais dúvidas

De acordo com estudo publicado no periódico Endocrine Society’s Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism , os exames de sangue podem indicar quando será a última menstruação da mulher, já que funcionam como um indicador de que a mulher está chegando à menopausa.

Quando as mulheres envelhecem, a produção de óvulos diminui e nos aproximamos da menopausa . De acordo com a pesquisa, medir os níveis de hormônios como o antimülleriano (AMH), um indicador de quantos óvulos a mulher ainda produz, pode ser um aliado neste momento. Por meio de exame de sangue, analisando esse tipo de substância é possível prever quando acontecerá a última menstruação.

Leia também: 4 jeitos de monitorar sua menstruação e saber mais sobre o ciclo menstrual

Última menstruação: O estudo

O estudo fez parte do SWAN ( Women’s Health Across the Nation ), em português, “Estudo da Saúde da Mulher em Toda a Nação”. Para tal, os pesquisadores analisaram exames de sangue realizados em 1.537 mulheres entre 42 e 63 anos.

O estudo foi feito a longo prazo para poder monitorar as mudanças na saúde das mulheres durante a transição da menopausa. As amostras de sangue dos participantes foram testadas quanto aos níveis de AMH, usando um exame de coleta de sangue mais sensível do que o normal. Também foi analisado os níveis do hormônio folículo-estimulante, um hormônio reprodutivo.

Esse processo tornou possível prever o período final do período menstrual ou a última menstruação, dentro de 12 a 24 meses em mulheres com 40 e 50 anos.

Leia também: Pode atrasar ou parar a menstruação no verão? Dá para usar absorvente na água?

Segundo pesquisadores, o exame é especialmente benéfico para mulheres que estão considerando passar por cirurgia para controlar miomas. Isso acontece porque ele pode indicar quando, enfim, será seguro parar de usar métodos contraceptivos para impedimento da gravidez. No entanto, mais pesquisas são necessárias para que o teste possa ser considerado realmente efetivo.

    Veja Também

      Mostrar mais