João Bidu

Tenha mais saúde e proteção com o auxílio de São Camilo - Crédito: Reprodução/Wikimedia Commons

Comemorado em 14 de julho, o  Dia de São Camilo é marcado pelas orações dos fiéis para alcançar a cura para as mais diversas doenças.

Nascido na Itália, São Camilo de Lellis era viciado em jogos. Porém, ao se arrepender de seus pecados, se converteu ao cristianismo e, então, passou a ajudar os necessitados e se tornou o protetor dos enfermos.

Portanto, se você está passando por alguma enfermidade ou conhece alguém nessa situação, peça ajuda ao santo para conseguir proteção e se livrar dos males do corpo e da alma. São Camilo, o padroeiro dos doentes e dos hospitais, será o seu auxílio para superar as horas de dores, assim com ele mesmo fez durante a vida.

Então, conheça a história de São Camilo de Lélis e aprenda todas as orações divinas do santo.

História de São Camilo de Lellis

Camilo nasceu no dia 25 de maio de 1550, em uma pequena cidade chamada Bucchianico, no sul da Itália. Foi educado pela mãe, Camila Compelli, e com ela aprendeu os costumes e ensinamentos cristãos até completar 13 anos; sendo essa a idade que tinha quando sua mãe faleceu. Foi aí, então, que Camilo passou a viver mais com o pai, João de Lellis, que, por ser militar, passava pouco tempo com a família.

João era viciado em jogos e, mesmo não sendo um bom exemplo para o filho, continuou o trabalho da falecida Camila para ensinar as palavras da Bíblia para Camilo. Contudo, o jovem não gostava de estudar e, ao perceber que Camilo mal sabia escrever, seu pai o colocou para trabalhar como soldado no quartel. 

Com 19 anos, Camilo já tinha fama de ser briguento e fanático por jogos, assim como seu pai. As pessoas tinham medo dele e, com a morte de João, a personalidade do jovem ficou ainda mais violenta.

Porém, um frade franciscano não sentiu medo das histórias que cercavam a vida de Camilo e conversou com o rapaz durante um longo tempo. Após a conversa, nasceu um grande desejo no coração de Camilo de ingressar na Ordem dos Franciscanos.

Ao chegar no convento, infelizmente, foi mandado embora em função de uma úlcera no pé que precisava receber tratamento médico o quanto antes. Assim, ele foi para o hospital de São Tiago, em Roma, onde recebeu a notícia que tinha um tumor incurável no pé.

Camilo não tinha condições de pagar um tratamento e conseguiu apenas alguns cuidados básicos por ter trabalhado como servente no hospital. Porém, devido a seu vício em jogos, foi expulso do local.

Novamente sem dinheiro, o rapaz ofereceu seu trabalho na construção do mosteiro dos Capuchinhos - e foi lá que sua vida começou a se transformar. Os fransciscanos ajudaram a mudar o coração rebelde de Camilo, até que um dia o jovem teve uma visão divina que nunca foi revelada. Contudo, após esse episódio, ele perdeu o vício nos jogos e se converteu completamente, aos 25 anos.

O jovem retornou ao hospital São Tiago para tratar sua doença e cuidar dos enfermos. Com seu trabalho voluntário, Camilo ajudou os enfermos que estavam abandonados e espalhava amor e bondade a todos do hospital.

Sua história de superação se popularizou e logo muitos jovens foram ao hospital para ajudá-lo com seus cuidados gratuitos aos enfermos.

Nessa época, Camilo conheceu São Filipe Neri e juntos fundaram a Congregação dos Ministros Camilianos - irmandade que prestava trabalhos voluntários para cuidar dos pobres, rejeitados e enfermos com doenças terminais.

Camilo dedicou sua vida aos doentes e, mesmo com muitas dores no pé, propagou amor, bondade e empatia para aqueles que eram desprezados pela sociedade.

Graças às suas orações de cura, ele era procurado por muitas pessoas que tinham, principalmente, problemas de saúde - e foi dessa forma que passou a ser conhecido como santo protetor dos enfermos.

São Camilo de Lellis, conhecido por ser padroeiro dos enfermos, dos hospitais e dos doentes, morreu em 14 de julho de 1614 - data que, atualmente, é marcada com sua celebração e homenagem.

Oração a São Camilo de Lélis

Para cura de todos os males

 “Ó São Camilo, que imitando Jesus Cristo destes a vida pelos vossos semelhantes, dedicando-vos aos enfermos, socorrei-me na minha doença, aliviai minhas dores, ajudai-me a aceitar os sofrimentos, para purificar-me dos meus pecados e para conquistar os méritos que me darão o direito à felicidade eterna, amém. São Camilo, rogai por nós.” 

Súplica a São Camilo

“Querido São Camilo, vós soubestes reconhecer no rosto dos enfermos e necessitados a figura do próprio Cristo Jesus e os auxiliastes a ver na doença uma esperança de vida eterna e cura. Vos pedimos para que tenha o mesmo olhar de compaixão para com (diga o nome da pessoa), que neste momento se encontra num período doloroso de trevas. Queremos pedir-vos para que intercedas junto a Deus para que não haja sofrimento durante o seu período de restabelecimento. Conduz as mãos dos profissionais de saúde para que possam fazer um diagnóstico seguro e preciso, dando um tratamento caridoso e sensível. Seja-nos favorável, São Camilo, e também não permitais que o mal da doença chegue em nossa casa, a fim de que sãos, possamos render glória à trindade santa. Assim seja. Amém.”

Para atrair saúde

“Piedosíssimo São Camilo, que chamado por Deus para ser amigo dos pobres enfermos, consagrastes a vida inteira a assisti-los e confortá-los, contemplai do céu os que vos invocam, confiados no vosso auxílio. Doenças da alma e do corpo, fazem de nossa pobre existência um acúmulo de misérias que tornam triste e doloroso este exílio terreno. Aliviai-nos em nossas enfermidades, obtendo-nos a santa resignação às disposições divinas, e na hora inevitável da morte, confortai o nosso coração com as esperanças imortais da beatífica eternidade. Assim seja.”

Reverência a São Camilo

“Nós vos reverenciamos, São Camilo de Lélis, por amparar os doentes e enfermeiros, pela sua bondade, dedicação e pelo amor a Deus. Por seu valor inestimável que sempre carregou em sua alma, nós também vos reverenciamos e pedimos que permitais que os caminhos desses filhos doentes sejam abertos para a cura, e a sabedoria e o discernimento dos enfermeiros sejam redobrados para que eles tenham suas mãos abençoadas para ajudar os doentes quando necessário. São Camilo de Lélis, sua proteção é reverenciada diante de todos nós fiéis que sempre acreditamos em seus milagres. Preservai-nos de todos os males. Amém!”  (Reze um Credo)

LEIA TAMBÉM:

    Veja Também

      Mostrar mais